Fala, galera!
Andei buscando bastante na internet uma maneira de sincronizar meu
Google Drive com uma pasta do meu computador para que eu possa acessar meus arquivos a qualquer momento, editá-los, criar novos, apagá-los e sincronizar tudo quando eu quiser e gratuitamente, para qualquer distribuição
Linux baseada em Debian, de maneira prática, sem precisar ficar montando um disco sempre que inicializo o S.O., como encontrei em alguns tutoriais.
A melhor solução que encontrei foi o
Grive! Mas, muitos tutoriais por aí usando PPA's, voltados para Ubuntu e Linux Mint. Sou usuário de Debian e fujo desses PPA's e buscando mais um pouco, encontrei o projeto deles no Git.
Referência:
GitHub - Grive/grive: an open source Linux client for Google Drive
Preparação
A instalação é bem rápida e prática, com algumas linhas no terminal e aí com alguns vários minutos de espera (dependendo de sua internet), sua pasta sincronizada do Google Drive estará pronta para seu livre manuseio.
Abra o terminal. Primeiramente, é necessário ter instalado o pacote
git, no Debian e distribuições nele baseadas é simples:
sudo apt-get install git -y
Com o Git instalado, vamos dar um
git clone do programa no GitHub com os seguintes comandos:
mkdir .grivegit && cd .grivegit
sudo git clone https://github.com/Grive/grive
Depois de clonado o repositório, instale as dependências do Grive para iniciarmos a instalação:
sudo apt-get install cmake build-essential libgcrypt11-dev libyajl-dev libboost-all-dev libcurl4-openssl-dev libexpat1-dev libcppunit-dev binutils-dev
Instalação
Agora, é a instalação.
1. Certifique-se que você está com o terminal aberto na pasta com os arquivos clonados do Git do Grive (a que criamos anteriormente ".grivegit/").
2. Execute os seguintes comandos, um de cada vez, em ordem:
dpkg-buildpackage -j4
mkdir build
cd build
cmake ..
make -j4
sudo make install
Aguarde alguns instantes até completar a instalação.
3. Crie uma pasta para guardar seu Drive sincronizado, onde quiser, em sua Home, Desktop, desde que possa ali acessar sem permissões de root.
4. Chegue até ela com:
cd /home/suaPasta
5.Na primeira vez que for sincronizar, com o terminal aberto dentro da pasta, execute:
sudo grive -a
Acesse o link que o programa irá gerar, copie o código que receberá em seu navegador e cole de volta no Grive que ficou aberto no terminal aguardando seu retorno.
Com isso, iniciará o processo de sincronismo, conforme o download de seus arquivos forem concluindo, já será possível manuseá-los.
Sempre que quiser sincronizar novamente (salvar ou baixar novas alterações), no terminal, acesse sua pasta e rode o comando:
grive
Conclusão
Por enquanto, é só pessoal.
Logo pretendo postar como otimizar o processo de sincronia manual e uma possível sincronia automática, essa que já existe com
grive-tools, porém, parece que sem manutenção o link do PPA está quebrado, pelo menos, não consegui fazer o Download do mesmo no meu Debian.
Forte abraço!
Obrigado.