Para os usuários do Debian, o aptitude ainda se impõe como uma ferramenta importante, principalmente quando criamos um CD ou DVD repositório para (re)instalações do sistema.
Na era dos live CDs remasterizados, o Aptitude ainda se impõe como uma ferramenta importante para os usuários Debian. Mais leve e tão prático quanto o Synaptic, seu uso fica otimizado quando criamos um CD repositório com os pacotes que mais gostamos no intuito de, em próxima instalação, já estarmos com tudo a mão, sem a necessidade de baixar nada da rede. O propósito deste artigo é apresentar a receita para construir tal CD.
Antes de mais nada, esteja certo de que você tem instalado o pacote apt-utils. Com o apt-utils instalado, atualize a lista dos repositórios - cuidado, repositório e não supositório - para os mais desavisados. :-)
# aptitude update
Usando o aptitude, todos os pacotes baixados para serem instalados no sistema são estocados no diretório /var/cache/apt/archives. Com isso em mente, crie um diretório na sua pasta de usuário, que conterá um segundo diretório, e que por sua vez conterá os arquivos .deb para a construção do CD repositório.
cd ~/
$ mkdir -p ~/aptrepo/aptarxv
O comando mkdir vai criar o diretório "aptarxv" e também todos os diretórios intermediários até chegar nele, caso não existam, por causa da opção -p.
Copie todos os arquivos em cache pelo aptitude para o diretório ~/aptrepo/aptarxv: