Podem achar estranho, (Viva o
Linux) mas você terá um avanço muito mais rápido no aprendizado desta linguagem se começar de uma plataforma Windows e depois migrar para o Linux.
Baixem a guarda por algum tempo e veja que tenho razão!!!!
Embora a linguagem
Euphoria tenha sua versão Linux e também bibliotecas para Cross-Platform (roda simultaneamente e qualquer sistema), é muito mais fácil começar com uma instalação Windows por muitos motivos.
Por isso este artigo conduz para uma instalação Windows, mas você pode caminhar com os próprios pés e partir diretamente para uma instalação Linux. É só acessar o site
www.rapideuphoria.com e um abraço!!!!
O que é Euphoria
Mas continuando, o que é Euphoria?
Trata-se da Linguagem de Programação.
Euphoria pode ser usada na linha de comando, nas janelas gráficas de programas tais como do Windows Explorer, Dolphin, Konkeror, bem como em IDE que foi feito com a própria linguagem Euphoria (fonte disponível).
Essa IDE lembra a funcionalidade do Delphi ou Kylix. Para adicionar botões, janelas, calendários, relógios, barras de rolagem etc, basta clicar, arrastar e o componente vai para a janela. Mudar cores, tamanhos e textos, é pura moleza.
Rapidez: Palavra de ordem na linguagem Euphoria
Euphoria permite rodar programas de forma interpretada, permitindo um "bateu-levou" super rápido, ou seja, após fazer uma modificação no arquivo-fonte, você pode rodar instantaneamente o programa, sem ter que esperar por processamentos de compilação.
Isso porque Euphoria permite rodar seu código-fonte pelo modo interpretado, produzindo resultados exatamente iguais ao que se obtém com o arquivo compilado. Euphoria também tem recursos para transformar seu código fonte em um super-veloz PGM.EXE usando um conversor de código-fonte para pura linguagem "C" e depois compilando em um único arquivo .EXE.
Você poderá então distribuir seu software em forma de PGM.EXE que manterá seu código fonte absolutamente inviolável.
Sem segredos, versátil
Você terá acesso aos códigos fontes de tudo. Poderá abrir os fontes do Interpretador, do compilador, do IDE, poderá modificá-los à seu gosto e o que é melhor... Após qualquer modificação poderá rodá-los sem ter que compilar, testando suas mudanças na base do "vapt-vupt" ou "bateu-levou".
Para matar a concorrência de inveja, a Euphoria pode rodar diretamente no Linux, bastando baixar a versão para esse fim.
Euphoria, na sua versão Windows, roda muito bem com o Wine dentro do Linux. Mas como o Wine não tem o Windows Explorer, perde algumas facilidades, você terá que configurar o navegador Dolphin ou equivalente para abrir os programas-fonte tal como o Win Explorer.
Instalar e usar
Para baixar o sistema (Windows) completo:
Ao baixar e executar o arquivo acima, você terá à sua disposição todo o sistema Euphoria, a biblioteca win32lib.ew que contém todas as APIs do Windows e o IDE com seu console para produzir aplicativos.
Mais tarde e opcionalmente, use o SNV repository para dar um update na instalação do Euphoria, usando este endereço:
Após a instalação, abra o Windows Explorer, vá até a pasta C:\EUPHORIA\DEMO e vá dando duplos-clicks em qualquer arquivo das sub-pastas e verá o Euphoria rodando exemplos de programas em seu interpretador.
Dúvidas?
Responderei na medida do possível. Ou fale direto com os pais da criança, no fórum Euphoria.