Provavelmente sua avó não consegue sozinha configurar o Linux antes de começar a usá-lo e tudo o que ela quer é se divertir com seus joguinhos do Orkut, consumir informação, ler e-mail, ouvir músicas e ver filmes. Ela não quer saber de usar gerenciador de pacotes, editar arquivos de configuração e habilitar serviços. Que tal entregar um Linux todo configurado para sua avó?
Se você precisa de drivers Nvidia ou ATI para habilitar aceleração 3D da placa de vídeo, acesse o menu Sistema -> Habilitar driver? E será mostrado algum driver na lista caso seu sistema precise. Caso contrário a lista ficará vazia.
Caso apareça, selecione e mande instalar. Será pedido sua senha.
Quais aplicativos instalar para minha vozinha?
Para fornecer uma experiência bem completa para sua avó será necessário instalar alguns aplicativos para completar os aplicativos que vem instalados por padrão. Porém, dos aplicativos e ferramentas sugeridas fique a vontade para instalar apenas o que julgar necessário.
Navegadores: o navegador Firefox já está instalado por padrão (com plugin JAVA e Flash). Porém outras opções recomendadas são Opera e Chromium.
Bate-papo: por padrão há o Pidgin (multi-protocolo) e Xchat (cliente para IRC), mas é interessante instalar o Skype.
Gerenciadores de e-mail:: o padrão é o Thunderbird. Para quem usa esses gerenciadores o Thunderbird é um ótimo aplicativo. Opcionalmente pode-se instalar o Evolution.
Clientes P2P: o Bittorrent é padrão. Pode-se adicionar o aMule.
Escritório: Por padrão há o Gnumeric editor de planilhas e um processador de textos chamado Abiword. Mas é recomendado instalar o LibreOffice completoto e o Adobe Reader.
Multimídia: por padrão temos Exaile, VLC e Gnome MPlayer. Creio que esse conjunto seja mais que suficiente. Outras opções incluem o Sound Juicer (ripador de CD), Amarok (player muito completo), Totem, XMMS, Rhythmbox e Gtkpod, caso queira integração com iPhone ou iPod.
Queimadores de CD/DVD: por padrão Xfburn, mas há outras opções bem mais completas que podem ser instaladas como Brasero, K3b e K9Copy (ótimo para fazer cópias de segurança de CDs e DVDs).
Desenvolvimento: nada por padrão. Caso sua avó queira usar uma ferramenta de desenvolvimento, uma bem completa seria Eclipse. Uma leve seria Geany e para web, Bluefish.
Imagem: o Gimp vem por padrão e creio que seja suficiente. É um editor completo. Para desenhos vetoriais pode-se instalar o Inkscape.
Outros:Google Earth (para sua avó viajar pelo mundo), VirtualBox (para usar máquinas virtuais), ttf-mscorefonts (aumentar quantidade de fontes), PlayOnLinux (para instalar programas de Windows no Linux), gnome-ppp (front-end para o Wvdial. Muito bom para conexão 3G), non-free-codecs.
[5] Comentário enviado por levi linux em 12/10/2011 - 10:55h
Parabéns pelo excelente artigo. Realmente o Mint é um dos Linux mais próximos do usuário final.
Gostaria de fazer uma pergunta o Mint já vem com compiladores GCC instalados por padrão?
Grato,
Levi Gomes
[7] Comentário enviado por levi linux em 12/10/2011 - 12:36h
Muito obrigado!
Estou pesquisando um Linux mais automático para uma colega que quer estudar o sistema.
Pelo artigo acho que a melhor opção até agora é o Mint.
Grato,
Levi
[18] Comentário enviado por davimendes em 13/10/2011 - 15:08h
Boa Xerxes!!! DNS da Google!! show! rsrsrsrs... pena q eu não posso usá-lo, estudo na usp e aqui vc tentar utilizar um dns que não seja da usp, a net não funciona...
[20] Comentário enviado por davimendes em 13/10/2011 - 15:17h
Parabéns cara. Um tuto bem simples até mesmo para quem está chegando agora no mundo linux. Por fim, eu uso Linux Mint e aconselho a todos. Ele é muito bom e estável e muito bonito também. Afinal: Linux Mint - from freedom came elegance!
[23] Comentário enviado por xerxeslins em 13/10/2011 - 22:24h
Milesmaverik, sim desde que ele saiba dar boot pelo DVD, saiba gravar uma ISO, saiba preencher os dados de conexão (3G ou ADSL por exemplo) e particionar o HD durante a instalação caso precise!
[25] Comentário enviado por removido em 14/10/2011 - 21:06h
ótimo artigo xerxeslins. Muito útil e necessário que facilita a vida de muitos.
Mas o que você disse, e nesse ponto concordo com o pinduvoz, dá para fazer até no Ubuntu.
[27] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 17/10/2011 - 14:33h
Xerxes,
Acho que o ultimo tutorial que havia lido, em nível parecido com este seu excelente artigo e na base do praticamente "tela a tela" ao invés de um mais simples "passo a passo", foi nas instruções de instalação do PCLinuxOS ha mais de um ano atras. Talvez nem esteja mais disponível nas versões mais atuais daquela distro.
O seu artigo "matou a pau".
Agora não ha mais desculpas para qualquer leigo deixar de instalar uma distro Linux, alegando desconhecimento.
A escolha do Mint, também foi muito apropriada, pois me pareceu uma das mais amigáveis, completas e fáceis de trabalhar para qualquer nível de usuário.