Quando comprei um notebook Vostro 1000 da Dell ano passado, a primeira coisa que fiz foi instalar o
Linux. A distribuição que usei foi a Mandriva One.
Então comecei a configurar as opções especiais dele, algumas foram muito fáceis, como a de hibernar quando abaixa a tampa, mudar o modo de uso de energia quando retira a bateria. Essas opções bastou estar com o acpi habilitado e o programa kpowersave aberto. Esse programa é habilitado automaticamente no Mandriva e KDE, não sei como funciona no Gnome, mas creio que não terá muitos problemas.
O segundo passo foi configurar as teclas FN. Quanto a isso achei bons artigos na internet, como do blog do Eduardo Souza:
Então faltou apenas uma coisa, configurar o brilho. É então que começa a aventura. Primeiro notei que o kpowersave diz que "O hardware não aceita configurações de mudança de brilho". A placa é um ATI e a mudança funcionava perfeitamente no outro sistema operacional que veio instalado no computador e também a mudança funcionava para o brilho máximo, mas não conseguia diminuir. Achei estranho e fui pesquisar e não encontrei resposta em lugar algum da internet. Em todos os lugares falavam que não dava.
Não me convenci e a primeira coisa que fiz foi tentar instalar o drive oficial da AMD, mas não tive sucesso para fazer a mudança. Então por acaso descobri algumas coisas interessantes. A primeira é que mudança de brilho funcionava perfeitamente durante a tela do Grub. Então já passei a pré-configurar o brilho antes de ligar o notebook. Isso resolveu por hora, mas gerava o inconveniente de ter que desligar para configurar novamente.
A segunda e mais importante foi observando os arquivos do acpi no /proc. E é nesse arquivo que faremos a configuração.