Adblock: sim ou não? (tretas everywhere)

Lembro que o surgimento do Adblock causou uma pequena comoção. "Que diabos, estão tentando acabar com a minha fonte de renda! O usuário que usa Adblock é um FDP que só quer receber e não dar nada em troca!"... Esse tipo de coisa. Hoje, anos após seu lançamento, como será que o Adblock é visto?

[ Hits: 13.898 ]

Por: Xerxes em 01/09/2014


Introdução



Eu não vivo por, nem exploro, nem dependo de publicidade online, por isso minha opinião é principalmente a visão do usuário, mas isso não significa que eu não leve em consideração a visão do produtor de conteúdo.

Vou direto ao ponto.

Se o website tem muitas propagandas invasivas, que atrapalham a experiência do usuário, a meu ver, isso é um desrespeito ao usuário, uma exploração do usuário.

Algo como: "Vou fazer você clicar errado, nesse botão falso, que na verdade é uma propaganda, e assim vou conseguir cliques extras enquanto você se arrepende amargamente! Huahauaha!"
Linux: Adblock: sim ou não? (tretas everywhere)

Outra forma de desrespeito ao usuário, são os programas embutidos que aparecem durante a instalação do programa que o usuário quer, pois o instalador induz o usuário a instalar lixo. Nesse caso, o mal é sorrateiro para o usuário leigo apressado e clicador... Pois a única defesa, é ler antes de clicar.

Então, eu pergunto:
  • Como o usuário pode se defender dessa falta de respeito?
  • Será que o usuário não tem direito de escolher o que vai ter em seu computador?
  • Será que o usuário não pode ter o direito de decidir quem MERECE ter propagandas liberadas?

Ah, alguém pode argumentar, que se o usuário acessou um site, ele automaticamente deveria arcar, eticamente, com a forma de ser do site. Desculpa, mas não "cola". Baboseira pura. Ninguém é obrigado a ser enganado nem a se expor ao lixo, mas, todos tem o direito de buscar melhor qualidade na sua experiência como usuário.

O errado, nem sempre é o usuário, e sim o criador do conteúdo que tenta explorar o usuário.

Foi para isso que o Adblock foi criado. Ele não só bloqueia as propagandas, não, eu não gosto de ver dessa forma. Eu prefiro ver da seguinte maneira: o Adblock dá ao usuário o poder de filtrar quem merece ter propagandas liberadas. Com dois cliques, o usuário escolhe liberar propagandas para determinado site ou domínio.

Exemplo, eu leio mangás, e como sou grato pelo trabalho que os responsáveis pelo site fazem, eu escolho, quase sempre, não bloquear as propagandas deles. E quando uma propaganda ou um banner me interessa, eu clico, eu juro.

Outro ponto, eu não sei como, sinceramente, não sei como, mas se eu deixar um navegador sem Adblock e sem PrivacyFix (talvez até sem o NoScript) na máquina de um usuário, em pouco tempo ele vai reclamar e pedir para eu fazer uma manutenção. O computador fica cheio de propagandas invasivas, com página inicial adulterada, e outros problemas. Não sei como isso acontece!

Adblock, então, é também uma questão de segurança nas mãos do usuário leigo. Instalar Adblock diminui muito a frequência dos chamados para "limpeza" do computador e em conjunto com outros bloqueadores, reforça a segurança.

Ao invés de criticar quem usa Adblock, seria interessante o produtor de conteúdo ensinar ao seu público como usá-lo.

Foi isso que o "Otario Anonymous" fez:
Não é uma atitude legal? Eu acho que sim. Isso é respeito ao usuário.

Aos produtores de conteúdo, o que eu tenho a dizer, é que se dependem muito dessa produção e das propagandas, continuem fazendo um excelente trabalho e agradando os usuários, que assim o seu site merecerá sinal verde para propagandas por parte dos usuários que usam Adblock.

Os leigos, que não sabem nem o que é uma extensão de navegador, nem sequer usam Adblock. Acredito que a maioria que escolhe usar, também sabe como liberar sites.

E então, desde o lançamento do Adblock até hoje, como você vê o seu uso? O que você acha do uso do Adblock? Quem usa Adblock é um FDP ou apenas um usuário consciente tentando se livrar da exploração dos produtores de conteúdo?


Abraço.

Links


   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Instalação avançada do Debian com Btrfs + timeshift-autosnap-apt + Zram + home encriptado (UEFI/GPT)

Instalação do Gentoo GNU/Linux em um SSD NVMe (UEFI/GPT)

Os Bastidores do VOL

Pipelight Flash vs. Fresh Player vs. Adobe Flash nativo vs. Pepper Flash nativo

Arch BSD - Instalação em VirtualBox

Leitura recomendada

Distros para quem ama a liberdade

Esquecendo os valores da Computação

As características de personalidade dos usuários de Linux

Linux sob o ponto de vista comercial e social

Receita descarta software do IR para Linux - cadê a nossa liberdade?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por px em 01/09/2014 - 08:27h

Opá! bom "Informe" pra galera, eu depois que achei o adblock na web me sinto pelado sem ele, nem consigo imaginar se teria graça navegar sem ele, você esqueceu também que da para bloquear listas com conteúdo de Malware e botões chatos do face, passarinho de twiter, etc.

E então, desde o lançamento do Adblock até hoje, como você vê o seu uso? O que você acha do uso do Adblock? Quem usa Adblock é um FDP ou apenas um usuário consciente tentando se livrar da exploração dos produtores de conteúdo?


Melhor "programa" já criado para auxiliar na navegação segura e tranquila, quem usa adblock cansou de ser mais um otário explorado pelas grandes propagandas evasivas/invasivas na maioria dos sites.

[2] Comentário enviado por everton3x em 01/09/2014 - 10:38h

Se os desenvolvedores respeitassem o internauta, seja qualquer nível dele, não haveria necessidade do AdBlock.

[3] Comentário enviado por removido em 01/09/2014 - 11:57h

Tem site que dá pra liberar e tem site que não dá.
E tem determinado tipo de propaganda que dá pra liberar e outras não.

Aqui no Vol mesmo, tem propagandas que não são invasivas e todos nós já estamos habituados à elas.

Mas os mais antigos lembrarão da propaganda da lenovo que abria uma pop-up.

Era irritante, mas o Fabio logo a retirou rsrsrsrsrs.

Abs

[4] Comentário enviado por hrcerq em 01/09/2014 - 14:20h

Excelente artigo! Eu concordo com você, Xerxes, essa de dizer que você deve arcar com o conteúdo em que navega não cola. Acredito que a partir do momento em que você, como usuário de computador, não detém controle sobre o que é executado nele, deve buscar uma maneira de recuperar esse controle. O AdBlock é, portanto uma ferramenta que nos permite recuperar esse controle e decidir o que pode e o que não pode ser executado.

Se olharmos pra trás, vamos lembrar do inferno que eram os pop-ups antes do Firefox aparecer com um bloqueador. Isso acabou impulsionando outros navegadores a fazerem o mesmo para sobreviver. Da mesma forma, o AdBlock impulsiona os sites a respeitarem o usuário com propagandas não invasivas se quiserem adquirir renda por meio de propagandas. Alguns sites adotaram essa política.

Eu não tenho como mensurar se isso deu certo, mas posso dizer que eu comecei a prestar atenção a isso e desabilitar o AdBlock em alguns sites, como o do DuckDuckGo e o do PlayonLinux, e até o momento não tive arrependimentos.

[5] Comentário enviado por removido em 01/09/2014 - 18:10h

Viva o Adblock!!!

[6] Comentário enviado por albfneto em 01/09/2014 - 22:15h

Nunca usei adblock, mas o que não gosto, principalmente no windows.

suponha que quero baixar algo, ex. um arquivo hospedado, um aplicativo...
aí eu vou no site, para fazer o download...

e o download só vai... se vc antes instalar o "baixador.exe" da empresa,

até Baixaki, onde antes, se baixava direto, agora tem esses adwares!

outro exemplo, o arquivo que vc quer está no depositfiles... vc vai no link... aí vc tem que baixar o "baixador tal", antes
do arquivo... e claro, muitas vêzes, o "baixador tal" só funciona em windows....

[7] Comentário enviado por xerxeslins em 02/09/2014 - 00:25h


[6] Comentário enviado por albfneto em 01/09/2014 - 22:15h:

Nunca usei adblock, mas o que não gosto, principalmente no windows.

suponha que quero baixar algo, ex. um arquivo hospedado, um aplicativo...
aí eu vou no site, para fazer o download...

e o download só vai... se vc antes instalar o "baixador.exe" da empresa,

até Baixaki, onde antes, se baixava direto, agora tem esses adwares!

outro exemplo, o arquivo que vc quer está no depositfiles... vc vai no link... aí vc tem que baixar o "baixador tal", antes
do arquivo... e claro, muitas vêzes, o "baixador tal" só funciona em windows....


Pelo menos no baixaki eles dão uma opção "alterar" (perto do botão de download, meio escondido) a opção de baixar direto sem o instalador.

[8] Comentário enviado por wellington_r em 02/09/2014 - 08:08h

O legal de instalar programas no Windows é que é como jogar campo minado. Você nunca sabe quando a opção vai conter uma bomba (foistware).

A técnica dos caras para instalar lixo no seu computador se torna cada vez mais "profissional" (só no sentido de ser algo bem efetivo, pois de ética profissional, mesmo, não tem nada).
Outro dia instalei um programa que eu jurava ter selecionada a opção para não instalar outros lixos, mas eu me enganei e eles começaram a ser instalados. Pior é que eram 5 programas e o cara que programou isso era tão sacana, que os programas iam se instalando por uma aplicação rodando em background a cada 5 minutos, pois se eles fossem instalados todos de uma vez, ao terminar de instalar o programa, eu poderia simplesmente ir lá no painel de controle e remover todos eles, mas ao criar um instalador rodando ocultamente, os softwares são instalados sorrateiramente. Quando você vai vê-los já nem sabe de onde vieram.

Sei que o meu comentário não é tão relacionado ao artigo, pois propaganda em sites e foistware são coisas distintas, mas já que citaram a técnica de instalar programas indesejados no computador do usuário, resolvi desabafar. hehe

[9] Comentário enviado por removido em 02/09/2014 - 13:20h

Eu uso o adblock e so desabilito de vez em quando.So desabilito pra site de filmes,tokusatsus e alguns sites de linux!Mais como nao sou bobo uso flashblock ;-)

[10] Comentário enviado por crf-rafa em 03/09/2014 - 14:48h

Alguns sites começaram a bloquear quem usa o AdBlock, você é obrigado a desabilitar pra conseguir navegar. Nas ultimas semanas entrei em muitos sites assim, infelizmente.

[11] Comentário enviado por xerxeslins em 04/09/2014 - 14:35h


[10] Comentário enviado por crf-rafa em 03/09/2014 - 14:48h:

Alguns sites começaram a bloquear quem usa o AdBlock, você é obrigado a desabilitar pra conseguir navegar. Nas ultimas semanas entrei em muitos sites assim, infelizmente.


hahah é cada uma que inventam! forçar o usuário a não usar adblock!

para isso existe o contra-contra ataque:

https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/disable-anti-adblock/

O bloqueador de sites que bloqueiam adblock.


[12] Comentário enviado por psychokill3r em 04/09/2014 - 15:07h

Eu não vivo mais sem o ADP ele me ajuda e me faz feliz :) , quando eu puder vou doar para o desenvolvedor continuar o excelente trabalho que está fazendo.
Quanto a falta de respeito com o usuário eu tomo medidas drásticas , apaguei o favorito do http://www.clubedohardware.com.br/ site muito bom e informativo, porem exige que seja desabilitado o ADP para navegar.
Já era amiguinho conteúdo tem por ai aos montes, vocês não são únicos e quanto mais lutarem contra o ADP pior vai ficar.
o bom mesmo seria seguir o que nosso colega xerxes disse , conquiste seu usuário com argumentos , não o force nada ou vai ficar só.
Acho que este é o procedimento padrão pras quem ta acostumado com o ADP , bloqueou é porque não é bom.

Obrigado e até mais

Viva o GNU/Linux !!!!

[13] Comentário enviado por crf-rafa em 05/09/2014 - 01:13h


[11] Comentário enviado por xerxeslins em 04/09/2014 - 14:35h:


[10] Comentário enviado por crf-rafa em 03/09/2014 - 14:48h:

Alguns sites começaram a bloquear quem usa o AdBlock, você é obrigado a desabilitar pra conseguir navegar. Nas ultimas semanas entrei em muitos sites assim, infelizmente.

hahah é cada uma que inventam! forçar o usuário a não usar adblock!

para isso existe o contra-contra ataque:

https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/disable-anti-adblock/

O bloqueador de sites que bloqueiam adblock.



Briga de gato e rato eterna kkkkk
Não sabia do complemento, boa dica!


[14] Comentário enviado por avonni em 06/09/2014 - 17:37h


[6] Comentário enviado por albfneto em 01/09/2014 - 22:15h:

Nunca usei adblock, mas o que não gosto, principalmente no windows.

suponha que quero baixar algo, ex. um arquivo hospedado, um aplicativo...
aí eu vou no site, para fazer o download...

e o download só vai... se vc antes instalar o "baixador.exe" da empresa,

até Baixaki, onde antes, se baixava direto, agora tem esses adwares!

outro exemplo, o arquivo que vc quer está no depositfiles... vc vai no link... aí vc tem que baixar o "baixador tal", antes
do arquivo... e claro, muitas vêzes, o "baixador tal" só funciona em windows....


Concordo contigo. Sem falar que esses baixadores sempre vêm com outros lixos junto, tipo Baidu Antivírus, Hao123, e afins.


[15] Comentário enviado por removido em 09/09/2014 - 18:57h


[9] Comentário enviado por AgnaldoLucindo em 02/09/2014 - 13:20h:

Eu uso o adblock e so desabilito de vez em quando.So desabilito pra site de filmes,tokusatsus e alguns sites de linux!Mais como nao sou bobo uso flashblock ;-)


E facil e so desabilitar o adblock e quando entrar no site habilita-lo denovo!Por enquanto ta dando certo;-)

[16] Comentário enviado por fabio em 01/10/2014 - 06:03h

Pena que não é 8 ou 80. Assunto polêmico...

O AdBlock ajuda muito internautas conscientes, mas acredito que a maioria de seus usuários são internautas sangue-sugas, aqueles que não tem a consciência que o Xerxes e alguns outros que comentaram tem e que não se importam se determinado site sério vive de publicidade online ou não.

Infelizmente o desejo de ser mais esperto que o malandro está encardido na alma do povo. Brasileiro no geral gosta de se dar bem às custas dos outros. Nosso cenário político é reflexo do caráter do povo.

Atitudes comuns do brasileiro: pegar atalho no engarrafamento pelo acostamento (ferrando os outros), sonegar imposto (o que onera imposto mais alto para o honesto), furar fila, conseguir carteirinha de estudante pra pagar meia entrada, consumir pirataria etc.

Também existem os webmasters cretinos, que como o Xerxes citou, tentam de todo modo fazer o internauta de [*****]. Porém nestes casos, ao invés de instalar o Adblock, opto por surfar para outro lugar com meu querido web browser. Sou daquele velho ditado: "sua casa, sua regra". Se o webmaster encheu o site de propaganda, a casa é dele e assim ele quer. Pego meu chapéu e tomo meu rumo.

Então pra ser o único do contra aqui, não curto o Adblock.

Desculpem se alguma citação soou agressiva, se alguém se sentir ofendido, não foi minha intenção. Estou apenas tentando expressar uma opinião adversa.

[17] Comentário enviado por hrcerq em 01/10/2014 - 08:16h


[16] Comentário enviado por fabio em 01/10/2014 - 06:03h:


Também existem os webmasters cretinos, que como o Xerxes citou, tentam de todo modo fazer o internauta de [*****]. Porém nestes casos, ao invés de instalar o Adblock, opto por surfar para outro lugar com meu querido web browser. Sou daquele velho ditado: "sua casa, sua regra". Se o webmaster encheu o site de propaganda, a casa é dele e assim ele quer. Pego meu chapéu e tomo meu rumo.



Eu concordo com vc, Fabio, quando diz que "sua casa, sua regra", porém pra mim, meu computador, meu navegador são um espaço meu. Quando visito um website, parte dele (o front-end) está sendo executada no meu computador, portanto sou eu quem deve decidir o que pode acontecer. É claro que se o mantenedor do site o enche de propagandas pra fazer o internauta de bobo, então talvez não seja sensato mesmo visitar o site, mas o adblock tem um papel importante em incentivar o uso moderado de propagandas que respeitem o usuário.

Não sou contra propagandas, porque como vc muito bem colocou, são uma importante fonte de renda para muitos sites e sustentam boa parte dos serviços web e justamente por isso desabilito o adblock nos sites que usam propaganda com responsabilidade. Infelizmente não são todos que pensam assim e usam o adblock pra filtrar tudo, mas nesse caso temos que atacar a causa do problema (pensamento dos usuários) e não suas consequências (mal uso do adblock).


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts