Para utilizar a
BGE é necessário ter o
Blender instalado. Para o exemplo será utilizada a versão 2.49. Para acessar os
Logic Bricks, acesse a ferramenta Logic na Buttons Windows (parte inferior) do Blender ou pressione F4. Com a ferramenta Logic sendo visualizada é possível adicionar sensores para objetos já criados e caracterizar objetos com propriedades físicas através do Bullet.
Ao abrir o Blender já existe criado na 3D View um cubo. Explicar como modelar outros objetos mais complexos foge do escopo do artigo, que é apresentar a BGE. Por isso, utilizaremos o cubo para explicar na prática como utilizar os sensores, controladores e atuadores.
Clique com o botão direito do mouse sobre o cubo e veja que é possível adicionar sensores, controladores e atuadores ao cubo na Buttons Window.
Adicionaremos primeiramente um sensor:
Observe que abaixo de 'Sensors' existe a palavra 'Cube', que é o nome do objeto selecionado, seguido da palavra 'Add'. Clique sobre 'Add' para adicionar um novo sensor ao cubo. O sensor adicionado é do tipo 'Always', aquele que gera pulsos a todo instante. Clique na seta ao lado de 'Always' e altere para 'Keyboard'. Isso fará o sensor gerar pulsos quando teclarmos a tecla especificada. Mas ainda falta especificar a tecla. Clique sobre o espaço vazio à direita de 'Key' e pressione a tecla para cima quando solicitado.
Adicione agora um controlador:
Abaixo da palavra 'Controllers' existe a palavra 'Cube' novamente, clique na palavra 'Add' do lado direito. O controlador adicionado é do tipo 'AND' e satisfaz nossas necessidades.
Adicione para finalizar um atuador:
Abaixo da palavra 'Actuators' existe novamente a palavra 'Cube', ao lado dela, clique em 'Add'.
Agora foi adicionado um atuador do tipo Motion. Isso possibilita que o cubo se movimente.
Observe que nas propriedades do atuador existem duas linhas chamadas Loc e Rot. Loc possibilita que o objeto se locomova no(s) eixo(s) especificado(s). Cada uma dessas palavras é seguida de 3 números no formato ponto-flutuante. Esses números indicam a movimentação nos eixos x, y e z respectivamente. Aumente o valor de y na linha correspondente a Loc para 0.1.
Conectando sensor, controlador e atuador:
Agora que temos um sensor, um controlador e um atuador, basta conectá-los.
Para isso observe que do lado direito do sensor existe uma pequena esfera amarelada. Clique sobre ela e arraste-a até o espaço correspondente do lado esquerdo do controlador criado. Repita o procedimento do controlador para o atuador.
Agora os três itens devem estar conectados da seguinte maneira: Sensor => Controlador => Atuador.
Mude para a câmera 0 e clique em 'P' para visualizar o que acontece. Quando clicamos em 'P', adentramos no modo de teste do jogo. Teclando na seta para cima, podemos movimentar o cubo no eixo y até que ele desapareça. Clique em 'ESC' para sair do modo de teste do jogo.
Repita o procedimento para os outros movimentos:
Repita o procedimento adaptando teclas nos sensores e números nos atuadores para movimentar cubo em todas as direções.
Clique na url para baixar o primeiro exemplo:
Exemplo1BlenderGameEngine.blend - 4shared.com
No exemplo incluí as movimentações no eixo x, y e rotação em torno do eixo z.
Para incluir rotação no seu exemplo, basta adicionar um sensor para a tecla de rotação (no meu exemplo utilizei 'R'). Um controlador AND e um atuador que possua o atributo Rot, alterado em sua última coluna para 1.0. Não se esqueça de linkar os blocos.
Pronto, esse é o primeiro exemplo, mas ainda tem mais...