Graças às ferramentas e a filosofia da distribuição, criar pacotes para o Arch Linux é bem mais fácil do que parece (e do que nas outras distribuições). Neste artigo você vai saber como.
# Contributor: Hugo Doria <hugodoria at archlinux-br.org>
pkgname=billreminder
pkgver=0.3.1
pkgrel=1
pkgdesc="small and quick accounting application designed to allow for easy tracking of bills"
arch=("i686" "x86_64")
url="http://billreminder.sourceforge.net/"
depends=("python-pysqlite" "python-notify" "dbus-python" "setuptools" "desktop-file-utils" "pygobject" "pygtk" "pil" "perlxml")
license=("MIT")
source=(http://billreminder.googlecode.com/files/${pkgname}-${pkgver}.tar.bz2)
md5sums=("d2ee06635ae8fc1f5746634c28e48858")
build() {
cd ${startdir}/src/${pkgname}-${pkgver}
./configure --prefix=/usr
make || return 1
make DESTDIR=$startdir/pkg install
}
Agora que você tem um PKGBUILD pronto, basta entrar no diretório onde ele está e digitar:
$ makepkg
Deixe-o trabalhar e se tudo estiver certo, depois de algum tempo você verá uma mensagem como essa:
==> Finished making: billreminder (Thu May 8 20:34:57 BRT 2008)
Isso significa que seu pacote foi criado com sucesso e está pronto para uso. É só distribuir pros amigos ou instalá-lo com:
# pacman -U pacote.pkg.tar.gz
Pronto. É isso. Pode parecer assustador de início, mas depois de uns três pacotes você vai pegar o jeito e ver que tudo é muito, muito simples. Depois de alguma prática você vai estar criando pacotes em 5 minutos. Pode apostar. :P
Existem, claro, pacotes que são mais complexos de serem criados (é o caso do kernel), mas a maioria é bem simples mesmo. Eu ainda farei um artigo mostrando algumas dicas e alguns usos mais complexos do PKGBUILD. Por enquanto você pode ir lendo a manpage do PKGBUILD (man PKGBUILD) e os artigos abaixo:
Recomendo que você crie alguns pacotes para os programas que mais gosta e depois coloque-os no AUR (uma outra coisa bem legal do Arch). Se os pacotes forem legais e o pessoal gostar, eles vão votar e há uma boa chance de seu pacote entrar nos repositórios oficiais do Arch e, dependendo das suas contribuições, você virar um Trusted User. Eu falarei mais sobre o AUR e os Trusted Users em outro artigo. Por hoje chega. #)
[4] Comentário enviado por kalib em 31/07/2008 - 08:06h
Excelente artigo..Demonstrou o quão simples é criar pacotes para o Arch Linux. Distribuição esta que vem ganhando cada vez mais prestígio por conta de sua estabilidade e eficiência no que se prontifica a fazer seguindo sua filosofia. ;]