- "Poxa, não entendi a pergunta anterior, você me pede para dizer como eu vou fazer uma tarefa que já descreveu o passo a passo dela...". Você pergunta.
- Pequeno Jedi, assim como quando você vai cozinhar um prato delicioso ou vai abrir uma conta bancária ou levantar um prédio. Existem nesses projetos várias tarefas que podem ser executadas em uma ordem ou em ordens diferentes, algumas tarefas serão repetidas enquanto outras podem ser executadas uma única vez.
Por exemplo, se você vai fazer uma casa e tem que comprar as portas dessa casa, não vai até a loja de materiais de construção e quando chegar a sua vez de ser atendido você diz: "Me vende umas portas para a minha casa".
Primeiro você tem que ver onde as portas serão colocadas e quantas portas você vai precisar, qual lado a porta vai abrir, qual é o tipo de fechadura que será utilizada... enfim, é isso que acontece quando você vai criar um programa ou um script, assim que pensa na tarefa aparecem os detalhes e coisas inesperadas, principalmente se você é novato e não tem experiência, essas barreiras para a criação do seu script podem ser o buraco que muitos caem e desistem.
Por isso depois de ter na sua mente a ideia do que precisa fazer, divida essa tarefa em pedaços, assim se algo mudar no futuro e seu script não funcionar, pelo comportamento dele você terá uma ideia de onde no código você tem que ajustar.
Por exemplo, em seu pensamento algo que é óbvio como ir a uma determinada página e clicar em um link, algo super simples, mas ao fazer um script que vai executar essa tarefa você deve entender que o computador é burro, ele não sabe pensar, ele só obedece. Quando um link mudar o script não vai saber que mudou. Portanto você tem que ensinar ele a pensar com as instruções no seu script.
Vamos voltar ao problema que eu falei na página anterior e vamos analisar o que vou precisar para alcançar meu objetivo.
1. Baixar o servidor mais atual
Para fazer isso vamos à página do
Emby, nesta página clicamos em Download, na sessão de servidor clicamos em Linux. Abrimos então a página:
https://emby.media/linux-server.html
Nesta página há uma caixa de menu que mostra as distribuições disponíveis. Minha versão como eu já mencionei é a Debian, 64 bits.
Entre as várias versões e instruções disponíveis no site, a que importa para mim é essa:
Debian X64:
1. Download emby-server-deb_4.4.2.0_amd64.deb
2. dpkg -i emby-server-deb_4.4.2.0_amd64.deb
3. Open a web browser to http://localhost:8096
Nessa lista de instruções eu já tenho uma dica de um dos comandos que eu vou precisar no segundo item: "dpkg -i pacote.deb". Mas vamos deixar isso para depois...
No link acima temos a url:
Nessa url vemos o seguinte formato:
github.com/MediaBrowser/Emby.Release/releases/Download/
VERSÃO/emby-server-
deb_VERSÃO_amd64.deb
Onde eu mudei os números para versão significa que cada vez que uma versão nova aparecer, esses números serão diferentes. Se você nunca escreveu um script antes, isso é uma variável, ou seja, sempre existe a possibilidade de mudança em variáveis. Variáveis são definidas em bash por nome = valor e quando chamadas escrevemos $nome. Então sabendo a versão, podemos baixar a próxima assim que disponível.
2. Vamos entender como fazemos para parar e iniciar serviços no Debian. Os serviços do sistema são programas que ficam rodando nos bastidores do computador, esperando você interagir com eles. O Debian gerencia esses serviços com o
systemd. O comando para iniciar e terminar um serviço é basicamente o seguinte:
# systemctl start serviço
# systemctl stop serviço
Com isso voltamos a nossa lista de tarefas e vemos o seguinte:
A primeira tarefa já temos o comando para isso, a segunda também, a terceira descobrimos durante a nossa busca pela primeira, lembra na própria página de download do servidor? E a quarta tarefa já expliquei aqui.
[x] Baixar o servidor mais recente no formato deb para o meu servidor Debian.
[x] Parar o servidor
[x] Instalar o pacote mais recente
[x] Reiniciar o servidor
Então, vamos ao script?