Bitwise - Escovando os bits
Bitwise é uma técnica que consiste, basicamente, em alterar a sequência de bits de uma variável. Nesse artigo, pretendo mostrar como trabalhar com os principais operadores Bitwise na linguagem C.
[ Hits: 37.619 ]
Por: Paulo Dias em 06/02/2015 | Blog: http://naotenhosite.eu.nao.tenho
char a = 0b101; // binario char b = 0xff; // hexa
int main(int argc, char **argv) { char hotel;
hotel = 0b101; //temos 2 quartos ocupados ( 0000 0101 )
return 0; }
// o quarto é um valor entre 0 e 7 inclusive, // seria importante testar esse valor int estaOcupado( char hotel, int quarto ) { char teste = 1; // 0000 0001 // rotaciona para que o bit ligado fique no quarto desejado teste = teste << quarto; // se o retorno for diferente de 0 o quarto esta ocupado return hotel & teste; } int main(int argc, char **argv) { char hotel; hotel = 0b101; if( estaOcupado( hotel, 0 ) ) printf(" O quarto 0 esta ocupado \n" ); return 0; }
void ocuparQuarto( char* hotel, int quarto ) { char teste = 1; // 0000 0001 teste = teste << quarto; // o bit ligado do teste garante que o quarto vai ficar ocupado, // os outros bits do teste estão desligados e não vão alterar o hotel *hotel = *hotel | teste; } int estaOcupado( char hotel, int quarto ) { char teste = 1; // 0000 0001 teste = teste << quarto; return hotel & teste; } int main(int argc, char **argv) { char hotel; hotel = 0b101; if( estaOcupado( hotel, 1 ) ) printf(" O quarto 1 esta ocupado \n" ); else printf(" O quarto 1 nao esta ocupado \n" ); ocuparQuarto( &hotel, 1 ); if( estaOcupado( hotel, 1 ) ) printf(" O quarto 1 esta ocupado \n" ); else printf(" O quarto 1 nao esta ocupado \n" ); return 0; }
void liberarQuarto( char* hotel, int quarto ) { char teste = 1; // 0000 0001 teste = teste << quarto; // inverte o teste, 0000 0001 fica 1111 1110 teste = ~teste; // o bit desligado do teste garante que o quarto vai ser liberado, // os bits ligados do teste não alteram o hotel. *hotel = *hotel & teste; } void ocuparQuarto( char* hotel, int quarto ) { char teste = 1; // 0000 0001 teste = teste << quarto; *hotel = *hotel | teste; } int estaOcupado( char hotel, int quarto ) { char teste = 1; // 0000 0001 teste = teste << quarto; return hotel & teste; } int main(int argc, char **argv) { char hotel; hotel = 0b101; if( estaOcupado( hotel, 1 ) ) printf(" O quarto 1 esta ocupado \n" ); else printf(" O quarto 1 nao esta ocupado \n" ); ocuparQuarto( &hotel, 1 ); if( estaOcupado( hotel, 1 ) ) printf(" O quarto 1 esta ocupado \n" ); else printf(" O quarto 1 nao esta ocupado \n" ); liberarQuarto( &hotel, 1 ); if( estaOcupado( hotel, 1 ) ) printf(" O quarto 1 esta ocupado \n" ); else printf(" O quarto 1 nao esta ocupado \n" ); return 0; }
Zoneminder: Substituindo um Unifi NVR
MathML - Mathematical Markup Language
Como criar um box para o Vagrant
JavaScript - Programação orientada a objetos
Personalize seu shell na entrada de seu logon
Simples e rápido: matando todos os processos de um usuário
Introdução ao Fortran (parte 1)
Reconhecimento de Voz no Linux
Vou voltar moderar conteúdos de Dicas e Artigos (0)
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Como renomear arquivos de letras maiúsculas para minúsculas
Imprimindo no formato livreto no Linux
Vim - incrementando números em substituição
Efeito "livro" em arquivos PDF
Como resolver o erro no CUPS: Unable to get list of printer drivers
Instalação Uefi com o instalador clássico do Mageia (1)
[Python] Automação de scan de vulnerabilidades
[Python] Script para analise de superficie de ataque
[Shell Script] Novo script para redimensionar, rotacionar, converter e espelhar arquivos de imagem
[Shell Script] Iniciador de DOOM (DSDA-DOOM, Doom Retro ou Woof!)
[Shell Script] Script para adicionar bordas às imagens de uma pasta