Olá galera, como de praxe começo meu artigo dizendo que já encontrei outros artigos iguais, mas na implementação do meu projeto tive alguns erros que em outros artigos não encontrei as respostas. Então escrevo minha implementação e com a solução dos problemas que encontrei na esperança de facilitar o máximo. Lembrando que não é receita de bolo, então o importante é aprender.
O backuppc é uma solução de backup corporativo de alto desempenho usado para fazer backups de estações Linux e Windows e salvando seus backups e históricos em um servidor.
Dado o custo cada vez menor de discos rígidos, agora é prática e de custo muito eficaz usar discos rígidos como soluções de backup para empresas e é exatamente isso que o backuppc faz, salva suas cópias de segurança em discos rígidos de grande porte. Backuppc é escrito em Perl e extrai dados na rede usando o protocolo smb, ele é capaz de fazer backup também via ssh, rsync etc.
Ele é robusto, confiável, bem documentado e disponível gratuitamente sobre as leis da
GNU/Linux.
Alguns de seus recursos:
Um sistema inteligente que minimiza o pool de armazenamento em discos de I/O. Arquivos idênticos através de múltiplos backups das estações iguais ou diferentes são armazenados apenas uma vez, resultando em economias substanciais em armazenamento em discos de I/O.
Suporte opcional de compressão que gera uma maior economia de discos rígidos, uma vez que apenas os arquivos novos precisam ser compactados e com isso também gera um menor uso de CPU.
Não é necessário o uso de nenhum software do lado do cliente. É usado apenas o protocolo smb para a extração dos dados de backup em clientes Windows, e no lado dos clientes Linux é usado o protocolo rsync.
Uma poderosa página web permite aos administradores visualizarem arquivos de logs, configurações, estado atual do servidor e dos clientes e permite começar e parar backups na hora em que assim desejar.
Um conjunto completo de opções de restauração é suportado, incluindo restauração direta via smb, rsync ou em formatos tar e zip.
Suporte a endereços ips dinâmicos.
Parâmetros de configuração flexíveis permitem que múltiplos backups sejam executados em paralelo.
Usado um microcomputador Pentium quatro com 1GB de memória RAM e sistema operacional Debian Linux 5.0. Um disco rígido de 1TB em Lvm para armazenamento dos dados.
Pacotes requeridos pelo projeto
Foi usado como dito acima o sistema operacional Debian 5.0 com todas suas atualizações de segurança e algumas necessárias para compilação como C++, make tudo isso obtido através do pacote apt-build. O backuppc, o Apache2, Samba e o Perl também foram usados. Também foi usado o servidor Openssh-Server para o acesso remoto ao servidor.
Algumas dependências para o pacote Perl foram necessárias:
Perl-Archive-Zip
Perl-Class-Singleton
Perl-Compress-Zlib
Perl-DateTime
Perl-DateTime-Format-Mail
Perl-DateTime-Format-W3CDTF
Perl-File-RsyncP
Perl-HTML-Parser
Perl-HTML-Tagset
Perl-Params-Validate
Perl-Time-modules
Perl-XML-Parser
Perl-XML-RSS
Perl-libwww-perl
Perl-suidperl
Todas essas dependências foram encontradas no seguinte site: http://www.cpan.org
[2] Comentário enviado por removido em 14/12/2010 - 11:06h
Bom dia e obrigado pelo post.
O Bácula é mais completo em relação a backup, porém mais complicado em relação a sua implantação.
E como minha necessidade foi suprida com o backuppc então optei por ele.
[3] Comentário enviado por subversus em 15/12/2010 - 15:36h
Muito legal o material. Será importante p quem decidir usar essa poderosa ferramenta, pois o material disponivel é muito fragmentado.
Utilizo para backup de um parque de aproximadamente 100 maquinas, numa rede mista de Linux (ubuntu) e Windows.
Fica a dica para quem quiser utilizar em maquinas windows, a opção tb de backup via rsync, q funciona com melhor eficácia e mais segurança q via SMB.
[4] Comentário enviado por removido em 16/12/2010 - 15:05h
Obrigado sbversus pelo postagem e que bom que gostou do material.
Fica a dica para quem quiser usar o rsync para backup em micros Nt. Obrigado pela dica.
[5] Comentário enviado por removido em 17/12/2010 - 20:45h
Ótimo artigo rafael. Ainda não conhecia esta ferramenta, que é muito boa por sinal, fiz alguns testes para poder implantar em alguns clientes, e tive bons resultados. Parabéns.
[9] Comentário enviado por removido em 23/12/2010 - 08:08h
Obrigado Joao Ferreira pelo post. Mas como vc disse em sua pergunta por e-mail ele automaticamente faz um backup completo e 6 incrementais num total de 7 dias, isso é automático.
Você pode dar uma olhada no log e ver se acontece algo de diferente disso. Qualquer posta ae que eu te ajudo. Obrigado.
[10] Comentário enviado por edipo.magrelo em 05/01/2011 - 20:19h
E ai rafael?
Gostei do artigo cara, uso o backuppc a 2 anos na empresa onde trabalho , rodo ele no debian lenny, não tive problemas com ele não, configurei ele todinho pela interface web, unica configuração que não consegui nele foi a de enviar email, mas como isso não seria tão importante não corri atras, flw, abraços galera
[11] Comentário enviado por removido em 06/01/2011 - 08:03h
Legal edipo, obrigado pelo post e que bom que gostou. Eu nem cheguei a testar o envio de e-mails pois também não precisei, mas acho que configurado com o postfix ele ficaria legal. Abraço.
[12] Comentário enviado por pc.charlison em 21/07/2011 - 16:08h
Opa Rafael, tdo bem!?
Artigo nota 10 cara! Gostei muito é praticamente o que eu pretendo fazer aqui...
tenho uma rede com 50 estações, e 30 logadas no domínio win 2003 server onde existe uma pasta raiz..
Trabalho\subpastas correspondente aos departamentos e essas sbpastas são mapeadas de acordo com as politicas de grupos..
Bem, o que eu quero é fazer backup dessa pasta "Trabalho" que é onde são salvos os arquivos dos usuários, mas quero salva-la em uma outra máquina via rede...
Backupear de win server para Linux Ubuntu ou Debian.
nas pesquisas aqui mesmo no VOL, encontrei soluções com o Bacula e rSync porém estou tendo dificuldade devido o pouco conhecimento nas ferramentas de backup e até mesmo no linux, por que sei o básico de linux, e backup nunca fiz...:D
Mas quero fazer e quero fazer em linux, tenho uma máquina com o HD de 500 GB e Ubuntu 10.04 Server, vc sugere outro?
Outra coisa que não entendi foi sobre o armazenamento...
Cópia do trexo q não entendi...
# htpasswd /etc/htpasswd/backuppc backuppc
Como eu disse mais acima, usei um disco rígido de 1TB para armazenamento dos dados, e com a formatação do disco rígido foi usado o lvm como método de gerenciamento de minhas partições, mas isso não será abordado para não perdemos o foco.
O backuppc usa para armazenar os dados o caminho /var/lib/backuppc, então criaremos a pasta:
Os dados a serem "backupeados" ou seja os arquivos do servidor dos clientes, serão armazenados dentro de /var/lib? se é isso mesmo, então esse diretório deve está dentro de uma partição grande certo!?
O meu entendimento ainda limitado, diz que se os arquivos de backup ficarem dentro de /var que no meus esquema está numa partição pequena eu terei pouco espaço para o backup....
Me corrija se eu estiver errado ou se o meu partcionamento ta errado ou se eu não entendi nada..rsrsrsrs
Bom, é isso, quero dizer que vou usar seu artigo e tentar instalar o Backuppc apartir de amanhã.
Ah tentei dar nota ao artigo e não consegui, aparece uma mensgaem dizendo que eu tenho que está logado para fazer isso, mas eu estou logado... mas vou tentar novamente...
[13] Comentário enviado por removido em 23/07/2011 - 10:29h
Então Pedro primeiro um abraço e que bom que gostou do artigo. Vamos lá eu coloquei que eu gerencio o disco por Lvm, isso é um sistema de software para que eu possa criar redundâcia no meu servidor, ou seja caso eu queira aumentar ou diminuir meus hds. Isso é bem fácil de ser feito o próprio Sistema operacional deixa você fazer isso na instalação do mesmo.
No caso das partições cada usuário costuma fazer de um jeito, mas a sua não está errada não, mas o que você deve mudar é que o backuppc usa a partição \var\lib\backuppc isso é padrão mas pode ser mudado na configuração do backuppc. Como você fez está correto, mas pode deixar por exemplo a partição \var\lib como sua maior partição pois é onde o backup é armazenado pois assim e deixa uma partição \var de menor tamanho como os outros pois se um dia você precisar desmontar a partição de backup você não para a partição \var entendeu?
E em relação a Distro a ser usada eu costumo usar o Debian mas o Ubuntu também é muito boa e é variada do Debian então estamos falando quase que da mesma distro. Qualquer estou a disposição um grande abraço e boa sorte.
[14] Comentário enviado por pc.charlison em 26/07/2011 - 20:51h
Opa Rafael, Consegui atribuir nota! =P..rsrs
Bom, no caso das parções eu entendi, mas como já ta feito e não deixa muito espaço para \var e não usei LVM é aconselhável eu refazer essas partições?
Eu já até instalei o Babckuppc, conforme o seu artigo, e foi tudo tranquilo..
Agora estou com dúvida na configuração, muitas dúvidas... como estava em uma outra atividade por aqui não tive tempo de mecher esses dois dias, mas amanhã estarei de volta com a mão na massa, o pache2 instalou certinho também, consigo acessar via browser de outra máquita e etc..srsrrs to "fuçando" um pouco pra dar motivação e entender melhor como funciona...
Mas tem um detalhe: eu precisei trocar o IP da máquina para colocar na rede da empresa ai quando tentei acessar novamente http://backuppc/backuppc deu página não encontrada.
tem que fazer alteração em algum conf...??
[15] Comentário enviado por removido em 27/07/2011 - 19:42h
Olá Pedro blza em primeiro me add no skype assim fica mais fácil nosso contato, é rafaelrsr2003.
Cara em relação as partições é como eu te falei cada um tem sua maneira de particionar, já em relação a configuração dentro do pacote do backuppc tem dois arquivos que agora não me recordo o nome, mas um é para configurar o dns das máquinas backupeadas e o outro é para configurar as pastas de backup, a forma de login nas estações e etc. São scripts de fácil configuração. já a última pergunta eu não entedi sobre a troca do ip, qual ip vc trocou, mas é só reconfigurar o apache que dá certo. Me add e a gente se fala mais um abraço.
[16] Comentário enviado por pc.charlison em 28/07/2011 - 16:10h
Ta adicionado rafael...
Eu troquei o IP dá máquina onde está instalado o backuppc mas foi um erro meu mesmo.. xD
to conseguindo sim acessar via browser... valeu..
ah Rafael quanto a essa linha...
# htpasswd /etc/htpasswd/backuppc backuppc
não consegui, mas ao inverter..
# htpasswd /etc/backuppc/htpasswd backuppc deu certo ai troquei a senha..=D..
[17] Comentário enviado por Tacioandrade em 14/05/2012 - 22:00h
Boa noite, primeiramente muito bom artigo. =]
Porem estou tendo um problema aqui ao tentar mudar o diretório onde o backup será feito. Sei que por padrão o backuppc faz o backup no diretório: /var/lib/backuppc, porem no servidor onde gostaria de fazer os backups o /home é a maior partição (por ser um servidor secundário de arquivos também.
Eu primeiramente criei a partição /home/backup e setei as permissões da seguinte forma: chown -R backuppc:backuppc /home/backup e editei o /etc/backuppc/conf.pl, porem quando reinicio o serviço, dá o seguinte erro:
# sudo /etc/init.d/backuppc restart
* Restarting backuppc...
2012-05-14 21:55:17 Can't create a test hardlink between a file in /home/backup/pc and /home/backup/cpool. Either these are different file systems, or this file system doesn't support hardlinks, or these directories don't exist, or there is a permissions problem, or the file system is out of inodes or full. Use df, df -i, and ls -ld to check each of these possibilities. Quitting...