Se você já configurou o som no seu Linux (módulos, Alsa, etc), mas mesmo assim ainda fica irritado em ter que ouvir um som de cada vez, esse artigo é pra você. Aqui vou descrever minhas experiências com uma placa Creative 128 bits (es1371) , Alsa e Esound, mas você pode utilizar outras placas.
Configurar o ALSA já não é nada complicado hoje em dia, se
você utiliza o hotplug, provavelmente já deve estar com
o som funcionando, mas existem pessoas (assim como eu) que não
são muito fãs do hotplug, então vamos configurar o som
da seguinte maneira:
Com os pacotes do ALSA instalados:
alsa-utils
alsa-lib
alsa-driver
alsa-oss
edite o /etc/rc.d/rc.modules e comente qualquer linha que carregue os módulos OSS.
Num console, como root:
(Eu aconselho utilizar o console mesmo e não terminais, por enquanto)
# alsaconf
E seguir as instruções na tela.
Pronto, ele vai ver se encontra a sua placa e tentar configurar tudo manualmente.
Ajustando o volume
Depois disso, temos de ajustar o volume da placa,
# alsamixer
Aumente o Master e o PCM e os outros de acordo com sua preferência, canais com um "mm" em cima estão mudos, tecle "m" para "unmutar" os canais. Para sair do mixer é só teclar ESC.
Salvando os volumes
O Alsa deixa mudo todos os canais da placa quando inicializa então, para não termos de ficar mixando toda vez vamos salvar os volumes:
# alsactl store
Pronto, até aqui o Alsa deve estar configurado e funcionado, teste com um:
[1] Comentário enviado por JuNiOx em 02/08/2004 - 17:29h
cara, segui esses procedimentos e o alsa localizou minha placa e informou que estava funcionando numa boa, tambem aumentei o volume no mixer, porem esta dando o seguinte erro:
juniox@localhost:~$: mpg321 Jota\ Quest\ -\ Do\ Seu\ Lado.mp3
ALSA lib pcm_hw.c:1155:(snd_pcm_hw_open) open /dev/snd/pcmC0D0p failed: No such device
No default libao driver avaliable
[2] Comentário enviado por quinho_k em 02/08/2004 - 18:00h
Voce deve ter instalado o Slack 10.0? ;)
Intale o pacote libao-0.8.4-i486-1 (cdrom/slackware/l/libao-0.8.4-i486-1.tgz). Quando atualizei o meu Slackware também faltaram os pacotes libogg-1.1-i486-1.tgz e libvorbis-1.0.1-i486-1.tgz
Espero ter ajudado! \m/
[6] Comentário enviado por Neuronios em 02/08/2004 - 22:59h
Opa cara consegui jah pelo esdplay heheh tipo tenho mais uma duvida aqui tipo ... tuh saberia como eh que eu faria pra mudar o programa que faiz aquele beep do Bitchx quando alguém envia mensagens e tals .. fico grato desde jah se me responderem valeu ae ..
[7] Comentário enviado por m4sk4r4 em 03/08/2004 - 00:53h
Olá
Valeu pelo artigo, muito bom
Ficava muito chateado, quando eu escutava mp3 e o som ficava bloqueado para outros aplicativos, chegava ao ponto de o amsn travar quando recebia msg e não podia tocar o son das msg chegando, mais eu resolvi com uma longa pesquisa no google,
mais valeu pelo artigo, muito bom e bem claro.
[8] Comentário enviado por jdos em 03/08/2004 - 16:10h
Muito bom o artigo. Eu tb tinha esse problema quando usava o Xmms e o Gaim ao mesmo tempo. Eu deixava de ouvir os toques de som do Gaim quando chegava alguma msg. Parabéns.
[10] Comentário enviado por nelsonvn em 03/08/2004 - 23:47h
Caros usuários, eu ODEIO o Esound e do aRts, eles são servidores de sons instáveis, velhos, decraptados e ultrapassados. Por que não trocamos todos eles pelo ALSA que faz tudo isso melhor e é bem mais estável? Pra vcs terem idéia, o plugin do Flash (Macromedia) usa o servidor aRts para reproduzir som, e o som sai mais atrasado que o filme (todo computador já testei isso, não é culpa da Macromedia, é a porcaria do arts), e não é só com o Flash, tenta fazer isso com o MPlayer, o Xine ou o XMMS, vai ficar a mesma porcaria, esse é o problema do aRts.
O problema do Esound é que vc ouvindo uma música com essa saída de áudio, dá impressão de que vc está ouvindo MP3 num 386! Vc não pode abrir uma janela (ou tela qualquer) que o som fica "engasgando". Ou seja, agora nós temos o ALSA, e ele reproduz som que é uma beleza, mesmo o processador estando em carga pesada. Agora, pq o KDE não troca o servidor de som (aRts) pelo ALSA, assim como o GNOME não troca o Esound pelo ALSA? Uma das respostas deve ser: Os sistemas xBSD, Solaris, Unix proprietários não têm suporte ao ALSA. Então, infelizmente temos que ficar com o aRts e o Esound no sistema, e o pior de tudo é que não pode desinstalá-los senão o som fica uma porcaria em qualquer um dos dois ambientes, mas é possivel desabilitá-los.
Sinceramente, se eu tivesse a oportunidade de PÔR UM FIM em projetos decraptados e ruins, principalmente seria: aRts, Esound, Open Sound System, XFree86. Tem outros também que já estão enchendo o saco, só servem pra pedir trocados pra comunidade, que ficam com pena do projeto falir.
Queria ser um dos principais desenvolvedores do GNOME e do KDE só pra pôr um belo fim no aRts e no Esound.
PS: Esqueci de avisar: o aRts é o causador de 90% de instabilidade do KDE, e o Esound deixa o GNOME 60% mais pesado.
O Esound é uma vergonha, tem vários anos e ainda nem chegou numa versão beta (tá na 0.2.34 ainda). O ALSA é muito mais novo e já tem muito mais sucesso.
[11] Comentário enviado por pop_lamen em 04/08/2004 - 01:06h
Caro nelsonvn,
Eu também sou totalmente contra esses sistemas de som pesados e tudo mais, mas não existe saída, para quem não tem uma placa com Hardware Mixing, não existe como executar uma musica e outros sons ao mesmo tempo.
Mas se tivesse lido totalmente o artigo antes de critica-lo, veria que ele utiliza SIM do ALSA, e se soubesse um pouco mais do assunto nao diria a frase: "Por que não trocamos todos eles pelo ALSA que faz tudo isso melhor e é bem mais estável? "
Simplesmente porque não existe troca a ser feita, o ALSA é uma arquitetura de "módulos ou drivers" para som e o Arts, e o Esound, são servidores de som, utilizados aqui para mixagem de uma ou mais saida de sons ao mesmo tempo.
Entao ficarei grato se me ensinar a utilizar aqui, meu mpg321 ou qualquer outro programa para tocar 2 musicas ou duas saidas de aúdio ao mesmo tempo, SEM O USO DO ARTS OU ESOUND, já que minha placa não suporta HARDWARE MIXING.
[12] Comentário enviado por agk em 05/08/2004 - 12:08h
Primeiramente parabéns pelo artigo, segundo que também tenho problemas com som, nunca consegui configurar o alsa pra minha placa de som, meu som onboard é uma C-media 9739A, pra funcionar o xmms só configurando o arts, o fica um lixo o som utilizando o arts, mas não tenho alternativa. Pra ouvir músicas no console pelo mpg123 funciona blz sem problemas, dá pra reproduzir até mais de um arquivo de som ao mesmo tempo, mas no kde ou gnome os programas que utilizam som não funcionam direito, bem como disse, só consegui fazer funcionar utilizando o arts.
Se alguém tiver alguma sugestão serei muito grato.
[13] Comentário enviado por albertmoreira em 27/08/2004 - 11:44h
Poxa, realmente o seu artigo esta bom. O slackware é uma distribuição fantástica, a qual aprendemos muito mais com o erros do que com os acertos (sou prova disso :P). Os erros que aconteciam antes com a utilização de dois ou mais programas que usassem o som ao mesmo tempo (xmms, xine, mplayer) nao acontecem mais. Parabéns
[15] Comentário enviado por mchuva em 08/10/2004 - 17:27h
Oi,
possuo 2 placas de som instaladas. Uma é o som da placa de captura de video e a outra do chipset da placa-mãe. Usei o alsaconf e ele detecta o som da placa-mãe perfeitamente. Mas quando vou usar o alsamixer, este mostra apaenas as configurações do som da placa de captura(que eu nao uso!!). Então, para resolver meu problema coloco 2 duvidas aqui:
1-Como listar as placas de soms(e seus IDs) que foram instaladas pelo alsaconf?
2-Como uso o alsamixer para configurar a placa de som que eu quiser, no caso o da placa-mãe?
Bom artigo ae, valeus!
[16] Comentário enviado por pop_lamen em 09/10/2004 - 13:43h
mchuva,
Realmente usar 2 placas de som para mim foi um problema pois:
- O alsaconf so funciona com uma
- Quando quero usar uma ou a outra tenho q ficar colocando argumentos nos comandos
- Só conseguir ajustar a mixagem delas pelo aumix
Você pode tentar utilizar ela configurando manualmente o /etc/modules.conf seguindo o exemplo do alsaconf ou ler a documentação do alsa para fazer isso (antes você precisa descobrir o módulo a se utilizado), pode utilizat o oss carregando os módulos simples ou então desativar a onboard ;/
Utilizei duas placas por um tempo mas o que funcionou melhor aqui foi desativar a placa onboard ;) | boa sorte!!!
[17] Comentário enviado por ferlopes em 29/03/2005 - 22:53h
Valeu pelo artigo, consegui resolver meu problema com o Alsa. Meu debian funcionava, tocava e tudo mais. Mas acredito que após alguma atualização devo ter passado reto das configurações, não sei direito.
A moral da história (e que vale para todos os outros serviços dando pau):
- quebrou? Arranca, bota de novo e re-configura!
[18] Comentário enviado por newba em 17/04/2006 - 19:04h
Olá. Segui os passos certinho, sem nenhum erro. Mas quando eu seleciono o Esound Output Plugin, o meus xmms da erro. e no kcontrol, quando coloco "Serviços de Som do Enlightenment" e clico no Ok. da erro quando reinicia o serviço de som.
[19] Comentário enviado por newba em 17/04/2006 - 19:12h
Valeu aew pessoal mas já ta tudo funcionando......
Eu só reiniciei o pc, e começou a funcionar normalmente......até que enfim consegui escutar o aMsn e o xmms ao mesmo tempo......vlw
[20] Comentário enviado por pgsc em 29/05/2006 - 08:51h
Olá Pessoal, consegui configurar aqui direitinho no kurumin 6. Gostaria de saber como poderia iniciar o esd no boot. Esta dica de no primeiro momento usar esd& como root nao funcionou comigo no boot posterior a instalacao.
[21] Comentário enviado por the question em 17/06/2006 - 11:47h
"Se você já configurou o som no seu Linux (módulos, Alsa, etc), mas mesmo assim ainda fica irritado em ter que ouvir um som de cada vez, esse artigo é pra você."
Ctz eh pra mim :P
Custumo usar o skype e eh um saco quando alguem manda um link do you tube e naum dah pra ouvir...
Vlw!
[22] Comentário enviado por mudblur em 30/11/2006 - 23:52h
aew... to tendo problemas pra usar o YouTube com o flash9 quando o esd esta ligado. Ja procurei solução mas parece que ninguem teve esse problema. Alguem tem alguma ideia de como fazer ?!
[23] Comentário enviado por removido em 11/10/2007 - 09:58h
isso serve pro ubuntu tb???
eu fui instalar um driver de som e eu simplesmente matei meu som
nao sai mais nada......
até o icone de volume sumiu
nao consigo nem entrar no alsa mixer
sabe oq pode ser??/
[24] Comentário enviado por albertguedes em 12/10/2007 - 15:32h
?comentario= É por essas e outros que eu prefiro wmaker ou fluxbox, pelo menos estes não mexem no som e fica por assim mesmo. Gosto muito do Gnome. mas ele é muito complicado.
[26] Comentário enviado por lucascp2004_mint em 25/08/2015 - 00:27h
Depois de configurar o alsamixer o slackware só mostrava som em um programa de cada vez. Instalar o json-c resolveu isso
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender ou
tão ignorante que não tenha nada pra ensinar."