Felizmente - e mais uma vez, graças ao software livre -, muitas.
E vou enumerar algumas.
Desde algum tempo atrás que se tem falado muito em aplicações WYSIWYG (What you see is what you get - "O que se vê é o que sê obtém"), incluídas com os ambientes gráficos mais usuais de qualquer distribuição Linux. Estou a falar, claro, do KDE e do GNOME.
E, começando a citar algumas, começo pelo Bluefish.
Foi dos primeiros softwares que utilizei (sem mencionar o "velhinho" VI...), mas ao fim de algumas semanas de trabalho, senti que lhe faltavam algumas partes, que hoje já existem, mas nem sempre foi assim, e havia outras que incomodavam mais do que ajudavam.
Uma dessas características, foi o code highlighting, que ao fim de algumas (bastantes) linhas de código, já chateava com tanta cor.
Outra característica, era o "folder project", que guardava toda a informação relativa ao site no diretório onde se encontravam os arquivos de código, impedindo muitas das vezes de alterar determinado código.
Contudo, não deixa de ser uma boa alternativa para quem se inicia no mundo do webdesign, mas não recomendo para coders mais experientes.
Em seguida, temos o Quanta + (Quanta Plus).
O Quanta + é muito aclamado pela comunidade de webdesigners mundial devido à sua versatilidade e opções disponíveis através de plugins.
Baseado no Kate (editor de texto do KDE), com muitas outras opções extras, muitas devido aos plugins, como já mencionei.
Tem muito suporte interno às linguagens, XHTML, PHP, CSS, entre outras, assim como code highlighting, gestor de projetos (sites), integração com projetos em modo CVS, acesso direto ao console do sistema, e estas são apenas algumas das principais características.
[1] Comentário enviado por removido em 16/10/2006 - 19:30h
Muito legal, vou testar esse Aptana!
Mas, acredito que webdesign seja mais do que criar (X)HTML e CSS.
Quando li o título do artigo pensei que no mesmo teria descrições de softwares para desenho, como o GIMP por exemplo.
Um WebDesign, na minha visão, Desenha o layout do site, efetua o corte do mesmo e depois disponibiliza o HTML e o CSS para que o programador possa dinamizar o site com linguagens de programação (PHP, ASP, ASP.NET, JAVA, etc...).
[2] Comentário enviado por Radiske em 16/10/2006 - 22:17h
Bom seu artigo!
Agora gostaria de levantar uma pequena questão.
Há algum aplicativo eficiente para criar-se flash?
Sei que há alguns, mas temos para linux alguns tão bons como o Dreamweaver com a parte de Flash?
Não quero mais depender deles. ;)
[7] Comentário enviado por jorgecabeludo em 06/10/2007 - 12:51h
?comentario=Legal! Afinal Há 5 meses venho usando Linux por causa de alguns programas disponibilizados p/ windows e que descobri que os programas que eu mais gostava ,como Nvu e TheGimp etc... eram todos feitos originariamente para Linux e agora decubri varios muitos legais que eu não sabia como QuantaPlus, e varios; de implementações para desenvolvimento Web...Legal!!!
[9] Comentário enviado por slack felix em 23/03/2008 - 12:37h
Parabéns,
O texto é interessante, principalmente para iniciantes na área de programação web, já que identifica bons editores para poder desenvolver para a rede.
Como crítica, seria bom você revisar melhor seus artigos no que se refere a regras gramaticais, principalmente no que diz respeito a coerência e coesão de textos.
[10] Comentário enviado por liniker em 04/06/2008 - 14:46h
eu esperava mais do seu artigo quando vi o título
o design vai muito além de editor HTML
mais não deixa de ser uma ajuda para quem procurava um editor =D
e pelo visto temos um professor no post acima
hsuahsuasha
não podemos exigir muito dos colegas do site
já que todos estão tentando de alguma forma ajudar no crescimento do software livre.
[13] Comentário enviado por Veiga Santos em 09/05/2012 - 11:20h
Infelizmente ainda não é tão simples assim, html css e Javascript tudo bem, da para fazer com software livre de boa, mas quando se trata de edição, manipulação ou "fatias" de imagens?
Gimp, Inkscape? Me desculpem, mas estes ainda estão alguns anos luz atraz de outros softwares proprietario, infelizmente.
Então Web designers de verdade e principalmente designers graficos ainda vão ter utilizar os sistemas operacionais da Microsoft ou Apple.
Isto é fato, enxengo o linux como um sistema operacional maravilhoso para servidores e usuarios básicos que somente navegam na web, usam um cliente de "bate papo" e raramente um editor de texto,
claro depois que alguem experiente em linux configurar e deixar o sistema bem redondo.