Banco de dados
Primeiro vamos criar o nosso banco de dados de exemplo. Bem, eu não vou explicar como usar o
Sqliman, ele é uma ferramenta de manipulação de banco de dados bem simples e intuitiva, e se você está lendo este artigo, creio que tenha conhecimento suficiente para fazê-lo, seria redundância. Nesse nosso exemplo eu vou usar parte de um aplicativo que estou fazendo pra controlar minhas despesas pessoais, do meu jeito.
O objetivo deste artigo é mostrar de forma objetiva como realizar procedimentos básicos de programação, então vamos abordar a criação da parte gráfica do programa, vamos falar de como usar controles e eventos simples na nossa aplicação, como botões, caixas de textos, janelas, diálogos, listas, o básico necessário da linguagem Python e como fazer as principais operações com banco de dados como SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE. Vou usar a tabela de usuários da minha aplicação como base do exemplo, vamos cadastrar, verificar login, listar, alterar dados e excluir. Enfim, nossa tabela no banco será criada assim:
CREATE TABLE "usuarios" (
"id" INTEGER PRIMARY KEY AUTOINCREMENT NOT NULL,
"user" VARCHAR(20) NOT NULL,
"nome" VARCHAR(50) NOT NULL,
"senha" VARCHAR(8) NOT NULL
);
Você pode criar, salvar e executar seus arquivos onde quiser, tando os ".glade" da parte gráfica, quanto o nosso ".sqlite" do banco e os ".py" do programa - pra encurtar caminho, pro meu projeto eu criei uma pasta /opt/gfpopen/ e estou trabalhando nela.
Telas
Criar a parte gráfica do programa usando o
Glade é a melhor opção na minha opinião. Você pode criar suas telas "no braço", programando linha por linha pra criar, posicionar, organizar e formatar os controles, mas isso dá muito mais trabalho do que "arrastar e soltar". então vamos criar no nosso exemplo as telas no Glade que ele vai salvar com a extensão ".glade" (que na verdade é um arquivo XML) e então nós "lemos" este arquivo com alguns poucos comandos usando as funções das bibliotecas do Python e ele monta as telas pra nós.
Bem, eu também não vou me aprofundar no Glade, já fiz isso de certa forma em artigos anteriores, conforme você pode conferir nos links que coloquei na introdução deste artigo. Os arquivos das telas são pequenos em questão de bytes, mas como são arquivos XML o texto do código-fonte deles é um pouco extenso, fica maio inviável colocar linha por linha aqui, então eu estou disponibilizando os arquivos e as imagens que eu usei pra criação da parte gráfica deste exemplo num diretório no meu site, pode acessar lá e ver sem medo:
Nós podemos criar um arquivo ".glade" pra cada tela da nossa aplicação, mas eu preferi agrupar por módulos - neste exemplo no arquivo gfp.glade eu "desenhei" a tela principal, o diálogo de login e coloquei a janela com o sobre; no arquivo usuarioslista.glade está a tela de listagem e a de cadastro dos usuários. Basta você baixar os arquivos e abrir no Glade que visualmente vai ficar bem fácil entender, bem parecido com o que fazemos com HTML.