O Cacic foi desenvolvido pelo Escritório Regional da DATAPREV no Espírito Santo e é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras.
O manual a seguir foi criado e é mantido por diversos autores com o objetivo de documentar a instalação do Gerente e do Agente CACIC em suas últimas versões estáveis no Debian. Os créditos e links originais estão na parte CRÉDITOS deste artigo (2).
Bom, vamos começar! Primeiramente certifique-se que seus repositórios do apt-get estejam configurados e execute:
Edite o arquivo /etc/pam.d/vsftpd e comente (adicionar #) no início a linha contendo "pam_shells.so", seguindo o exemplo:
#auth required pam_shells.so
Dê um reload no vsftpd e teste o login no FTP:
# /etc/init.d/vsftpd reload
# ftp localhost
Digite o usuário "ftpcacic" e a senha que você definiu anteriormente (ex: cacic06).
Caso o login não funcione, revise os passos anteriores, confirmando se utilizou a senha correta, se o vsftpd.conf está como definido e se você comentou a linha do pam_shells.so no /etc/pam.d/vsftpd.
Configurando o Apache
Altere a configuração do seu php.ini (Apache 1.3: /etc/php4/apache/php.ini; Apache 2: /etc/php4/apache2/php.ini) de:
register_globals = Off
para:
register_globals = On
Ative o PHP4 no Apache, caso o Debian já não tenha feito isso.
Apache 1.3
Edite o arquivo /etc/apache/modules.conf, garantindo que exista a seguinte linha e ela não esteja comentada:
Edite o arquivo /etc/apache/httpd.conf e descomente - ou adicione - a seguinte linha:
AddType application/x-httpd-php .php
Recarregue as configurações do Apache:
# /etc/init.d/apache reload
Apache 2
Certifique-se que há links simbólicos criados no diretório /etc/apache2/mods-available para php4.load e php4.conf.
Para confirmar se o ambiente Apache/Apache2, MySQL e PHP4 está correto, use a função PHPINFO(). Para visualizá-lo, basta abrir no navegador o endereço http://localhost/teste.php. Estando em ordem, aparecerá a página trazendo informações sobre os serviços acima. Antes de testar execute o comando abaixo para criar a página teste.php
[6] Comentário enviado por mpinho em 28/04/2006 - 23:20h
Eu venho acompanhado o desenvolvimento do Cacic desde que ele se tornou público e a maior limitação por enquanto que vejo nele é que há um cliente linux básico, feito em Perl a partir de uma adaptação do cliente do OCSinventory (http://ocsinventory.sourceforge.net/), mas o cliente está sendo reescrito em Python. Não testei ainda essa nova versão. Também acho o ritmo de desenvolvimento um pouco lento por haver um predomínio de desenvolvedores em diversos órgãos públicos. Mas torço para o sucesso do projeto e espero poder usá-lo em produção e colaborar.
Eu pessoamente venho usando por enquanto o OCSinventory com sucesso e acho sua concepção mais bem bolada, especialmente agora quando irá se unir com o software GLPI
[7] Comentário enviado por Xxoin em 01/05/2006 - 03:24h
Fabuloso!!!
Aplausos para a Equipe de desenvolvimento, e para os que de um modo ou outro estão trabalhando na documentação, onde se inclui o autor do artigo: drosenfeld .
[8] Comentário enviado por rafamb em 01/05/2006 - 04:47h
Excelente artigo, serve pra apresentar o CACIC pro pessoal que nunca tinha ouvido falar, e ainda vem com um tutorial de instalação e utlização excelente.
[9] Comentário enviado por nictuku em 08/05/2006 - 18:06h
Só uma observação. Não há no artigo original a indicação de que o conteúdo poderia ser distribuído. Eu, como um dos autores, não vejo problemas nisso, mas é um mau costume copiar um conteúdo sem autorização.
Adaptarei o wiki da comunidade indicando que todos os textos deverão ser licenciados sob uma licença livre (provavelmente alguma versão da Creative Commons). Só assim essa cópia seria devidamente autorizada :-).
[10] Comentário enviado por drosenfeld em 10/05/2006 - 11:56h
Olá Yves Junqueira,
Primeiramente prazer em conhece-lo!!, admiro muito seu trabalho.
Gostaria de esclarecer que ESTE TUTORIAL NÃO FUI PUBLICADO SEM AUTORIZAÇÃO.
Falei diretamente com a Sra. Rejaine Monteiro(autora original do tutorial), pedindo autorização. Rejaine aprovou a idéia e sugeriu para entrar em contato com os demais autores também o Sr. Corinto Meffe. Falei com o Sr. Corinto que atestou a idéia e inclusive me enviou material extra para colocar no artigo.
Tentei entrar em contato inclusive com você, mais não tive sucesso.
Acho a idéia dos textos serem licenciados ótimos, evitará ocorrer este tipo de confusão.
[13] Comentário enviado por segalla em 25/05/2006 - 10:21h
Devo ser meio retardado, não consegui baixar o CACIC.
Primeiro pede usuário e senha, depois achei em outro lugar pra por Nome e Email que entram em contato. Não entraram até agora.
Bom, empresa do governo o que mais poderíamos esperar.
E o povo burro ainda vai votar no bando de novo, cada povo tem o governo que merece, afinal se o povo não sabe de nada porque o presidente deveria saber de alguma coisa, ele é do povo.
[14] Comentário enviado por xbunecox em 07/06/2006 - 11:45h
eu tive o seguinte problema ao startar o httpd do apache, estou usando a distro mandriva e estou seguindo o manual que eles disponibilizam... porem os pacotes do apache o sistema não achou com o comando urpmi, quando fui baixar e instalar ele diziar que já estava instalado, ocorri o seguinte erro...
Starting httpd: Syntax error on line 3 of /etc/httpd/modules.d/14_mod_auth_radius.conf:
Cannot load /etc/httpd/extramodules/mod_auth_radius.so into server: /etc/httpd/extramodules/mod_auth_radius.so: undefined symbol: ap_snprintf
[17] Comentário enviado por jogenio em 10/03/2008 - 16:46h
olá gente, estou com problemas, o ftp tah ok, nas estações faço todas as configurações, no gerente tbm fiz, mais nao starta o serviço, alguem tem alguma idéia?? não consigo puxar nenhuma informação das maquinas..
ogrigado