Tanto o AutoCAD 2007 como o DraftSight v1r3.1 2013, são muito semelhantes em sua utilização. Com os softwares abertos, notamos bastante semelhança entre eles e também notamos isso em seu uso.
Tela inicial do AutoCAD 2007:
Tela inicial do DraftSight v1r3.1 2013:
Para uma melhor compreensão, executei o desenho da Bandeira do Brasil no DraftSight no Debian. Na hora de salvar o desenho, preste atenção no tipo de arquivo a ser salvo, para não ter incompatibilidade na hora de rodar no AutoCAD (dependendo da versão utilizada).
Bandeira do Brasil já finalizada no DraftSight, faltando executar as cotas e cores:
Alerta ao abrir o arquivo "DWG", que não foi criado pelo software da Autodesk:
O arquivo "Bandeira do Brasil.dwg" criado no DraftSight e aberto no AutoCAD 2007:
Editando o desenho no AutoCAD 2007:
Concluída a edição da bandeira do Brasil no AutoCAD 2007:
Verificando a compatibilidade do desenho editado no AutoCAD, aberto no DraftSight:
Essa foi mais uma experiência na qual chego à conclusão que, independentemente do sistema operacional que estejamos usando, podemos ter nossas tarefas executadas, sem o problema de não poder criar o arquivo em casa por usar GNU/Linux, porque aonde você trabalha usa MS Windows.
Com essa compatibilidade mostrada, não vamos mais perder tempo em emular o software para os devidos fins.
[3] Comentário enviado por mcnd2 em 26/07/2013 - 11:30h
Luis, obrigado pelo comentário.
Alternativas a desenho CAD existem, mais eles não tem a compatibilidade de abrir a extensão 'dwg' que é nativo do autocad, sendo assim, ficando muito pra trás por a maioria das empresas usarem o autocad.
Maicon, obrigado também pleo seu comentário.
Alternativas sempre vão existir no mundo GNU/Linux, mais não podemos esperar a qualidade de alguns relacionado a existência para a plataforma M$ Windows.
[7] Comentário enviado por mcnd2 em 26/07/2013 - 15:05h
É Izaias, vamos nos dar o valor.
Por isso resolvi por no exemplo a Bandeira do Brasil.
Obrigado pelo comentário. Abraço.
@undr3ad, obrigado pelo comentário.
@cruzeirense, o Draftsight nos meus teste em relação ao AutoCAD se saiu muito bem.
Afinal, nem todos que mexem com desenhos técnicos precisarão da função 3D nativo desde a versão 2007 do autocad e no desenho 2D, o draftsight não deixou nada a desejar. Abraço.
[9] Comentário enviado por cruzeirense em 26/07/2013 - 17:09h
Glauber,
Acabei de instalar a versão 64bits para windows.
O programa lembra muito o autocad 2000-2004 e está todo em português.
Fiz alguns desenhos em 2D e não tive nenhum tipo de problema. A única diferença na verdade é que os comandos na versão do autocad que eu utilizava era em inglês e neste está em português. Ex. para fechar uma linha no autocad "c" e no DraftSight "f".
O fato de não ter suporte a 3D não tira o mérito do software visto que a maioria dos desenhistas ainda fazem todas as vistas em 2D ao invés de um modelo 3D.
[11] Comentário enviado por mineirobr em 27/07/2013 - 11:05h
Muito bom, vale a pena as pessoas aprenderem a usar essa alternativa. Ainda mais que funciona o Linux, eu mesmo me esforcei para abandonar o photoshop e hoje em dia o GIMP atende as minhas necessidades :)
[12] Comentário enviado por mcnd2 em 27/07/2013 - 17:12h
Valeu @izaias, @cruzeirense.
@hrome... ao testar e tirar suas conclusões, volta a comentar para que de noção a outros que tem medo de sair da 'autodesk' e ir para um mundo desconhecido, rS!...como se fosse sair do W$ Windows e ir tentar no GNU/Linux, kkk... Abraço.
@mineirobr, obrigado.
Só no seu depoimento, não preciso dizer mais nada. __O pessoal parece que tem medo de sair da escuridão, rS!
[15] Comentário enviado por hrome em 19/11/2013 - 16:10h
Olá
@mcnd2
Voltado aqui para reportar: gostei realmente bastante do "DraftSight v1r3.1 2013"; a interface favorece usuário do autocad(muitas coisas nos fazer lembrar o autocad) e por está PT favorece novo usuários desenho técnico no pc; para desenhos 2D acho um alternativa de peso. O caso off: fica por conta da licença proprietária.
Obs. O "DraftSight v1r3.1 2013" é uma alternativa para desenho 2d, mas, não um clone. O que não diminui seu valor e seu potencial.
Novamente
@mcnd2 parabéns pelo o artigo e por compartilhar conosco.