Implantação de software livre

Esse artigo visa dar um entendimento básico sobre a implantação de software livre em uma empresa, seja ela de que porte for. São alguns passos básicos para se obter sucesso na implantação.

[ Hits: 25.018 ]

Por: Manoel Guilherme de Faria Moraes em 17/09/2009


Organizando os dados levantados e fase de testes



Organizando os dados levantados

Agora vamos organizar todos os dados levantados nos dois passos anteriores. Organização será fundamental para o sucesso do processo. Nessa etapa o projeto será passado para o papel.

Particularmente, prefiro usar algum software para a organização e gerenciamento do projeto. Como estamos falando de software livre, o Dotproject é uma opção muito eficaz, seria um Project todo feito em PHP com MySQL. Porém coloque o projeto organizado de forma que possa ser apresentado à diretoria.

Seja direto e sucinto no que escrever. Em geral nem todos da diretoria tem o mesmo conhecimento técnico que você. Um projeto bem estruturado será muito importante. Detalhe bem os processos que serão tomados e os custos do projeto.

Cada um tem uma forma de organizar os processos, mas tente usar as regras do PMI, ITIL, entre outros métodos.

Fase de testes

Mesmo com um projeto bem elaborado, organizado e estruturado, aconselho fazer uma rápida fase de testes em escala menor para ter certeza de que os objetivos básicos (pelo menos) estão sendo alcançados.

Se for um servidor, teste ele com dois ou três Desktops, tente tirar o máximo do servidor para garantir o seu funcionamento.

Em SO ou aplicações desktop, teste-os exaustivamente para obter a certeza de que terá sucesso na implantação, pois na fase de teste surgem problemas que serão resolvidos, e poderão ser agregados a uma base de conhecimento dos problemas já encontrados e resolvidos para futuras consultas.

Coloque pelo menos dois usuários nessa fase de teste, dê a preferência aos usuários que sejam classificados como avançados e não tenham uma função vital, pois não queremos causar problemas aos mesmos.

Não se preocupe se nessa fase tiver de mudar algo do projeto, esse é o momento para isso. É aqui que devem ser feitos os ajustes antes da implantação.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Sondando o território
   2. Estudo técnico e custo
   3. Organizando os dados levantados e fase de testes
   4. Treinamento e implantação
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Celestia, simulador espacial em tempo real

Configuração básica do Conky para mostrar informações sobre a sua máquina no Desktop

Comando du - encontrando as maiores pastas e arquivos no Linux

Asterisk e Asterisk GUI - Instalação e Configuração no Debian Squeeze

Utilizando fontes de emojis no seu sistema Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por rogerio_gentil em 23/09/2009 - 11:35h

Muito bom como conteúdo introdutório. Estou pesquisando bastante sobre renovação de infraestrutura pois quero implementar coisas novas em alguns projetos para 2010.

fisicorj, você têm materiais para referência?

[2] Comentário enviado por rodrigozanuzzo em 07/10/2009 - 11:43h

Muito bom seu artigo, é sempre importante esses passos para quem quer fazer adaptações, nas instalações na sua empresa ou na empresa em que trabalha.
8D


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts