Caso você possua um computador antigo, sendo ele um Notebook, ou um PC, e queira colocar ele em funcionamento novamente, existem algumas distribuições
Linux que podem ser utilizadas. Neste material, separei uma lista com as distribuições que recomendo a utilização, para que você escolha a que melhor te atender.
As distribuições Linux que irei colocar nesse material funcionam de maneira eficiente em computadores, já que consomem pouca memória RAM e processamento, sendo então distribuições Linux leves.
A ordem abaixo não expõe minha preferência pessoal, ou seja, não indica qual eu considero melhor ou pior. Ela é apenas uma lista, cabendo ao usuário identificar e testar a distribuição Linux que vai funcionar em seu computador antigo.
Lubuntu
O
Lubuntu é baseado no
Ubuntu, ele conta com seu próprio repositório de softwares. O seu ambiente é o LXQt e é ideal para computadores com pouca memória RAM e pouco poder de processamento.
Trisquel Linux
A distribuição Linux
Trisquel é bem compacta e leve. Sua base é o Ubuntu LTS e o sistema pode ser instalado especialmente em notebooks, pois há uma otimização para consumir pouca energia devido aos seus requisitos baixos.
O seu ambiente gráfico é o MATE. Outro ponto interessante é que essa distribuição é totalmente livre, não possuindo softwares não gratuitos junto com seus pacotes.
- Site do projeto: Trisquel GNU/Linux - Run free!
- Shell: BASH
- Interface gráfica: MATE
- Kernel: Linux-libre
- Gerenciador de pacotes: DPKG/APT
- Posição atual na Distrowatch: 93
Puppy Linux
Essa é uma distribuição muito conhecida, sendo executada na memória RAM do computador. Ela já foi eleita pelos Linuxers como uma das melhores para computadores antigos, já que o sistema consegue rodar em computadores com quase 20 anos! O ambiente gráfico é o JWM, sendo ele focado em consumir menos recursos da máquina.
- Site do projeto: Puppy Linux Home
- Shell: BASH
- Interface gráfica: JWM
- Kernel: Linux
- Gerenciador de pacotes: PetGet
- Posição atual na Distrowatch: 21
CrunchBang ++
Distribuição conhecida pela sua leveza, ideal para computadores antigos. Essa distribuição é um clone do CrunchBang Linux e por isso recebeu o novo nome de CrunchBang ++, CBPP, #!++ e ainda, CrunchBang Plus Plus.
A distribuição é baseada no
Debian e usa o ambiente gráfico OpenBox. Outro ponto interessante é que essa distribuição é totalmente livre, não possuindo softwares não gratuitos junto com seus pacotes.
Conclusão
Espero que as opções apresentadas nesse artigo atendam à sua necessidade de reviver um computador antigo.
Existem outras distribuições que costumam também serem utilizadas, como a Antix Linux, Bodhi Linux, Devuan Linux, Hyperbola
GNU/Linux-libre, LXLE, Linux Lite, MX Linux, Parabola GNU/Linux-libre, Peppermint, SparkyLinux, mas acredito que as apresentadas acima conseguem atender os mais diversos tipos de usuários.
Caso você utilize uma dessas distribuições, ou outra não mencionada, conte-nos através dos comentários.