Primeiramente mostrarei a instalação do
Ubuntu, que é o meu
Linux default, que usa Gnome, para os que irão instalar em português é simples, apenas escolha a língua portuguesa e tenha uma conexão com a Internet, pois ele irá baixar o pacote de tradução da Internet, outro fato importante é que você pode instalar em inglês e depois traduzir pra português instalando os pacotes quando quiser, de um por um caso não tenha uma conexão não muito boa, igual a mim.
Primeiramente o Ubuntu, dê o boot pelo liveCD e na tela principal do Ubuntu aperte F2 e escolha o idioma e aperte em iniciar Ubuntu, note que não usarei o CD alternate do Ubuntu, pois o considero menos amigável para iniciantes.
Espere o Ubuntu iniciar e você irá se deparar com o Desktop abaixo, simples, clique em instalar o sistema no computador, a primeira tela é a escolha da linguagem, escolha a sua preferida e avançar.
Nessa próxima tela temos o fuso horário, então escolha uma região de acordo com o fuso horário, note que não há todos os Estados Brasileiros, pois muitos horários são iguais então considere São Paulo como Rio de Janeiro, pois os horários são iguais. Clique em avançar.
Aqui você escolhe o modelo do seu teclado, com cedilha é teclado do Brasil e sem o cedilha e teclado internacional, Us english, clique em avançar.
Aqui é a parte onde começa a complicar muita gente, mas veremos que nada de complicado tem, na opção Guiado, serve para o pessoal que já tem o Windows instalado e que instalar o Linux sem formatar o HD, então com essa opção ele simplesmente pega o espaço livre do seu HD, no caso do Windows e cria uma partição própria para o Linux, note que ao usar esta opção, é seguro que se faça um backup do seu Windows, você também perceberá que ao usar essa opção ele pedirá para você definir os tipos de arquivo, coisa que já já veremos.
Na opção Assistido, serve para quem não quer ter trabalho de definir formato de arquivos, no entanto ele usa seu HD inteiro, caso você queira , mergulhar profundamente no mundo Linux, então use esta opção e tenha todo seu HD dedicado ao Linux.
Na opção Manual você configura ao seu gosto, podendo fazer seu HD de dual boot, com Windows e Linux, fazer uma partição só para guardar seus arquivos e por ai vai. Após escolhida uma das opções, clique em avançar.
Nessa próxima telinha você irá escolher como seu HD irá ficar caso tenha escolhido a opção Manual, simples de mexer sem muito o que explicar, o mais importante é que para instalar o Linux de forma segura, use os formatos ReiserFS ou Ext3, na opção ponto de montagem deixe sempre com uma barra invertida /, e caso você tenha menos de 512 de memória RAM crie pelo menos 256MB de memória SWAP, esta memória pode ser criada da mesma forma que você criou a partição no HD, só muda o formato de arquivo que será SWAP.
Perceba também que este particionador do Ubuntu contém vários outros formatos de arquivo como NTFS, padrão Windows, e você me pergunta o porque? Simples de responder, você já pode definir todo seu HD por este particionador, pode ate mesmo fazer aquele espaço no HD para guardar só seus arquivos, então torna-se muito mais poderoso que o próprio particionador do Windows e uma grande dica é, se você quiser fazer um dual boot (Windows e Linux no mesmo computador), recomendo instalar primeiro o Windows, pois caso faca o contrário, quando instalar o Linux, como o Windows eh anti-social ele apagara o Grub do Linux, então você terá que reinstalar o Grub, coisa meio chata para quem está iniciando.
Neste próxima telinha não há o que explicar, simplesmente bote seu nome, seu Login e sua senha e um nome para o computador, aperte Avançar e aparecerá uma outra janela de confirmação, é só apertar instalar e pronto, seu Ubuntu começará a instalação, e não esqueça que é sempre bom ter conexão com a internet na hora da instalação, pois quando chega lá pelos 82% ele começa a baixar diretamente da Internet os pacotes de tradução.