Modo texto versão 0.1 - Guia introdutório sobre o bom uso do modo texto para configurar/curtir e adaptar seu GNU/Linux Slackware.Texto bem completo e didático, vale à pena conferir!
Por onde começar? (No princípio o programador fez o código...)
Ótimo, o que acontece quando liga seu computador? O sistema inicializa,
a BIOS faz uma procura para ter certeza de que tudo o que tem gravado no CMOS continua lá, procura por uma mídia de boot, e o inicializa.
Neste momento o LILO assume o controle do computador e carrega o kernel, mostra o que ele encontrou, normalmente discos, placas ISA, barramentos, placas de rede, dispositivo de áudio e carrega os drivers deles, certo? Depende...
Se, eu disse se, o LILO estiver configurado corretamente e se você configurou os drivers e módulos de seus periféricos e dispositivos corretamente, isso vai acontecer sim, caso contrário, espere só um sistema GNU/Linux, com um monte de coisas legais para configurar e porque não, aprender.
Está bom, instalei meu Slackware e minha placa de áudio não funciona... preciso compilar o kernel para faze-la funcionar? Bem, ainda não, no
Slack (como seus usuários carinhosamente o chamam), tem um diretório onde você pode escolher os módulos necessários para que seu computador
funcione, assim fica mais fácil, isso evita que você tenha de configurar
seu kernel e compilá-lo, por enquanto.
Há também um arquivo de configuração com centenas de placas onde as chances são muitas de se achar seu hardware ali, o arquivo fica em /etc/rc.d/rc.modules, para carregar os drivers, é só descomentar a linha abaixo do nome do hardware.
Mas acreditem, aprende-se muito brincando na configuração (recompilação do kernel, nessa mesma página no final encontrará um link para um tutorial de como fazer isso de modo fácil e indolor. O que, eu disse fácil? Ah, eu me
enganei... : - )
Você encontra esse diretório mágico com os drivers, módulos de
dispositivos em /lib/modules/X.X.XX/ e em /lib/modules/X.X.XX/kernel/drivers, onde X.X.XX é o número que identifica o kernel, o meu por enquanto é 2.4.18. Mas você deve estar se perguntando:
"Mas Deus, quantos arquivos, o que farei com eles e como
fazê-los funcionar?", acredite quando digo que esta é uma boa pergunta.
Neste ponto iniciaremos nossa caminhada para a configuração de seu sistema com as próprias mãos, bem quero dizer na unha, através de comandos no terminal.
[1] Comentário enviado por cvs em 26/10/2004 - 01:36h
Figura demais, ainda não li, mas achei engracada a forma como se refere aos topicos... vou ler e depois posto novamente, se houver algum erro, pode ter certeza, serei o primeiro a atirar a pedra! hehehehe :D
[3] Comentário enviado por beetle_juice em 26/10/2004 - 08:27h
Cara vc estah de parabéns mesmo ao mesmo tempo que é tudo complicado vc consegue esclarecer que eh simples achei o máximo e pretendo ver mais artigos ao seu podero poder de domínio Linux valeu...
[6] Comentário enviado por juliomortandela em 29/10/2004 - 13:18h
achei que fosse só eu, que usasse mais um monte de consoles logados no modo texto fazendo outras coisas mais interessantes que no modo gráfico... hehehehe
[8] Comentário enviado por chronos em 30/04/2005 - 15:39h
mre, parabéns, depois do seu comentário no meu artigo fui ver sua lista de artigos e esse aqui é realmente muito interessante. Merece destaque especial a parte sobrre os Comandos Utéis, é muito didático e pode ajudar quem nunca se logou num console rapidão :).
Vou enviar o link a um amigo de trabalho que começa a trabalhar agora com linux via ssh, parabéns!
[13] Comentário enviado por edulimaabreu em 17/09/2006 - 02:13h
Nossa, adorei. Como já foi dito acima, a sua didatica eh muito boa, parabens :)
OBS: Não conhecia o comando "tree" e nem sabia q o "cat" podia ser usado para arquivos de audio tambem.
Outro comando legal q vc deve ter esquecido de comentar eh o "more", q serve para ler arquivos.
$ more nomedoarquivo.txt
[15] Comentário enviado por removido em 16/01/2008 - 21:44h
É isso ai mó barato e pra quem quer saber mais porque não ler a ultima
edição da Revista Linux. Eu mesmo curto de montão modo texto pois minha caroça velha não tem rato só teclado uma sis 530 com k6 2 450 mhz . Graças ao mplayer posso assistir videos com legendas, é claro que
o mplayer fica avizando que minha cpu é podrona mas tudo bem. O que importa é curtir.
[17] Comentário enviado por mre em 24/03/2008 - 10:14h
Pessoal estou aprontando um update nesse artigo. Que áreas vcs acham que devo focar? Redes? Configuração de dispositivos? Instalação? Deixem suas dicas/interesses... 2 semanas é o tempo de divagação!
Abraço a todos,
Murilo Rosa Esplugues
obs: Ainda tenho aquele k6 500 do artigo (tenho um semprom 2.2 com 1.5 de ram como pc principal) e um laptop toshiba pentium 2 233 com 64 mb de ram e hd de 4GB.
[18] Comentário enviado por ElionW3 em 28/03/2008 - 16:04h
Rapz, achei o artigo ótimo, e espero o update...
Na verdade eu to querendo arrancar o Vista Home do laptop, e colocar o slack, mas estou com um pouco de medo...
Ubuntu por exemplo, não consegui, fica uma tela preta logo de inicio e n passa daquilo (axo q o gnome tem algo contra tela lcd widescrreen do laptop, pq no Kubuntu consegui)
Outra coisa, pra baixar o slack eh tudo aquilo mesmo? 4gb o.O, n é pra ser leve?
td isso em bibliotecas etc e tal?
pod axar a pergunta nOOb mas responda, heheuah
[19] Comentário enviado por Lord_Nikon em 12/05/2008 - 10:30h
Mandou bem. Olha que eu sempre achei a slackware complicado. Mas agora... clareou mesmo a imagem que eu tenho sobre tudo nele... Vou tentar retomar algumas configuracoes (agora vai ser mais pratico) qualquer coisa grito ai para voce. Abracao.
[21] Comentário enviado por konqueror em 17/08/2009 - 10:18h
mre
O seu artigo apesar de ter descoberto após algum tempo em relação a data de postagem aqui no VOL,man com toda a certeza resumo em apenas uma palavra excelente,PARABENS muito original e não estou falando da cerveja é claro,e volte sempre .
[25] Comentário enviado por mre em 05/11/2014 - 01:44h
[24] Comentário enviado por familiaungido em 05/11/2014 - 00:52h:
Já baixei a versão Slackware 14.1, estou juntando coragem para a instalação, artigos como esse colaboram dando-nos segurança.
---
Cara, acredite quando digo que não é tão fácil quanto outras distribuições (red hat, centos, ubuntu ou mesmo debian) mas vai te dar o máximo de controle possível e com certeza aprenderá o dobro, aguente firme ao passar pela arrebentação.