Instalando GTA V no Fedora com placas Nvidia

Nesse artigo farei um guia de instalação do GTA V no Fedora 29 usando a tecnologia Steam Play, que baseia-se em uma tecnologia chamada Proton, uma versão modificada do Wine que oferece compatibilidade com jogos para Windows.

[ Hits: 10.427 ]

Por: Rogerio Leiro Fontan em 29/03/2019 | Blog: https://rlfontan.wordpress.com/


Instalação, configuração e ajustes



Uma vez finalizada a reinicialização, entre na Steam, vá na seção Biblioteca, faremos tudo por lá. Então, já na biblioteca, vá no canto superior esquerdo e clique em "settings" depois em "Steam Play", depois em "enable Steam Play for all other titles", depois clique em OK e reinicie a Steam conforme o pedido da caixa de diálogo que provavelmente aparecerá para você neste momento. Observe se essa captura de tela pode te ajudar a entender o processo:
Uma vez reiniciada a sua Steam, vamos aproveitar também para deixar sua Steam em português: vá novamente no canto superior esquerdo e em "settings", depois em "Interface" e mude de "English" para nosso português brasileiro, então pressione Ok e reinicie a Steam novamente.

Agora na sua biblioteca procure o GTA V, onde se você tiver feito tudo corretamente já poderá clicar no botão para instalá-lo, faça isso, mas quando o jogo terminar de instalar, continue comigo pois ainda não terminamos.

Uma vez com o jogo instalado, clique com o botão direito nele na biblioteca e vá em "Propriedades" depois em "Definir opções de inicialização" onde você copiará e colará o seguinte conteúdo:

DXVK_HUD=fps WINEDLLOVERRIDES=winedbg.exe=d %command%

E aperte Ok.

Se você teve dificuldade na definição de opções de inicialização, essa imagem pode ajudar a ilustrar o processo:
Gostaria também de dar uma breve explicação sobre o conteúdo que colocamos nas opções de inicialização:
  • O "DXVK_HUD=fps" é para adicionar um contador de fps no cantinho esquerdo do seu game, o qual eu recomendo que você use ainda que você não goste, pois a instalação do GTA V pelo Steam Play vai acabar requerendo configuração gráfica manual, e esse contador vai ser inevitavelmente útil.
  • O "WINEDLLOVERRIDES=winedbg.exe=d" é para fazer o jogo funcionar no modo online.
  • O "%command" provavelmente é só pra fazer o "Definir opções de inicialização" reconhecer os parâmetros que colocamos.

Agora continuamos com o guia:

Abra o jogo colaborando com as caixa de diálogo que se abrirem quando você clicar para jogar o Grand Theft Auto V. Ele vai abrir o Rockstar Social Club , onde ele perguntará algo sobre a forma de salvamento do seu jogo, selecione o modo "Ativar salvar na nuvem", e vá colaborando com todas caixas de diálogo, e esperando as telas de carregamento, até você entrar no menu do jogo.

Então vamos configurar os gráficos do jogo minimamente antes de entrar. Você deve estar agora certamente no menu do GTA V, mas provavelmente um menu feio e lento, para lidar com isso entraremos em "Configurações", depois em "Gráficos", onde você fará o seguinte:
  • Altere a versão do Direct X para Direct X 11.
  • Vá também na opção "Sombras Suaves" e selecione a opção NVIDIA PCSS.
  • Altere a resolução para a condizente com a resolução de seu monitor.
  • Se a resolução por algum motivo, mesmo configurada corretamente, bugar e não for reconhecida em tela cheia, fique mexendo nas opções da seção "Monitor de saída" e uma hora ele provavelmente vai reconhecer corretamente seu monitor.
  • Além disso gostaria de fazer uma recomendação para performance: não ative o MXAA.
  • Pressione Espaço para efetuar as mudanças e em seguida aperter Enter colaborando com o diálogo aberto pelo game pedindo para reiniciar o seu GTA V.
  • Aguarde a reinicialização do GTA V, espere ele voltar ao menu do game.

A partir daqui o GTA V provavelmente terá uma configuração básica. Você pode ir configurando os gráficos do jogo para usar cada vez mais recursos conforme a potência de sua máquina, o meu PC por exemplo é um i5 7400 com uma Nvidia 1060 de 6GB, onde jogo o GTA V com várias opções no "Muito alto" rodando numa taxa de FPS que costuma ficar estável entre 35 e 65 fps, às vezes pendendo para o menor valor, ocasionalmente para o valor médio, por vezes vezes pendendo para o maior valor, dependendo de alguns fatores... às vezes o FPS fica numa taxa bem bacana mesmo e chega a ultrapassar os 65 fps, e muito raramente tem alguma queda de frame abaixo de 35.

Quando for jogar e fazer essas configurações, eu recomendo sinceramente que você comece pelo modo história, onde você alcança um FPS maior, e depois vá para o online. Além disso gostaria de te tranquilizar que nos primeiros minutinhos do jogo ele pode dar umas congeladinhas e ter uma performance um pouco mais variante, mas depois isso melhora... uma vez que isso acontece pois o jogo provavelmente está enchendo o shader.

E é isso pessoal, ficarei por aqui, espero que seu jogo já esteja funcionando numa boa. Um abraço!

Fontes


Grupos que usei e recomendo:
  • Linux Games, comunidade comandada pelo Patola no Telegram, é provavelmente o melhor grupo brasileiro para se aprender sobre games na atualidade: https://t.me/linuxgamesbr
  • Grupo Internacional do Fedora no Telegram, onde existem alguns sujeitos que ajudam numa intensidade e comprometimento impressionante:https://t.me/fedora
  • Grupo Internacional de gamers de Linux no Discord, um grupo realmente enorme de gamers: https://discord.gg/UTPzy7

Grupo de Fedora que recomendo no Brasil:
Fórum geral de Linux:
;)

Outras referências


Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Apresentação e avisos
   2. Instalação do driver e da Steam
   3. Instalação, configuração e ajustes
Outros artigos deste autor

Mageia 6 - 6 dicas de pós-instalação

Leitura recomendada

Jogos para Linux (parte 5)

Jogos para Linux (parte 2)

Unreal Tournament 2003

Criando um servidor de Ultima Online

Compile programas para o PlayStation 3 em PC de 32 bits

  
Comentários
[1] Comentário enviado por edivandjs em 29/03/2019 - 19:16h

Ótimo artigo!

________________
“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você”
Nietzsche.

[2] Comentário enviado por RLFontan em 29/03/2019 - 19:26h


[1] Comentário enviado por edivandjs em 29/03/2019 - 19:16h

Ótimo artigo!

________________
“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você”
Nietzsche.


Valeu edivandjs! E obrigado pelo apoio com a moderação!

[3] Comentário enviado por danniel-lara em 01/04/2019 - 15:40h


Parabéns pelo Artigo , GTA é o único jogo que não consigo jogar sério , eu ligo o *oda-se , é muito divertido
sempre quero achar um jeito de fugir da polícia com 5 estrelas

[4] Comentário enviado por Harleyhy em 27/04/2019 - 14:12h

Excelente artigo irmão!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts