A indústria de insumos para impressão 3d no Brasil possui diversos fabricantes dizendo que o seu produto irá satisfazer aos anseios dos seus clientes por impressões de qualidade e livres de problemas, então, tive uma ideia que no início me pareceu um pouco ambiciosa demais, já que isso nunca foi feito antes dessa forma, convidei os maiores fabricantes para um teste aberto onde os filamentos seriam testados para ver se o fabricante realmente entrega o que promete. O resultado você confere aqui!
Confesso que eu realmente me surpreendi de maneira mais do que POSITIVA com os resultados obtidos neste experimento, antes de encerrar eu gostaria de fazer algumas considerações finais a respeito da única coisa que me deixou com uma pontinha de frustração:
A baixa adesão dos fabricantes nacionais, das 7 mais proeminentes fabricantes, apenas 3 se prontificaram a enviar material para o teste, enquanto que 3 representantes de fábricas chinesas desejaram participar, o que não permiti em razão do teste ter a sua serventia em avaliar produtos fabricados no Brasil.
Por fim eu gostaria de agradecer ao Silvio Palmieri e toda equipe do Jornal do Iguassu, sem vocês esse artigo não teria sido escrito. À minha companheira, Marina Soares Razgriz a qual fez o possível e o impossível para que eu pudesse vencer os meus problemas pessoais que me impossibilitavam de escrever para vocês e por fim a todos os fabricantes que enviaram materiais para serem avaliados, além de claro parabenizar a todos pelo bom trabalho desenvolvido na industria da impressão 3d do Brasil e exterior, vocês são MASSA!