Como já deu para perceber, há muitos detalhes, mas não é nada complicado.
Antes de mais nada, espero que você tenha deixado pelo menos uns 10GB do seu HD disponível para a instalação do Debian.
Assim como em toda distribuição
Linux, o Debian também necessita de pelo menos 2 partições, uma partição SWAP e uma para o sistema operacional. A partição SWAP funciona como uma memoria virtual para o seu sistema, ou seja, quando a memória RAM está cheia o sistema armazena os dados na partição SWAP e conforme vai liberando memoria RAM a SWAP vai transferindo seus dados novamente para memoria principal, isso evita travamentos e lentidão no sistema. Uma partição SWAP precisa ter pelo menos o dobro do tamanho da memoria RAM do seu micro, por exemplo, se você tem 512MB de memória RAM, sua SWAP deverá ser de 1GB, 1GB de RAM a SWAP deve ser de 2GB e assim por diante.
Particionando
Essa parte é a mais complicada para um usuário comum, por isso vou detalhar bem.
1. Após ler todos os discos rígidos instalados em seu computador, o instalador mostrará essa tela:
2. Para ter certeza do que o vamos fazer, selecione a opção "Manual" e clique em avançar.
3. Então agora criaremos primeiro a partição onde seu Debian será instalado. Para isso selecione o espaço livre que você deixou no seu HD e clique em "continuar".
4. Aparecerá uma tela perguntando o que você deseja fazer com esse espaço livre em seu HD, como iremos criar uma nova partição, a opção que você deve escolher é: "Criar uma nova partição", logo apos isso clique em "continuar".
5. Aqui você deve escolher o tamanho da partição que você deseja usar para o Debian, eu recomendaria pelo menos uns 8 GB ,mas fica ao seu critério. Para um entendimento mais fácil coloque o tamanho da partição em MB, ou seja, se a partição terá 8GB, digite apenas "8000" e clique em "continuar", como mostra a imagem a baixo.
6. Aqui selecione "primária" e clique em "continuar".
7. Selecione "início" e clique em "continuar".
8. Depois de feita a partição, irá aparecer uma tela assim:
9. Preciso que você deixe a partição recém criada idêntica a da foto abaixo, para isso basta navegar entre as opções e ir com as seta e selecionar com a tecla "enter", ao final selecione a opção "Finalizar a configuração da partição" e clique em "continuar".
As opções mais importante são:
- Usar como: sistemas de arquivos Journauling ext3 - Esta indica o sistema de arquivos da sua partição;
i
- Ponto de montagem: / - Esta indica que nessa partição será instalada a raiz do sistema;
- Flag inicializável: Ligado - Esta indica que essa partição será a de boot do sistema.
10. A próxima tela será assim:
Aqui você deve selecionar o espaço que está livre em seu HD e clicar em continuar, pois agora criaremos a partição SWAP.
11. Esta parte é idêntica aos passos 4, 5, 6 e 7, então olhe novamente esses passos e crie a sua partição SWAP, mas não se esqueça de colocar o tamanho da partição de pelo menos o dobro de sua memória RAM.
12. Ao final irá aparecer uma tela igual a imagem do passo 8, e nesse caso você deve deixar assim:
As opções mais importantes são:
- Usar como: área de troca (SWAP) - Indica que está sera sua partição SWAP.
Para deixar assim, basta navegar com as setas pela opções e deixar a opção de "Usar como" e selecionar "Área de troca (SWAP)". Depois ir até a opção "Finalizar a configuração desta partição" e clicar em "continuar".
13. Ao final de tudo seu particionador deve estar mais ou menos como mostra a figura abaixo:
Agora é só selecionar a opção "Finalizar o particionamento e escrever mudanças no disco" e clicar em "continuar".
14. Na próxima tela ele só pede pra você confirmar se é isso mesmo que você quer fazer no seu HD, se for isso mesmo e selecionar a opção "sim" e clicar em "continuar", caso não seja selecione "não" e ele voltara ao particionador.
Ao continuar ele estará escrevendo todas as mudanças que você fez anteriormente no seu disco rígido, possibilitando assim a instalação de sistema operacional, note que ao terminar de formatar as partições criadas por você ele já instala a "base" do sistema.
A parte mais chata do artigo era essa, agora você pode passar adiante e escolher os pacotes que você deseja em seu micro.