Quando vamos compilar o kernel precisamos saber informações da nossa máquina, para ter um sucesso mais satisfatório e assim fazer um kernel no estilo luva, que caberá certinho para sua máquina.
Existem alguns métodos para obter informações do seu sistema, irei te passar 4 formas de se fazer isto, que se usadas em conjuntos ficam bem completas.
Então não tenha preguiça!
- lspci
- lsusb
- cpuinfo
- lsmod
É interessante você redirecionar as saídas para algum arquivo em texto ou algo do gênero, para você estudar mais com calma todos os seus componentes necessários.
lspci -v
$ lsusb -v
$ lsmod
$ cat /proc/cpuinfo
NOTA: você pode usar dois 'v' para ficar mais verboso ainda, ex.:
lspci -vv
Caso queira redirecionar a saída para um arquivo, use '>/diretorio', exemplo:
lspci -v > /home/slackjeff/lspci.txt
Garimpando o .config
Após um breve entendimento sobre como dar uma peneirada no .config, vamos começar a nossa brincadeira! Ainda nas pasta /usr/linux siga.
Na documentação do Kernel há um pedido para antes de tudo limpar a "sujeira" do fonte... para isto rode:
# make mrproper
Vamos começar a configurar o kernel agora, para isto rode o comando:
# make menuconfig
Saída:
HOSTCC scripts/basic/fixdep
HOSTCC scripts/kconfig/mconf.o
SHIPPED scripts/kconfig/zconf.tab.c
SHIPPED scripts/kconfig/zconf.lex.c
HOSTCC scripts/kconfig/zconf.tab.o
HOSTCC scripts/kconfig/lxdialog/checklist.o
HOSTCC scripts/kconfig/lxdialog/util.o
HOSTCC scripts/kconfig/lxdialog/inputbox.o
HOSTCC scripts/kconfig/lxdialog/textbox.o
HOSTCC scripts/kconfig/lxdialog/yesno.o
HOSTCC scripts/kconfig/lxdialog/menubox.o
HOSTLD scripts/kconfig/mconf
scripts/kconfig/mconf Kconfig
#
# using defaults found in /boot/config-4.10.14emmi
#
Perceba que acima nesta caixa de dialog está especificando como utilizar o mesmo! Você pode usar o direcional para navegar entre os menus, caso queira alternar para os menus principais (Select, Exit, Help, Save, Load), você pode usar o TAB.
Para fazer um selecionamento rápido perceba que os menus tem uma cor diferente na primeira letra, por exemplo se eu quisesse usar o 'Help' poderia simplesmente aperta a letra 'H' do meu teclado ou 'Save' a letra 'S'.
Vamos agora carregar nosso .config, para isso selecione o 'Load' no menu. Irá abrir uma caixa parecida com esta abaixo, dê um < Ok > para prosseguir.
Após ter feita toda configuração Aperta [Save] e um [Exit] para sair do dialog.
Pronto, agora o seu .config está pronto para receber um dos 2 comandos ditos nos tópicos anteriores (localmodconfig, localyesconfig). Escolha o que mais se adapta a sua situação, em nosso caso vamos usar o 'localmodconfig'. Nesta primeira jornada vamos rodar o 'localmodconfig', note que caso seu kernel compilado seja maior (VERSÃO) que o .config do kernel genérico irá aparecer algumas perguntas leia atenciosamente ou simplesmente tecle [ENTER] para deixar as opções padrões.
# localmodconfig
Após concluir este passo rode o '
make menuconfig' para abrir o menu de opções do kernel.
É de extrema importância que você faça com calma e vá abrindo opção por opção para enxugar bem o seu kernel sem tirar algo necessário para o bom funcionamento do seu hardware.
Caso você está sem muito tempo, pare a configuração, dê um [SAVE] e [QUIT] e retorne outra hora para terminar a configuração.
# make menuconfig
Após feito o processo de escolhas dê um [SAVE] e [QUIT] e saia, após concluir este processo vá para o próximo tópico, agora vamos começar a compilar.