Provavelmente sua avó não consegue sozinha configurar o Linux antes de começar a usá-lo e tudo o que ela quer é se divertir com seus joguinhos do Orkut, consumir informação, ler e-mail, ouvir músicas e ver filmes. Ela não quer saber de usar gerenciador de pacotes, editar arquivos de configuração e habilitar serviços. Que tal entregar um Linux todo configurado para sua avó?
Mudar papel de parede: botão direito na área de trabalho, Preferência da área de trabalho -> papel de parede. Para ilustrar escolhi Curve.jpg:
Antes
Depois
Mudar tema: menu Preferência -> personaliza visual -> Widget. Para ilustrar escolhi Shiki-wise-LXDE:
Antes
Depois
Mudar borda de janela: menu Preferência -> personalizar visual -> borda de janela. Para ilustrar escolhi Mint-X-Openbox.
Antes
Depois
Caso queira poderá mudar outras coisas como ícones, cursor do mouse e outros. Eu resolvi mudar o tamanho da fonte para 9:
Na área de trabalho também:
Outras opções estão disponíveis no menu Preferências -> Openbox Configuration Manager:
Por fim você terá um sistema completo:
Conclusão
Essas foram dicas fáceis e resumidas para ajudá-lo a configurar o Linux para sua avó. Parti da ideia de que o leitor não é completamente leigo em Linux, embora possa ser inciante. O artigo também pode ajudar usuários iniciantes a usarem o Linux. Imagino que também sirva para ajudar usuários que pretendem migrar do Windows para o Linux.
Ao final dessas instruções sua avó terá um sistema Linux completo com Java, Flash player, office, programa de torrent, tocador de vídeo, queimador de CD/DVD, etc.
Se você for um usuário iniciante em Linux use esse artigo para dar os primeiros passos no sistema. Estude e pesquise para aprender mais. Não esqueça de fuçar o sistema, as ferramentas e aplicativos. Qualquer dúvida, pesquise na Internet. A galera do VOL está aí!
[5] Comentário enviado por levi linux em 12/10/2011 - 10:55h
Parabéns pelo excelente artigo. Realmente o Mint é um dos Linux mais próximos do usuário final.
Gostaria de fazer uma pergunta o Mint já vem com compiladores GCC instalados por padrão?
Grato,
Levi Gomes
[7] Comentário enviado por levi linux em 12/10/2011 - 12:36h
Muito obrigado!
Estou pesquisando um Linux mais automático para uma colega que quer estudar o sistema.
Pelo artigo acho que a melhor opção até agora é o Mint.
Grato,
Levi
[18] Comentário enviado por davimendes em 13/10/2011 - 15:08h
Boa Xerxes!!! DNS da Google!! show! rsrsrsrs... pena q eu não posso usá-lo, estudo na usp e aqui vc tentar utilizar um dns que não seja da usp, a net não funciona...
[20] Comentário enviado por davimendes em 13/10/2011 - 15:17h
Parabéns cara. Um tuto bem simples até mesmo para quem está chegando agora no mundo linux. Por fim, eu uso Linux Mint e aconselho a todos. Ele é muito bom e estável e muito bonito também. Afinal: Linux Mint - from freedom came elegance!
[23] Comentário enviado por xerxeslins em 13/10/2011 - 22:24h
Milesmaverik, sim desde que ele saiba dar boot pelo DVD, saiba gravar uma ISO, saiba preencher os dados de conexão (3G ou ADSL por exemplo) e particionar o HD durante a instalação caso precise!
[25] Comentário enviado por removido em 14/10/2011 - 21:06h
ótimo artigo xerxeslins. Muito útil e necessário que facilita a vida de muitos.
Mas o que você disse, e nesse ponto concordo com o pinduvoz, dá para fazer até no Ubuntu.
[27] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 17/10/2011 - 14:33h
Xerxes,
Acho que o ultimo tutorial que havia lido, em nível parecido com este seu excelente artigo e na base do praticamente "tela a tela" ao invés de um mais simples "passo a passo", foi nas instruções de instalação do PCLinuxOS ha mais de um ano atras. Talvez nem esteja mais disponível nas versões mais atuais daquela distro.
O seu artigo "matou a pau".
Agora não ha mais desculpas para qualquer leigo deixar de instalar uma distro Linux, alegando desconhecimento.
A escolha do Mint, também foi muito apropriada, pois me pareceu uma das mais amigáveis, completas e fáceis de trabalhar para qualquer nível de usuário.