Desenvolvimento de jogos com Monogame e Monodevelop

O artigo será escrito com base na comunidade do Monogame (www.monogame.net) e tem como finalidade aumentar o número de desenvolvedores.

[ Hits: 9.729 ]

Por: Nikki Kranjac em 09/12/2015


Configurando MonoGame SDK no seu Ubuntu 15.10



Se chegou até aqui deve ter o seu Monodevelop em sua última versão instalada. Vamos ao que interessa e configurar o MonoGame SDK.

Abra o seu terminal e vamos instalar as bibliotecas que vão executar qualquer aplicação em Monogame e que será utilizado para desenvolvermos os scripts baseado no monogame application opengl:

sudo apt-get install libopenal-dev mono-runtime

No link abaixo teremos as versões do Monogame, vamos instalar a última versão no Linux:
Procure pelo link "Monogame for Ubuntu" e você vai baixar o "monogame-sdk.deb", vai estar na área está escrito "Development Builds".

No terminal o comando para instalar o .deb é o seguinte:

sudo dpkg -i monogame-sdk,deb

Depois de seguir os passos acima é necessário abrir o Monodevelop, ir em ferramentas, gerenciador de módulos e plugins e adicionar o plugin de game-development with monogame e clicar em instalar.

Pronto! Agora é só ir em "Criar um novo projeto", procurar por criar um projeto aplicação em monogame opengl e você terá um gerenciador de conteúdos que é o Content Pipeline, onde você vai jogar pastas de sons, texturas, scripts, animações do Blender dentro desse content e a partir daí chamar o diretório para a classe Game principal enxergar o que você está querendo chamar.

Mas como ainda sou novo na comunidade eu vou preparar um outro artigo somente com o tema criando um jogo em Monogame do zero para mostrar todas as vantagens e desvantagens, mostrar o uso do content pipeline e criação de classes, metódos draw e variáveis.

Até o próximo artigo de desenvolvimento de jogos com Ubuntu.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando Monodevelop no seu Ubuntu 15.10
   3. Configurando MonoGame SDK no seu Ubuntu 15.10
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Comentários
[1] Comentário enviado por sergeimartao em 09/12/2015 - 22:02h

Não conhecia essa ferramenta, esperando sair o segundo artigo para entender as vantagens e desvantagens de utiliza-la. Vlw pelo o artigo!

[2] Comentário enviado por NikkiKranjac em 10/12/2015 - 22:21h


[1] Comentário enviado por sergeimartao em 09/12/2015 - 22:02h

Não conhecia essa ferramenta, esperando sair o segundo artigo para entender as vantagens e desvantagens de utiliza-la. Vlw pelo o artigo!


Sim, a ferramenta ainda deixa disponivel um adicional monogame-sdk.run que configura no seu monodevelop sozinho automático poderá ser baixo no site www.monogame.net em ubuntu other derivates =)

[3] Comentário enviado por NikkiKranjac em 10/12/2015 - 22:22h


[1] Comentário enviado por sergeimartao em 09/12/2015 - 22:02h

Não conhecia essa ferramenta, esperando sair o segundo artigo para entender as vantagens e desvantagens de utiliza-la. Vlw pelo o artigo!


Eu ainda estou começando a trabalhar com o framework sou novato na área mas como o assunto é bastante extenso resolvi criar um artigo de introdução e o próximo vai ser como eu estou criando o jogo completo em 9 fases desde a classe em c# até a criação dos assets do jogo.


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