Bem, amigos do Viva o Linux, como eu havia dito uns dias antes no tópico
Notebooks Sony VAIO, comprei um Sony VAIO e estava preocupado se o
Ubuntu iria conseguir ser instalado e também, se existiriam algumas incompatibilidades entre os dois.
Para minha surpresa, hoje estou escrevendo aqui na nossa comunidade já em meu Sony VAIO, e o melhor de tudo: com o sistema operacional
Ubuntu 12.04. Mas esperem um pouco, não foi assim tão fácil como parece (pelo menos não para mim).
Primeiro tive problemas no
setup do meu VAIO.
Tentei achar a parte em que eu poderia dar o boot pelo pendrive e depois pelo HD externo, já que eu estava com medo de perder a garantia da Sony e também, ainda ter que enfrentar a incompatibilidade entre o Ubuntu e o VAIO.
Achei no setup, na parte "Boot", em "Configuração", com as opções de ativar boot por um driver externo ou pela rede, e o nome "Prioridade do boot" com as opções para colocar em ordem "Boot pelo HD interno", "Driver externo" e "Rede", só não tinha pelo USB ou pendrive.
Fiquei logo preocupado, mas ativei a opção "Driver externo" e coloquei para dar o boot pelo driver externo. O pendrive e o HD externo estavam já conectados no meu notebook quando pediu para reiniciar.
O Windows deu boot pelo HD e não encontrou o arquivo NTLDR, reiniciei novamente, mas agora sem o HD externo. Quando o notebook deu o boot pelo pendrive, rapidamente recoloquei o HD externo, pois a minha ideia era de instalar o Ubuntu no mesmo para que assim, eu não tivesse dores de cabeça.
Reconheceu todas as unidades
sda (HD SATA) e
sdb (HD externo). Sendo que, antes eu tinha particionado meu HD externo em duas unidades, porque o mesmo estava com alguns arquivos meus.
Como é normal, quando você particiona algum HD, a parte que está ocupada fica à frente e a parte livre, fica logo depois. Como li em algum lugar que o GRUB iria procurar o arquivo de boot na primeira partição que encontrasse, achei melhor deixar a parte livre logo à frente e a preenchida logo depois.
Usei o
EASEUS Partition Master para fazer este mágico trabalho. Passou a noite toda fazendo isso, já que eu tinha uns 300 GB preenchendo o meu HD de 750 GB.
Voltando agora para a instalação, como havia dito, o Ubuntu reconheceu todas as unidades e logo após isso, comecei a separar os pontos de montagem que eu queria que meu Ubuntu tivesse, que foram:
Não sei se é a mais certa, mas optei por esta (se alguém souber uma sequência melhor, favor dizer e explicar o por quê).
Obs.: Cuidado!!! Favor lembrar de instalar o GRUB no HD externo, no ponto de montagem
/boot ou
/.
Quando terminou, coloquei para reiniciar e para minha surpresa... não iniciou pelo Ubuntu. Aconteceu novamente o problema de não encontrar o NTLDR. Pense em um cara chateado, pois não sabia mais o que fazer. Tentei desabilitar o HD interno (SATA), mas não tem esta opção no setup do Sony VAIO.
Comecei a fuçar na Internet e depois de umas três horas, conseguir encontrar um programa que é para dual boot (máquinas com dois boot). O nome dele é EasyBCD (para Windows7), um programinha muito interessante.