Versionamento
Os usuários do sistema
Linux podem ter alguma dificuldade com o modo como FreeBSD trata o versionamento. Uma versão (release) do kernel Linux segue uma sequência numérica que permite identificar a versão maior e rastrear as modificações menores feitas ao longo do tempo.
Um exemplo de release do kernel Linux é 3.16.4, onde 3 é a versão maior e 16.4 reflete ajustes feitos nesta versão. Em FreeBSD, o versionamento é relativo a um sistema operacional e não somente ao kernel FreeBSD, como ocorre com o kernel Linux. As distribuições
GNU/Linux possuem seus próprios sistemas de versionamento, e eles complementam a numeração do kernel original.
O kernel Linux fornece versões de longo prazo. Algumas distribuições fornecem versões com suporte estendido até cinco anos. Ubuntu é um exemplo de distribuição GNU/Linux com versão de longo prazo (LTS). Observe o quadro abaixo para melhor compreensão sobre o versionamento em FreeBSD:
O versionamento em FreeBSD possui dois ramos (branches).
Um ramo é chamado de CURRENT e o outro é chamado de STABLE. A versão instável, onde são feitos todos os testes de desenvolvimento, fica no ramo CURRENT. Esta versão deve ser utilizada somente por desenvolvedores.
A versão CURRENT também recebe um número para se diferenciar das outras versões. Por exemplo, a versão CURRENT atualmente em desenvolvimento, é chamada de FreeBSD 11.0-CURRENT.
A versão estável atual é chamada FreeBSD 10.0-STABLE. Existem também as versões estáveis legadas FreeBSD 8.0-STABLE e FreeBSD 9.0-STABLE.
Quando uma falha de segurança grave é encontrada em uma versão estável, uma atualização é lançada. Em média, até cinco atualizações são lançadas para uma versão estável durante seu tempo de vida. Por exemplo, a versão 9.0-STABLE recebeu até o momento, as atualizações 9.1, 9.2 e 9.3.
A versão estável atual recebe melhoramentos que vão além das atualizações de segurança. A versão STABLE em desenvolvimento, é chamada de versão candidata (release candidate ou RC). Atualmente, está em desenvolvimento a versão candidata FreeBSD 10.1-RC1. Cada um desses ramos (branches) possui um fim de vida (End-of-Life) programado. Assim, podemos definir uma versão como normal ou como estendida baseado na data EoL.
Obtendo FreeBSD
Estão disponíveis quatro sabores de imagens para instalação de FreeBSD:
1.
bootonly.iso :: essa é uma pequena imagem (209 MiB) do instalador que requer conexão à internet para obter os demais arquivos necessários para proceder a instalação completa. Esse arquivo é uma imagem ISO e deve ser queimada em um CD antes de ser utilizado. Não perca tempo tentando usar essa imagem por um método diferente, grave o CD.
2.
disc1.iso :: essa é uma imagem para CD (até 700 MiB) que contém os arquivos necessários para a instalação, seus códigos fonte, e uma coleção de portes que permitem baixar e instalar diversos aplicativos.
3.
dvd1.iso :: essa é uma imagem para DVD (até 4.7 GiB) que contém todo o conteúdo do CD, mais um conjunto popular de pacotes binários. Com o DVD é possível instalar um gerenciador de janelas e outros aplicativos necessários para um sistema Desktop completo. Com o DVD não é necessária a conexão com a internet durante a instalação.
4.
memstick.img :: esse arquivo é uma imagem binária do tipo IMG que equivale a ISO para CD. Esse imagem é para ser copiada em um pendrive USB em modo binário. Isso é feito com o comando
dd.
O comando
dd (Data Description) também é conhecido como "destrói disco" ou "delete dados", em função de seu poder destrutivo se utilizado incorretamente. O comando
dd pode ser encontrado em sistemas do tipo GNU/Linux ou Mac OS.
Permissões administrativas são necessárias para usar este comando. Observe que todo o conteúdo do pendrive será apagado após usa-lo. Seu pendrive é identificado por uma letra no seu sistema de arquivos (
/dev/sdf, no exemplo a seguir). Após o uso como uma mídia de instalação, pode ser necessário reparticionar e reformatar o pendrive com FAT32 antes de voltar a utilizá-lo como uma unidade de armazenamento de dados.
# dd if=FreeBSD-10.0-RELEASE-amd64-memstick.img of=/dev/sdf bs=64k
A imagem ISO apropriada para sua arquitetura de processador pode ser obtida em:
Por favor, utilize um sítio espelho (Mirror) mais próximo para obter sua cópia. Os seguintes espelhos estão disponíveis para o Brasil:
Caso encontre um problema em um destes espelhos, comunique para:
hostmaster(AT)br.FreeBSD.org
As mensagens devem ser escritas em inglês.