Bom, com o vmware já instalado, vamos agora criar nossa máquina virtual. Rode o vmware e assim vai aparecer a seguinte tela:
Desde que você tenha uma noção de inglês, essa criação da máquina virtual vai ser muito simples e intuitiva.
Clique em New Virtual Machine:
Nessa tela que se abriu, parecida com essa mostrada acima, você vai definir se vai querer a máquina virtual com os valores padrões ou se vai querer ela customizada, eu escolho sempre a customizada por que gosto de saber o que sendo criada.
Clique em Custom e depois em next:
Tela em que se seleciona qual sistema operacional você vai instalar, meio que sem sentido isso, por que pode escolher qualquer um e acabar instalando outro, então pode escolher "Other" mesmo. Mas também é algo mais pra controlar, padronizar a vmware e ficar mais fácil de achar depois.
Clique em Other e depois em next:
Nessa tela você vai determinar o nome de sua VM e também onde ela vai ser localizada.
Edite da forma que preferir e clique em next:
Definição de uso de memória que sua VM vai poder contar... ou melhor, quanto de memória RAM sua VM vai ter. Normalmente eu não altero essa parte, deixo a default que ele detecta mesmo, mas se achar melhor aumentar ou diminuir, fica por usa conta.
Após escolher quanto de RAM, clique em next.
A forma que a rede vai trabalhar, sempre escolho essa primeira, que é a default.
Clique em Use bridged networking e depois em next.
A próxima opção você pode escolher a default e apenas clicar em next.
Nessa imagem acima será a opção onde você fará a escolha de como será criado o disco virtual ou se vai usar um já existente ou usar um disco físico, como indica na imagem, para usuários experientes, aqui como estamos criando vamos deixar a primeira opção marcada mesmo.
Clique em next.
Agora é feita a escolha de como vai querer usar o disco, quer ele como SCSI ou como IDE, essa opção fica a critério de cada um, usando Linux eu gosto de usar como SCSI.
Escolha e clique em next.
Agora na imagem acima vamos definir o tamanho do disco virtual, depende do espaço que você tem disponível no disco. Também pode definir se desejar que esse espaço já seja reservado no disco e também dependendo do seu filesystem você vai precisar deixar marcado a opção para ele dividir esse disco em arquivos de 2GB cada.
Defina o tamanho e clique em next.
Escolha o caminho onde você vai criar a sua máquina virtual e clique em Finish.
No fim você vai obter uma tela mais ou menos como essa acima. Com isso sua maquina virtual vai estar criada, existem poucas diferenças entre essa versão 4 e a versão 5 do vmware. A partir dessa passo-a-passo você vai conseguir criar sua maquina virtual também na versão 5.
Vamos agora para próxima parte, obtendo uma ISO do OpenBSD.