Esse artigo mostra como atualizar qualquer Red Hat, inclusive o Fedora, pela internet através do up2date, de forma simples e objetiva, verificando alguns imprevistos que dificultam o processo.
Na primeira vez que você o rodar ele vai aparecer uma tela "gráfica" como a do famoso "linuxconf" ou "netconfig".
# up2date
Bem, se você quiser ler o que vem pela frente recomendo, mas vou resumir e dar o procedimento direto.
Pressione Next.
Pressione Next.
Em User name:, entre com um nome de usuário registrado no site da Red Hat, se não tiver coloque "qualquer um", não esqueça de colocar um que possivelmente não tenha no banco de dados deles.
Em Password:, entre com o senha do (para o) usuário acima.
Em Again, for verification:, repita a senha acima.
Em E-mail address:, entre com seu e-mail, não se preocupe em entrar com o seu e-mail real, a política deles é de não divulgar, a não ser quando exigido por lei e o serviço é totalmente gratuito nos primeiros 5 dias, depois você fica com status de demo (seja lá o que isso signifique para eles, o importante é que você não precisa pagar).
Pressione Next.
Pressione Next.
Aqui você define quais os pacotes são relevantes para seu sistema, prefiro deixar tudo selecionado, mesmo que nem todos os pacotes me sejam necessários no momento.
Pressione Next.
Pressione Next.
Espere um pouco enquanto é feita a verificação/cadastro de seus usuário e dados.
[2] Comentário enviado por holz em 08/11/2004 - 07:07h
Pra quem gosta de modo texto vale a pena lembrar do yum para Redhat/Fedora.
Quando usava Fedora(agora só slack) eu gostava mais do yum. Ele era mais confiável(como tudo aquilo em modo texto).
Mas muito bom este seu artigo.
[3] Comentário enviado por engos em 08/11/2004 - 09:59h
Sobre o apt-get do Red Hat, fiquei sabendo um pouco antes do artigo vir para o site, mas como fiz funcionar o up2date para o que preciso não fui muito a fundo nele, mas ouvi dizer que ele não é um apt-get de verdade, mas sim converte pacotes ou usa de outras distros, não sendo muito seguro (menos ainda que o normal do apt-get).
Sobre o yum ainda não vi nada a respeito, mas não sabia que ele podia ser rodado em modo texto, pensei que era somente no gráfico. É muito bom ficar sabendo.
[4] Comentário enviado por Vassili em 08/11/2004 - 10:40h
o up2date tb pode rodar no terminal, o comando é up2date-nox, na verdade o proprio up2date usa os mirrors do yum para atualizar o sistema... apesar de poder usar os mirrors do apt tb...
não, o apt para RH não converte pacotes... ele funciona exatamente como o apt do debian e o do conectiva... eu prefiro ele pois ele não fica puxando 500 headers para instalar um ou dois programas novos...