Blender para todos! - Parte III

Chegamos então na terceira parte desta série, que visa levar o 3D para a comunidade de Software Livre e outros
interessados, sem restrições. Vamos aprender a importar vetores para o Blender, fraturar objetos 3D e o melhor,
Explosões 3D!

[ Hits: 24.190 ]

Por: Guilherme RazGriz em 14/02/2012 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Fraturar e Explodir Objetos



Chegou a hora de 'apimentarmos' a nossa relação com os objetos no Blender, literalmente transformando os mesmos em PEDACINHOS !

Isso mesmo, nós vamos aprender a FRATURAR objetos! Mas o que vem a ser isso ?

Fraturar é o mesmo que partir um objeto em vários pedaços independentes, que podem ser animados ou não, de acordo com a nossa vontade!

Vamos ver isso na prática?

Comecemos transformando o nosso vetor em Mesh para podermos fazer o serviço direito.

Para tanto precione: Alt+c do seu teclado, e selecione a opção 'Mesh from Curve':
Linux: 
Blender para todos! Parte III

Feito isto, vá nas Propriedades do Blender. Em: Preferências, habilite a extensão denominada 'Fracture Tools' - não é necessário fechar o Blender para isso . Uma vez habilitada, selecione o objeto alvo e aperte a barra de espaço, digitando a palavra do nosso recurso desejado:
Linux: Blender 
para todos! Parte III

Feito isso, basta escolher o número de pedaços e a forma de corte (existe várias possibilidades), mas por hora, escolha apenas o número de pedaços e clique em 'Execute'.

* Esse processo pode demorar se a sua máquina for lenta, ou, se o vetor for complexo. Então, não estranhe se as coisas demorarem mais do que alguns minutos, em alguns casos.
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Depois que ele terminar, aperte a tecla Z, assim poderemos ver os pedaços com clareza!
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Linux: Blender para 
todos! Parte III

Agora podemos animá-los individualmente ou, fazer o que desejarmos com eles!

Agora vamos para a próxima página EXPLODIR algumas coisas. =]

Quick Explode

Todo mundo adora explosões... Então vamos aprender a explodir coisas com o Blender, sem esforço!

Pegando o mesmo vetor transformado em Mesh, mas sem fraturá-lo (não quero fazer nada individualmente com os pedaços), basta clicar em 'Object', navegar até a aba denominada: 'Quick Effects' e clicar em: 'Quick Explode' !
Linux: Blender para 
todos! Parte III

E temos um baita estrondo!
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Agora, tanto podemos salvar como imagem única qualquer parte da explosão ou, como animação mesmo!
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Enquanto a animação renderiza, sugiro a você tomar um café, pois, dependendo dos fatores de qualidade pedidos ao Blender, as coisas podem demorar, sobretudo se o seu processador não for lá essas coisas ou, você resolva fazer outras tarefas que exijam bastante do teu equipamento:
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Vejam o vídeo:

E por hoje é só pessoal!

Na próxima parte, nós vamos aprender a trabalhar com textos 3D e efeitos de transparência.

Até lá!
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Inkscape? Não era 'Blender para todos!'?
   2. Fraturar e Explodir Objetos
Outros artigos deste autor

Blender - Como fazer um planeta 3D

Tempestade de cor

Programação visual (módulo 03)

Anima Beat

Website com o Gimp

Leitura recomendada

Xorg 7.0 no Slackware 10.2

Criação de imagem com o Gimp

ATI 200M + XGL no Gentoo

XGL no Slackware 10.2

Criando vídeo DVD no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por levi linux em 14/02/2012 - 13:46h

Parabéns, ótimo artigo, pelo visto em pouco tempo, teremos um curso completo de Blender, 11!

[2] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/02/2012 - 19:50h

Parabéns Guilherme, ótima série!

Abraço!

[3] Comentário enviado por _andre_galdino em 15/02/2012 - 09:14h

Parabéns pelo artigo. Muito bom mesmo!

Abraço.

[4] Comentário enviado por junqueira em 26/12/2014 - 23:04h

Onde eu baixo a imagem?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts