GSlapt é um front-end do slapt-get, com ele poderemos gerenciar, atualizar, instalar e principalmente se livrar da dor de cabeça que as dependências nos causam.
1. Clique em Update, note que o programa automaticamente atualiza a tabela dos pacotes, para saber o que significa cada item da legenda, veja o quadro abaixo:
2. Clicando em Mark all Upgrades, o programa marcará todos os pacotes desatualizados ou os pacotes que serão instalados, caso algum pacote necessite de alguma dependência o Gslapt marca de forma automática pra você.
3. Depois de marcar os pacotes, clique em Execute, na folha sumário temos um resumo muito bem organizado do que o Gslapt irá fazer, agora veja se está tudo certo e clique em Ok. Pode tomar um café que o programa instala automaticamente os pacotes pra você.
OBS: Marcando a opção Download packages only, o programa apenas fará o download dos pacotes e os guardará na pasta /var/slapt-get/.
Espero ter ajudado.
Aproveitando quero desejar a todos do VOL um 2007 cheio de saúde, paz, sabedoria e principalmente MUITO LINUX NA VEIA!!!!
[3] Comentário enviado por rgmmelo em 20/01/2007 - 01:59h
cara legal o seu artigo. eu estava pensando no final de semana passado em procurar algo parecido com o synapitc para o slack, dai lembrei que o slapt-get num funciona legal aqui, pois sempre que eu coloco os mirros do linux packages nunca acha nada, no entanto vou lá e baixo manualmente. No entanto vc já me popou de uma pesquisa, so falta descobrir porq não funciona legal o slapt-get no 10.2. alguem saberia, ou isso so ocorre comigo?
[4] Comentário enviado por rafaelfreitas em 20/01/2007 - 09:23h
primeiramente quero agradecer a todos que postaram os seus comentários, essa ferramenta realmente é incrível...
Para rgmmelo:
eu não conheço essa mirror do linuxpackages, mas como eu mencionei uso o site www.slacky.it ... kra os italianos atualizam mais rápido os pacotes do que o site do linuxpackages.
e como vc usa o slack .10.2 vc tem apontar para o endereço
[6] Comentário enviado por hakaguramercado em 20/01/2007 - 10:50h
cara só naw te dou um beijo pq naw tou te vendo!!,mas esse teu artigo é do caralho isso me deixa mais tarado pelo slackware!!!!!(quem usa a primeira vez nunca mais deixa ele isso é uma praga cuidado!!!)
agora se vc instalou o slack 11 full parece q está dando um erro no GTK, eu mostro no artigo quais são as dependências para instalar o GSlapt..
uma delas é o gtk+2 que tem nos cd's de instalação do Slack 11 o nome do arquivo é gtk+2-2.8.20-i486.tgz
E SÓ FUNCIONA O PROGRAMA NO MODO GRÁFICO, OU SEJA, ABRA O KDE,FLUX,ETC E TAL... DEPOIS ABRA UM TERMINAL E DIGITE gslapt
tenta aê qualquer coisa mande um comentário... ok???
e não desista não, com o slack é assim mesmo.. é só ter paciência e força de vontade...
[11] Comentário enviado por pools em 22/01/2007 - 17:34h
Para o elred:
Pra executar a aplicação gráfica não pode ser como root! dê um exit que vai funcionar...
Para o spawnlook:
Pq o slackware com o o Gslap não tem dependência recursiva... e facilita para qualquer pessoa ter o slacky sem ter o requisito de ser um nerd.
[13] Comentário enviado por bcysne em 22/01/2007 - 21:45h
Olha só, resolvi o meu problema de maneira bem simples:
1.- o gslapt fica no diretório /usr/sbin, ou edita-se o $PATH do usuário e digita o gslapt direto no prompt ou digita o caminho todo, /usr/sbin/gslapt.
2.- daí ele vai dizer que o seu usuário não tem permissão pra criar o diretório slapt-get no /var, então tem que alterar as permissões do /var pra funcionar.
Ah, outra coisinha, também tem que se ter permissão de escrita no diretório /etc/slapt-get, que é onde ficam as configurações dos mirrors, por exemplo.
[14] Comentário enviado por rgmmelo em 23/01/2007 - 01:33h
para eldred:
cara sempre que eu queria abrir algo como root a partir do xterm dava ess prob, dai um dia me arreti e fui procurar na net como resolver isso, a causa eu não sei, no entanto, a solução sim(ao menos pro 10.2).
vamos à solução: como user normal, vc digita no terminal, xhost local:root . Dai vai aparecer essa mensagem " non-network local conections being control list
espero que tenha resolvido o seu problema!
[15] Comentário enviado por Grobsch em 23/01/2007 - 07:27h
Recentemente montei um repositório para o GoblinX e usei muitos dos scripts do Slacky.it para construir meus pacotes, eles são hoje um dos melhores sites sobre Slackware, é possível achar muitos programas.
Apenas quero acrescentar que as dependências ficam listadas no PACKAGES.TXT de alguns repositórios, nos padrões do Slackware este arquivo não traz dependências por isso tais repositórios NÃO podem ser usados para atualizações com checagem de dependências.
No repositório do GoblinX uso um PACKAGES.TXT com todas as dependências, e até agora tem funcionado bem melhor que o apt-get original, mas precisa ter mais testes.
[17] Comentário enviado por lord_roxton em 02/02/2007 - 15:02h
Caro Rafael,
Pelos arquivos de instalação é possível ver que ele tem o locale para pt_BR, mas a interface não fica em português! Vc saberia como alterar isso?
[21] Comentário enviado por removido em 27/12/2007 - 13:18h
Muito obrigado pela ajuda Rafael, problema de velocidade resolvido. Somente os mirrors que apontam para os repositórios do Gnome Slack dão erro, todos eles, e gostaria de utiliza-los também pois tenho o Gnome instalado em meu PC.
Novamente muito obrigado por sua atenção e rapidez na ajuda Rafael.
[23] Comentário enviado por removido em 27/12/2007 - 17:52h
Então Rafael, instalei o Gnome-2.20.0 usando uma imagem iso, o GSlacky, projeto dos Italianos do Slacky.eu. Inclusive escrevi um artigo abordando a instalação:
Porém mesmo utilizando o projeto dos Italianos para instalar o Gnome, nem o mirror de repositório do Gnome para Slack do slaky.eu atualiza no gslapt. Sei lá, vou tentar deixar só o mirror para Gnome dos Italianos e atualizar pelo próprio slapt-get. Se resolver volto a postar um comentário.