Este artigo apresenta o programa FLogSQD - Filtro de log do proxy Squid. Esta é uma ferramenta para leitura do log gerado pelo Squid. A instalação na verdade não existe, basta copiar e executar o programa. Requer X11 e foi programado em Lazarus.
Como pode ser visto na figura, na listagem dos acessos, estes foram filtrados pelo nome do usuário e por acessos que são maiores ou iguais a 400 KBytes, acessados de qualquer IP com qualquer texto na URL, já que estes campos estão em branco.
A outra figura, mostra os "Top Sites", os sites mais acessados, em ordem decrescente de acesso, maior para o menor. Observe também que a opção "Descartar Sites" foi marcada.
Também temos os usuários que mais acessaram a Internet pelo Proxy em "Top Users" e o "KB Users" os usuários que mais trafegaram em KB, isto é, transmitiram ou receberam.
[4] Comentário enviado por nilmarins em 19/03/2007 - 11:38h
Muito Bom!
Coloquei o FLogSQD numa estação Kubuntu 6.10 com interface KDE e o mesmo funcionou perfeitamente. Funciona melhor que o Sarge e, e o que é melhor é que não precisa instalar, basta copiar o arquivo e no meu caso tive que instalar a gtk 1.x. Recomendo.
[5] Comentário enviado por sislabster em 19/03/2007 - 13:08h
Gostei muito.
Melhor que o Sarg que precisa gerar os relatórios. Este exibe o relatório direto do arquivo log do Squid, muito fácil e prático, realmente não precisa instalar eu copiei e rodei.
[7] Comentário enviado por agk em 20/03/2007 - 13:44h
Só tem uma coisa que não gostei, cadê os fontes desse programa?
Eu gostaria de ter o código dele para poder estudá-lo e quem sabe até melhorar algumas coisas.
[8] Comentário enviado por eduardoemariane em 21/03/2007 - 19:20h
naum to conseguindo roda no meu server tah faltando a lib libgdk_pixbuf.so.2
uso server baseado em debian qual pacote tenho q instala? brigado pela ajuda...
[9] Comentário enviado por anderson_souza em 22/03/2007 - 09:38h
Respondendo ao eduardoemariane
Instale a GTK 1.x, neste pacote terá várias lib da gtk, incluíndo a libgdk_pixbuf.so.2. É uma exigência dos programas compilados no Lazarus, como o FLogSQD.
Outro detalhe, o programa (FLogSQD) é usado num computador da rede (cliente), não precisa ser o servidor. É um programa para visualização do access.log já gerado.