Apesar de não ser o foco do artigo, falarei brevemente como instalar um software a partir do código fonte.
Para instalar programas a partir do código fonte devemos ter um pacote de código fonte, normalmente nome_do_pacote.tar.gz ou nome_do_pacote.tar.bz2. O .tar significa que dentro desse arquivo existem outros arquivos e sub-pastas e o .gz ou .bz2 é o tipo de compactação que foi usada na criação do pacote.
A compilação nada mais é que transformar o código fonte em um formato executável pelo sistema e sua instalação não depende da distribuição, ou seja, pode ser instalada em qualquer distribuição.
Antes de iniciar a instalação, devemos descompactar nosso pacote, todo o processo de instalação é feita de maneira manual. Então use os seguintes comandos:
- tar -zxvf nome-do-arquivo.tar.gz → desempacota o arquivo de extensão .tar.gz;
- tar -jxvf nome-do-arquivo.tar.bz2 → desempacota o arquivo de extensão .tar.bz2
Saber a sintaxe do comando tar é muito importante nesse processo, porem está fora do escopo deste artigo. Após descompactar o pacote, entre no diretório criado e execute os seguintes comandos:
./configure
$ make
# make install
O "./configure" executa um script (dentro da pasta do programa), que verifica o sistema, em busca dos componentes de que precisa.
O "make" cuida do trabalho pesado, fazendo a compilação propriamente dita. Ele se baseia nas informações deixadas pelo configure para encontrar os componentes de que precisa.
Finalmente, temos o "make install", que finalmente instala o programa, copiando os arquivos gerados pelo make para as pastas corretas do sistema. Ao contrário dos dois primeiros comandos, ele precisa ser executado como root, já que envolve fazer alterações no sistema.
Caso encontrar algum erro ou dificuldade durante a instalação leia INSTALL ou README que normalmente são encontrados dentro do diretório do pacote descompactado.