Grades Computacionais (Grid Computing) para computação de alto desempenho, descrição do middleware de grade OurGrid e dos passos percorridos para a instalação deste no Debian 5. Lembrando que são relatos das experiências obtidas por mim durante a instalação.
Provavelmente depois de alguns segundos o servidor openfire estará rodando sem problemas. Para acessar o console de administração web digite no navegador "http://host:9090" onde "host" é o endereço do servidor, no meu caso o servidor é uma máquina remota sem interface gráfica então para acessar usei: http://192.168.7.30:9090. Seguem abaixo os procedimentos para a configuração.
A primeira tela "Language Selection" é para escolher o idioma, marque o idioma de sua preferência e clique em continuar, aqui será abordado a língua padrão (inglês);
Em "Server Settings" é solicitado o domínio e as portas que serão utilizadas para as páginas de administração. preencha como pede com o nome do domínio ou IP do servidor;
Em "Database settings" escolha 'Embedded database' como já vem marcado por padrão;
Em "Profile settings" deixe marcado 'Default';
Em "Administrator account", preencha com seu e-mail e cadastre uma senha.
Reiniciar o openfire:
# /etc/init.d/openfire restart
Agora a configuração inicial está terminada, é possível logar no console de administração com a senha cadastrada:
usuário: "admin"
senha: "o valor que foi cadastrado"
Depois de logado no console de administração, em gerenciamento do servidor > configurações do servidor > propriedades do sistema, adicione uma nova propriedade:
'Nome da propriedade': xmpp.server.certificate.verify
'Valor da propriedade': false
Salvar.
Na aba Server Settings > Server to Server, provavelmente a comunicação do servidor estará habilitada é recomendado que mantenha os valores padrões.
No campo 'Registration & Login' > 'Inband Account Registration' é aconselhado que desabilite a criação automática de conta pelo cliente. Na opção 'Change Password' deixe desabilitado. Deixe desabilitado também a opção 'Anonymous Login'.
Em 'Resource policy', escolha 'Never kick'.
Em 'Offline Messages', escolha 'Drop'.
No campo 'Security settings' > 'Client Connection Security', escolha custom e marque 'Not Available' para ambos os botões.
Na seção 'Server Connection Security', marque 'Opcional'.
[2] Comentário enviado por diegomatias em 21/02/2011 - 16:53h
Ola renato gostaria de lhe os Parabéns, este é um artigo realmente bacana que com certeza vai ajudar muitos leitores amantes dos sistemas distribuídos a montar suas próprias grades isso por que o Ourgrid surgiu justamente para isso facilitar a montagem visto que em outros ambientes esse fator torna-se muito complexo desde já meus parabéns...
[3] Comentário enviado por julio_hoffimann em 21/02/2011 - 19:53h
Oi Renato, parabéns!
Também trabalho com sistemas distribuidos, só que uso MPI. Fiquei curioso com o conceito de bag-of-task, da forma como foi definido no artigo, conheço por task farming. Você saberia explicar a diferença? Procurei as referências que você citou ao longo do texto, mas não encontrei.
[4] Comentário enviado por renato_smelo em 21/02/2011 - 21:10h
Olá julio_hoffimann,
Antes de tudo eu quero pedir perdão por ter esquecido de colocar as referências bibliograficas que usei, embora eu tenha feito algumas citações esqueci de adicionar o principal no artigo, mas aqui estão.
ANDRADE, N., COSTA, L., GERMÓGLIO, G., CIRNE, W. Peer-to-peer grid computing with the OurGrid Community.
CIRNE, W., BRASILEIRO, F. ANDRADE, N., COSTA, L. B. ANDRADE, A., NOVAIS, R., MOWBRAY, M. Labs of the World, Unite!!!, 2006.
DANTAS, Mario, Computação Distribuída de Alto Desempenho: Redes, Clusters e Grids Computacionais. Ed. Axcel Books do Brasil Ltda. 2005.
FREITAS, André Lage, FREITAS, Amadeu A., Greve, Fabíola, LiveOurGrid Estimulando o Uso de Grades Computacionais Através da e Experimentação. UFBA, 2006.
GRID COMPUTING, Grid Compoting Info Centre. Disponível em: <http://www.gridcomputing.com/> Acesso: 02 de outubro de 2010.
OURGRID, OurGrid. Disponível em: <http://www.ourgrid.org/> Acesso em: 02 de outubro de 2010.
SILVA, Benevid Felix da, TMRorR : um novo algoritmo de escalonamento para o OurGrid que combina o uso de informação e replicação Benevid Felix da Silva. – Porto Alegre, 2009.
SILVA, Hélio Antonio Miranda da, Implementação de um Mecanismo de Recuperação por Retorno para a ferramenta OurGrid, Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Computação, 2007.
e respondendo a sua pergunta não sei te dizer a diferença entre BoT e task farming porque não conheço esta ultima, mas posso procurar e responder depois.
Aproveitando o bonde, Você desenvolve aplicações distribuídas? se sim, estou precisando de material a respeito ficaria muito feliz se você pudesse me ajudar com algum material.
[5] Comentário enviado por julio_hoffimann em 22/02/2011 - 10:27h
Oi Renato! :-)
Não tem problemas, se você avisar ao Fábio, ele edita o artigo e coloca as referências. ;-) Vou procurar saber da diferença, se é que tem, daqueles dois termos. Qualquer coisa a gente se comunica.
[6] Comentário enviado por renato_smelo em 22/02/2011 - 11:36h
Obrigado julio_hoffimann,
também sou novo no mundo de programação paralela e seguirei sua dica quanto ao livro, estou pensando em desenvolver algo voltado a tecnologias e-Gov ou renderização de imagens, mas ainda é tudo teoria.
[7] Comentário enviado por teafelix em 22/02/2011 - 14:55h
Parabéns pelo artigo Renato. Sobre Bag-of-Task e sua diferença entre Task Farming[1], no meu ponto de vista são iguais[2]. A diferença está talvez na arquitetura do sistema em que se situam. As bag-of-task, conceito utilizado não só pelo ourgrid, mas também presente em alguns outros trabalhos, são tarefas independentes pertencentes a um job, onde não existe dependência do fluxo de execução entre elas, o que no meu entendimento é o mesmo funcionamento do task-farming.