Ops, você usa GDM? Desculpe, mas esse aqui é para KDM, porém se você conhece o funcionamento do GDM, seguindo o raciocínio e não a receita de bolo que vou passar aqui, pode ser que funcione no seu GDM também.... (PODE SER!!!! Eu ouvi falar que com o GDM é até mais fácil, porém eu não conheço, assim sendo, não sei dizer)
Antes de passar a informação deixe me passar o raciocínio do KDM.
O KDM é um programa que roda constantemente no seu sistema, assim que termina o boot até o momento que você faz um reboot ou desliga completamente a máquina, sendo assim ele é um serviço do sistema que é executado pelo root antes mesmo de seu sistema (ambiente do usuário) ser carregado.
Existe uma maneira de você carregar qualquer programa pelo KDM antes mesmo de se logar, isso significa que o programa ali carregado será executado pelo root, podendo causar riscos na segurança do seu sistema. Qualquer programa que deixe o usuário entrar comandos ou navegar por pastas do sistema é perigoso, por isso eu sugiro a utilização de um protetor de tela ou o mplayer controlado pela linha de comandos, nada de KMplayer, VLC ou GMplayer, kaffeine etc.
Você deve saber onde encontrar a base do seu KDE para todos os usuários, ou seja, ~/.kde está descartado... eu já tive sistemas que o kde estava em /opt, /usr, /usr/local. No
Sabayon Linux o local padrão é /usr/kde/3.5, a configuração de KDM está em /usr/kde/3.5/share/config/kdm, ou seja, {kde-base}/share/config/kdm.
Dentro dessa pasta os arquivos que importam são:
O KDM usa o
krootimage para configurar o fundo de tela, precisamos desativar isso, abra o
kdmrc com seu editor preferido (lembre-se de fazer como root) e procure as linhas:
UseBackground=false
UseTheme=false
Se estiver como "true" modifique para false e se tiver um # antes da frase, apague esse jogo-da-velha. Depois verifique se esses valores estão apontando para os arquivos certos do seu sistema:
Setup=/usr/kde/3.5/share/config/kdm/Xsetup
Startup=/usr/kde/3.5/share/config/kdm/Xstartup
Onde:
- Xsetup - script que é carregado para a configuração do X11 antes do login;
- Xstartup - script que é executado depois do login.
No Xsetup vamos chamar o programa e no Xstartup vamos matar o programa, caso você escolha uma das suas proteções de tela, coloque o caminho completo para o executável, eu prefiro chamar o mplayer. independente de qual programa você vai chamar, precisa armazenar o PID do programa para depois matar ele e não interferir no desempenho da inicialização.
Como eu já disse, escolhi o Mplayer e usando o Firefox fiz um download de um vídeo do Youtube (não vou entrar nesse detalhe!), vou apenas deixar uma dica caso você queira fazer isso:
Quando o vídeo que você escolheu baixar começar a ser tocado, se não tem um link para assistir em alta resolução, coloque depois do primeiro & da url fmt=18 ou no final da url caso não tenha nenhum &. Exemplo, o vídeo que eu baixei foi esse:
http://www.youtube.com/watch?v=5rqQe45BPJs
Em alta resolução o link fica assim:
http://www.youtube.com/watch?v=5rqQe45BPJs&fmt=18
Depois de feito o download e salvo o arquivo, vamos à edição do
Xsetup como root. Abra o arquivo e coloque os comandos:
/usr/bin/mplayer -vo x11 -vf scale=$width:$height -ao alsa /local_do_video -rootwin & echo $! > /var/run/mplayer.pid
/boot/grub/grub-diario #isso mesmo é aqui que chamamos o script para alterar o grub
Os comandos do mplayer são:
- -vo x11 - vídeo driver X11, porque é o único carregado nessas alturas do campeonato;
- scale=width:$height - scale para que o vídeo venha ser escalado para o tamanho da sua tela, $width=largura, $height=altura, no meu caso fica scale=1024:768;
- -ao alsa - driver de áudio que você vai usar, já que o seu ambiente de usuário não está carregado.
Os demais módulos podem não funcionar como esperado, rootwin e o comando mágico que joga o vídeo no papel de parede.
Notem que ao final do comando do mplayer eu adicionei um segundo comando:
echo $! > /var/run/mplayer.pid
Esse arquivo grava o número que identifica o processo do mplayer, caso você queira usar um protetor de tela use como o exemplo:
/usr/X11/lib/xscreensaver/glmatrix -root & echo $! > /var/run/glmatrix.pid
Para qualquer programa que você acredite que vai continuar rodando depois do login, coloque esse procedimento para que depois possamos matá-los ao iniciar o sistema.
Lembre também que se você não colocar isso no final do comando, o programa vai te impedir de fazer login porque ele vai puxar o focus do seu teclado e mouse, eu não coloquei no script do Grub porque não precisa, antes mesmo do usuário logar o script já terminou a execução.