Na área de redes de computadores nos encontramos com uma variedade de Sistemas Operacionais, principalmente Windows e
Linux, e nesse momento vemos a necessidade de compartilhar arquivos e dados em meio a nossa rede, assim sendo indispensável uma tecnologia como a de um servidor
Samba.
Um servidor Samba tem como objetivo facilitar o compartilhamento de arquivos entre sistemas operacionais Windows e Linux, apresentando uma única máquina como ponto central para realizar a tarefa de compartilhamento na rede. Além disso, um servidor Samba pode exercer a função de
PDC (
Primary Domain Controller) e compartilhamento de impressoras, mas o tópico de PDC e compartilhamento de Impressora não será abordado neste documento.
Objetivo
Criar um servidor Samba a fim de controlar o compartilhamento de arquivos e de dados, além de gerenciar uma quota para limitar o armazenamento máximo de dados por diretórios.
Motivação
Observando a constante necessidade dos professores de compartilhar arquivos e/ou material didático com os alunos de uma forma mais prática e rápida, não esquecendo da necessidade do suporte de armazenar e compartilhar os programas a serem instalados equipamentos.
Justificativa
Utilização dos recursos existentes para melhorar o compartilhamento de arquivos na rede. Dar suporte aos professores para compartilhar com seus alunos os materiais das aulas que terão mais dinâmica e aproveitamento.
Metodologia
Obs.: Usuário criado na instalação do Sistema Operacional:
Ex.:
Id: solar
Passwd: ******
O servidor Samba não necessita de duas placas de rede, ele precisa somente estar conectado à rede interna, como uma máquina normal. Um servidor Samba pode, aliás, ser configurado em um Sistema Operacional comum (Desktop), com interface gráfica e outros adicionais, porém, deve ser uma distribuição Linux.
Primeiramente podemos pressupor que já tenha o
Ubuntu instalado, Desktop ou Ubuntu Server. Então se necessário realize o upgrade da versão. Para isso, utilize o seguinte comando via terminal:
# do-release-upgrade -d
Ao executar este comando o sistema não será atualizado diretamente para a última versão, e sim realizará o upgrade para a próxima versão após a atual.
Antes de instalar o Samba, serão criados os usuários que serão utilizados pelo Samba e os diretórios que o servidor irá compartilhar na rede. Em outras etapas do processo poderão ser adicionados novos usuários ou pastas.
Para adicionar um usuário no sistema execute o comando:
# adduser nome do usuário
Ex.:
# adduser admin
Id: admin
Passwd: ****
# adduser apoio
Id: apoio
Passwd: ****
# adduser aluno
Id: aluno
Passwd: ****
Após executar o comando entre com a senha para este usuário e depois repita a mesma senha para confirmação. Pronto, o usuário foi criado.
Os diretórios que serão compartilhados pelo Samba estão sendo criados no diretório /home, este é o padrão utilizado pelo Samba. Sendo assim, criamos os diretórios em /home executando o seguinte comando:
# mkdir /home/nome do diretório a ser compartilhada
Ex.:
# mkdir /home/aulas
# mkdir /home/instalacao
Os diretórios criados foram:
/home/aulas
/home/instalacao