Incrementando o visual do KDE 4

Desde o lançamento da sua primeira versão em 1998, o KDE passou por diversos melhoramentos. A versão 4.5.1, distribuída com o Kubuntu 10.10 impressiona em termos de visual, funcionalidade e estabilidade mesmo àqueles que criticaram o projeto quando do lançamento do KDE 4. Confira neste artigo como você pode personalizar a aparência do seu ambiente gráfico e sugestões para um elegante visual.

[ Hits: 60.067 ]

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros em 18/11/2010 | Blog: https://antoniomedeiros.dev/


Aparência da Área de Trabalho



Provavelmente, a primeira mudança feita no sistema pela maioria das pessoas no que se refere à aparência é o papel de parede (do inglês, wallpaper), aquela figura que aparece no fundo da Área de Trabalho (Desktop). O papel de parede pode ser facilmente mudado no KDE 4. Para isso, basta clicar com o botão direito em qualquer área livre da Área de Trabalho e clicar em "Configurações de Desktop" (Desktop Settings). Uma caixa de diálogo é aberta, listando os papéis de parede disponíveis. Basta selecionar o de sua preferência e clicar em "OK".
Por padrão, o Kubuntu vem com apenas um papel de parede, mas é fácil obter mais papéis de parede no KDE 4. Para isso, na caixa de diálogo aberta anteriormente, clique em "Obter novos papéis de parede..." (Get New Wallpapers...). É aberta uma nova caixa de diálogo, na qual você pode buscar e instalar novos papéis de parede. De volta à janela anterior, você pode escolher o papel de parede que você acabou de instalar.
Nos repositórios oficiais do Ubuntu você também encontra vários pacotes com papéis de parede disponíveis para download, entre eles o pacote kdewallpapers, que contém os papéis de parede que são normalmente distribuídos com o KDE. Para visualizar a lista desses pacotes, abra o KPackageKit e procure por wallpaper ou clique aqui para realizar essa mesma busca na página de pacotes do Ubuntu. Você também pode obter papéis de parede no site KDE-Look.org.

Outra coisa que pode ser feita para conferir à sua Área de Trabalho não só uma aparência mais interessante como também mais funcionalidade é a adição de widgets. Por padrão, o Kubuntu vem com vários deles. Para adicionar um widget na sua Área de Trabalho, clique no ícone que aparece no canto superior direito da tela e em seguida clique em "Adicionar widgets" (Add Widgets).
Na parte inferior da tela, aparecerá uma lista dos widgets disponíveis. Observe que você pode instalar mais widgets através do botão "Obter novos widgets..." (Get New Widgets...) o procedimento é semelhante ao mostrado anteriormente para os papéis de parede.
Para acrescentar um widget à Área de Trabalho, basta arrastá-lo dessa lista até o lugar onde você deseja que ele fique. Para exemplificar, eu acrescentei o widget "Relógio Analógico" (Analog Clock):
Vale lembrar que em versões anteriores do KDE 4 os ícones na Área de Trabalho não eram exibidos por padrão e você tinha que habilitá-los. Na versão 4.5.1 distribuída com o Kubuntu 10.10, a exibição de ícones é feita por padrão. Se na sua Área de Trabalho os ícones não são exibidos e você precisa habilitá-los, confira esta dica, publicada anteriormente aqui no Viva o Linux.

Vejamos outros ajustes que podemos fazer na aparência do nosso ambiente gráfico. Para isso, entre no Kickoff (o equivalente ao antigo menu K, ou ao menu Iniciar, para os mais acostumados com o Windows), clique em "Aplicativos" (Applications), em seguida em "Configurações" (Settings) e finalmente em "Configurações do Sistema" (System Settings). Os demais ajustes que mostrarei neste artigo são todos feitos nessa janela.
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Aparência da Área de Trabalho
   2. Aparência dos aplicativos
   3. Aparência do espaço de trabalho
   4. Outros ajustes
   5. Localização dos arquivos
   6. Sugestões
   7. Outras indicações
Outros artigos deste autor

Criando um LiveCD a partir de uma instalação do Debian Lenny

Exibindo um splash durante o boot com Splashy

Instalação do MediaWiki em uma Project web do SourceForge

Guia de referência do ISOLINUX (parte 1)

Guia de referência do ISOLINUX (parte 2)

Leitura recomendada

PuTTY - Release 0.66 - Parte III

Aplicando o Layer7 no Fedora Core Linux 6

Oracle VirtualBox - Levando a VM no Pendrive

Viegas Rubim RMS

Instalando e configurando o Nagios com e sem MySQL

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 18/11/2010 - 14:29h

.Gostei do artigo.
Principalmente porque estou conhecendo agora o KDE através do openSUSE.

[2] Comentário enviado por dbahiaz em 18/11/2010 - 16:53h

Muito bom seu artigo. Parabéns!
Gostei da sugestão tb:)


Abraço.

[3] Comentário enviado por isaac em 20/11/2010 - 09:34h

Muito bom seu artigo.
Uma coisa que eu notei nos efeitos do KDE4 é que o Compiz me parece bem mais fluido e polido, que os efeitos nativos do KDE4.
Uma coisa chata em trocar as cores do KDE4 é que as opções de menus de certos programas não aparecem (textos de botões também).
Fica como se o botão tem a cor branca e o texto nele também., porém isso não tem tanto problema assim, porque se pode mudar as cores do texto.

[4] Comentário enviado por JoseRenan em 20/11/2010 - 09:45h

Primeiramente, ótimas dicas! Parabéns! Mas tenho uma dúvida, eu tenho o kde instalado no Ubuntu com um daqueles temas "darks" veja aqui: http://vivaolinux.com.br/screenshot/KDE-Ubuntu-10.10-com-KDE/ , eu pouco uso o BrOffice, só que quando fui fazer uma redação nele o seu fundo (a folha branca) é negro, então quando digito as coisas elas se tornam ilegíveis, tem como consertar isso e deixar o BrOffice normal? att Jose Renan.

[5] Comentário enviado por dbahiaz em 21/11/2010 - 14:29h

@joseRenan,

abra o broffice e vá no meu: Ferramentas > Opção> Aparência, ai que muda as cores, como fica tudo em Automatico, ele usa as cores do própri
o Sistema.

[6] Comentário enviado por JoseRenan em 21/11/2010 - 17:20h

obg cara! deu certo, agora ficou ótimo! vlw

[7] Comentário enviado por arturbmallmann em 22/11/2010 - 11:09h

quero voltar a usar o kde, nao utilizo ele desde a versão 3.5 no kurumin

[8] Comentário enviado por mrtuxys em 30/12/2010 - 18:10h

Muito boa essa parte do artigo sobre localização dos arquivos.

[9] Comentário enviado por wilkson em 23/01/2011 - 13:21h

Como posso alterar a cor do Painel ( barra de tarefas)? Quando clicamos com o botão direito do mouse para configurar, não nos dá opção de alteração de cor, apenas de tamanho e largura.

[10] Comentário enviado por thiagoyp em 01/05/2011 - 14:24h

Amigo, eu queria uma coisa diferente: Possuo o Slackware 13 e eu queria colocar a Barra de baixo toda na leteral esquerda. Dá pra fazer, mas os ícones ficam pequenos e as descrições das janelas ficam cortadas.
O que eu acho ruim é que os monitores de hoje estão cada vez mais largos e os navegadores tem muitas barras de menu, tirando o espaço para exibir a página da web. Também vejo que nenhuma tela ocupa toda a largura quando meu navegador está maximizado...

[11] Comentário enviado por vinyanalista em 25/01/2012 - 13:07h

Olá, pessoal! Venho acrescentar algo interessante ao artigo, que só descobri agora usando o Debian: se o sistema de vocês não apresentar a tela "Aparência GTK+" (GTK+ Appearance), instalem o pacote kde-config-gtk-style (no Debian) ou o pacote kde-config-gtk (no Kubuntu). No Debian eu ainda tive que instalar o pacote gtk-qt-engine para que a opção "Use meus estilos KDE nos programas GTK" fosse habilitada.

Respondendo às perguntas (desculpem o atraso)... wilkson, não disponho de conhecimentos suficientes para responder a sua pergunta, mas acredito que alterar a cor do painel só seja possível editando o tema da área de trabalho manualmente. thiagoyp, se quiser colocar o painel inferior na leteral esquerda experimente o widget Smooth Tasks (http://kde-look.org/content/show.php?content=101586). Quem possui Debian ou Kubuntu pode instalá-lo através do pacote plasma-widget-smooth-tasks (no Kubuntu deve-se ativar o repositório universe).

Abraço a todos e até a próxima!

[12] Comentário enviado por dark777 em 24/02/2016 - 23:06h

Muito legal mas eu tentei fazer isso com o CentOS7 colocando o Theme do redhat porem nao encontrei nenhum pacote de thema do redhat baixei walpapers na unha realizei todos os passos mas mesmo assim nao funfou


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts