Se você leu o primeiro artigo da série: "Efeito metálico no GIMP" e não entendeu o porque da utilização de algumas ferramentas, esse artigo é para você. Aqui nos aprofundaremos no conceito de deslocamento para criação de efeitos e de bônus darei algumas dicas para tornar seu convívio com o GIMP cada vez mais produtivo.
Este filtro permite deslocar uma camada em N pixels
na direção x ou y a partir de uma forma presente em outra
ou até mesmo na mesma camada.
É um tanto quando difícil de entender e até mesmo de explicar, mas
na prática é mais fácil.
Esta é a nossa imagem base, ela será usada como camada deslocadora.
Ela possui uma área de 150 pixels e cada unidade de grade possui
25 pixels, portanto o quadrado do meio possui uma área de
50 px.
Ao aplicarmos um deslocamento x="25" em outra camada
mapeada por esta, o GIMP irá coletar da camada deslocada uma
forma idêntica a esta 25 px à esquerda da forma e deslocará
esta área 25 px para a direita, sobrepondo a forma base.
Ao aplicarmos um deslocamento y="25" em outra camada
mapeada por esta, o GIMP irá coletar da camada deslocada
uma forma idêntica a esta 25 px acima da forma e deslocará
esta área 25 px para a baixo, sobrepondo a forma base.
A área da camada que irá sofrer o deslocamento, que não estiver
sobre uma área preenchida da camada deslocadora, ficará inalterada.
1º deslocamento:
Aplicaremos neste degradê um deslocamento mapeado pela imagem base com
os valores: x="25" e y="25".
O quadrado de vermelho se deslocará e encobrirá a parte limitada de
azul, porém a parte fora do quadrado azul permanecerá inalterada.
O quadrado vermelho se deslocará 25 px na posição x e y de forma que
sobreponha a imagem usada como base para o deslocamento.
2º deslocamento:
Esta imagem é o resultado do 1º deslocamento.
Agora aplicaremos deslocamentos com valores negativos: x="-25"
e y="-25".
Veja que a movimentação será inversa do passo anterior:
O quadrado vermelho se deslocara -25 px na posiç;ão x e y de forma
que sobreponha a imagem usada como base para o deslocamento.
Este é o resultado do deslocamento mapeado.
No tutorial anterior a imagem base estava desfocada, gerando um efeito
de reflexo e relevo, pois a dispersão de pixels fazia com que a parte
do degradê que estava sobre as partes desfocadas não se deslocassem
totalmente.
Quando se utiliza o deslocamento para dar o efeito relevo deve-se
observar que se o degradê é na horizontal, fica melhor utilizar
apenas o deslocamento y.
A melhor forma de aprender a utilizar este efeito é fazendo
experiências, variando valores, alterando a ordem dos deslocamentos
(1º negativo, 2º positivo).
[2] Comentário enviado por engos em 15/09/2004 - 14:19h
Quando faço um comentário, muitas das vezes as pessoas não tem a capacidade de melhorar, não querem ou "copiaram" o artigo (não sendo possível melhorar) e acabam reclamando ao invés de melhorarem.
Fiquei impressionado como você ao invés de ficar criticando os comentários seguiu em frente e fez algo melhor. Dessa vez só me restou falar uma coisa sobre o artigo:
O artigo ficou magnifico! O melhor de todos que já li aqui no VOL.
Dessa forma vou acabar desistindo dos produtos da Macromedia e virar fã do GIMP.... :)
[4] Comentário enviado por wolfcam em 16/09/2004 - 17:35h
Acho o GIMP simplesmente fantástico, só tenho uma reclamação ou dúvida, pois não encontrei até agora os efeitos de camada como no Photoshop, tipo sombra, blend,etc...