Trabalho de graduação sobre o Google Chrome OS, aborda uma visão geral sobre o sistema, com alguns testes e tudo mais, contendo também uma crítica ao final.
O Chrome OS é um sistema operacional voltado pra computação em nuvem. O sistema é feito exclusivamente para os Chromebooks, que são notebooks com os principais requisitos para rodar o sistema. O Chrome OS é bastante leve, tanto que os Chromebooks são praticamente netbooks.
Chromebooks existem em duas marcas: Samsung e Acer. Têm processador Dual-core, 2GB de RAM, 16GB de HD, placa de wireless embutida e com opção de placa 3G, dentre outros detalhes, como placa de vídeo VGA, webcam 1,3 megapixels etc.
Com as facilidades da internet, há várias imagens ISO do sistema circulando por aí, com opções para emular via Virtualbox, instalar via pendrive ou live-CD, e assim estaremos testando uma dessas versões.
Chromebooks, Acer a esquerda e Samsung à direita
Tela de login do Chrome OS. O login é feito direto na conta Google.
Tela principal do sistema.
Facilidade de acesso, rapidez e maleabilidade
O sistema é bastante simples e leve, demora 8 segundos no arranque. A tela de login solicita usuário e senha do Google, ao digitar ele loga na sua conta e assim você tem seus arquivos todos salvos em algum servidor do Google, seguros, longe de qualquer vírus.
Caso o seu computador estrague, seja roubado ou passe dessa para melhor, seus arquivos e dados ainda estarão salvos ao se conectar no SO. Há também calendário com aniversários de amigos seus, eventos etc. Seus documentos de texto, planilhas e slides são abertos no Google Docs, editados e salvos online.
É possível baixar e instalar milhões de aplicativos disponíveis na Google Store. Com todas essas possibilidades fica até difícil escolher o que instalar.
Vídeo que mostra a rapidez de boot de um Chromebook:
[2] Comentário enviado por zendrael em 30/09/2011 - 10:36h
Dá uma olhada no LeafWeb ( http://www.youtube.com/watch?v=N2gQcbdHkuU ) cuja próxima versão alpha sai em novembro. Não precisa ter conta no google e funciona sobre o engine do firefox 7, suporta todas as suas extensões...
[4] Comentário enviado por removido em 30/09/2011 - 14:22h
Estava querendo mesmo saber sobre esse sistema.
Tem muito o que melhorar e amadurecer.
Já achava estranho o conceito, inseguro (sim, acho inseguro) e limitado.
[7] Comentário enviado por diego.agudo em 04/10/2011 - 15:55h
Paia pra caramba, nego não vê que a moda "CLOUD" tá virando um Mainframe da vida, nego tá regredindo.
Google já lê meus e-mails e com esse netbook, vai lê é tudo. :P