Mesmo com suas centenas de ferramentas de segurança, o BackTrack dá um ótimo desktop, isso porque a sua nova versão tomou como base o Ubuntu Linux. Nesse artigo pretendo abordar um pouco da utilização do BT4, como é chamado pelos seus usuários, como
BackTrack é uma distribuição Linux voltada para segurança, para ser mais exato, testes de penetração. Por essas habilidades o BackTrack é muito apreciado no mundo dos hackers.
Segue abaixo um texto retirado da Wikipédia, que conta melhor a história dessa distribuição:
"Foi evoluído da combinação de duas distribuições bem difundidas - Whax e Auditor Security Collection. Juntando forças e substituindo essas distribuições, BackTrack ganhou uma popularidade massiva e foi eleito em 2006 como a Distribuição Live de Segurança número 1 em sua categoria, e 32º no geral, pela Insecure.org. Profissionais de segurança, assim como novatos, estão usando BackTrack como seu kit de ferramentas favorito pelo mundo todo.
BackTrack tem uma longa história e foi baseado em várias distribuições de Linux diferentes até agora ser baseado em uma distribuição Linux Slackware e os scripts do live CD correspondentes por Tomas M. (www.slax.org). Cada pacote, configuração de kernel e script é otimizado para ser utilizado pelos testadores de penetração de segurança. Patches e automação têm sido adicionados, aplicados e desenvolvidos para oferecer um ambiente organizado e pronto para a viagem.
Após ter chegado em um procedimento de desenvolvimento estável durante os últimos lançamentos, e consolidando feedbacks e complementos, o time focou-se em dar suporte a mais dispositivos de hardware, e novos dispositivos, bem como oferecer mais flexibilidade e modularidade por meio da reestruturação de processos de construção e manutenção. Com a atual versão, a maioria das aplicações são construídas como módulos individuais que ajudam a acelerar os lançamentos de manutenção e correções.
Por Metasploit ser uma das ferramentas-chave para a maioria dos analistas, ele é estreitamente integrado no BackTrack e ambos os projetos colaboram juntos para sempre providenciar uma implementação detalhada do Metasploit dentro das imagens do CDROM do BackTrack ou nas futuras imagens de virtualização mantidas e distribuições da remote-exploit.org (como aplicações de imagens VMWare).
Ser superior e fácil de usar é a chave para um bom Live-CD de segurança. Pega-se coisas um passo adiante e alinha o BackTrack às metodologias de teste de penetração e frameworks de avaliação (ISSAF e OSSTMM). Isso irá ajudar nossos usuários profissionais durante seus pesadelos de relatório diário.
Atualmente BackTrack consiste de mais de 300 ferramentas diferentes e atualizadas, que são logicamente estruturadas de acordo com o fluxo de trabalho de profissionais de segurança. Essa estrutura permite até novatos encontrar as ferramentas relacionadas a uma tarefa específica para ser cumprida. Novas tecnologias e técnicas de teste são combinadas no BackTrack o mais rápido possível para mantê-lo atualizado.
Nenhuma plataforma de análise comercial ou livremente disponível oferece um nível equivalente de usabilidade com configuração automática e foco em testes de penetração."
[2] Comentário enviado por kalib em 03/07/2009 - 10:48h
Backtrack é realmente uma ótima opção para quem está começando seus estudos na área de segurança. ;]
Ferramentas já prontas para alguns testes e estudos de vulnerabilidades.
[]'s
[3] Comentário enviado por removido em 03/07/2009 - 14:15h
backtrack eh daora, ja usei a versao 2, 3 e 4, ja instalei todas aki, mas retirei tudo, vou instalar dnovo quando sair uma versao final do bt4, bacana o artigo, mas ja tive muitos problemas com o bt3 como desk, por isso nao arrisco dnovo
[5] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 04/07/2009 - 08:55h
Gostei o material sobre o backtrack.
Mais eles ja queriam uma instalação gráfica ja ha muito tempo.
Mais não tinham terminando ainda .
Então foi dificultoso achar material de como instala-lo.
mais eu tava discutinho com o pessoal aqui.
Ele tava com uma base mais slackware.
Se ele seguisse o modo de instalação do Slackware não teria problemas.
Pois muitos aqui realmente deve conhecer algo ou usa-lo.
Mais pelo menso a instalação gráfica ficará de boa.
Mais Beado no Ubuntu ja não achei muita coisa não.
ps: To baixando a iso e vou testa-lo para ver no que é que da.
Espero resultados satisfatórios
[8] Comentário enviado por removido em 04/07/2009 - 13:59h
eu percebi que nessa versao eh do ubuntu
a versao 3 era do slax 6, que seria o slackware 12.1
agr eles se esforçaram um pouco mais e colocaram coisas para desktop, nao que agr eh facil por ser ubuntu, mas sim por ter mais conteudo para o usuario como desktop, antes o backtrack nem era bem um SO e sim soh uma ferramenta para usar quando precisar
bt3 698 MB "nao to lembrando"
bt4 +1300MB "agr realmente virou uma distribuição usavel para desk"