Se você usa um gerenciador de janela leve (Blackbox, Fluxbox, WindowMaker, etc), já deve ter apanhado pra ter também um gerenciador de arquivos leve. O Thunar é um gerenciador de arquivos leve, bonito e funcional.
Nesta altura o Thunar já esta instalado e funcionando, basta um simples "thunar" em um terminal gráfico para que o gerenciador de arquivos inicie.
É comum você iniciar o thunar e ele subir sem os ícones. Para resolver esse problema crie o arquivo .gtkrc-2.0 em seu diretório home:
$ touch ~/.gtkrc-2.0
E coloque o seguinte conteúdo:
gtk-icon-theme-name="Rodent"
Esse é o tema de ícones GTK que baixamos. Você pode baixar outro "icon theme" e instalar, para isso é só baixar o theme, descompactá-lo em /usr/share/icons/ e mudar o gtk-icon-theme-name para o nome do seu tema (suponho que você tenha o GTK-2.0 instalado).
instalei no meu Slackware 10.2, mas provavelmente você não terá problemas em outras distribuições. Se você quer instalar num Debian/Ubuntu, SuSE ou Gentoo, talvez prefira isso:
[1] Comentário enviado por hccelo em 19/09/2006 - 14:40h
o Thunar é um gerenciador de janelas, gerenciador de arquivos ou os dois???
Já utilizei e me pareceu que era o novo gerenciador de arquivos do xfce... substituto do Xffm.
[5] Comentário enviado por sombriks em 20/09/2006 - 03:36h
hehe, mas aí a gente perde toda a emoção, :D
alô Sup0rt3, :D
uma dúvida:
dificilmente eu dou parâmetros para o configure -- difícilmente eu entendo a utilidade deles. Nesse caso em particular, esses parâmetros são necessidade do Slackware? porque realmente eu havia tentado compilar o Thunar anteriormente e só tive um insucesso... queria saber se SEM estes parâmetros --prefix=/usr/ --libexecdir=/usr/libexec/
a coisa ia pra frente tb.
[6] Comentário enviado por PCMasterPB em 20/09/2006 - 08:43h
Eu faço votos que o Thunar venha a ser um excelente gerenciador de arquivos, porque ae sim o Xfce vai ser um ambiente desktop da porra, completo, leve , bonito e muito eficiente. Pq numa máquina possante até dá pra usar o konqueror como gerenciador de arquivos, mas não sendo mata o desempenho do Xfce ( e em outros como fluxbox) na máquina. Eu gosto do Xfce, e agora ainda mais! ;D
[7] Comentário enviado por Sup0rt3 em 20/09/2006 - 08:53h
Eu compilei sem os parametros e não funcionaou, Não lembro que pacotes não encontrava a sua dependencia porque com o ./configure sem nada ele colocava seus arquivos em um outro lugar.
--prefix=/usr/ = instala em baixo de /usr
--libexecdir/usr/libexec/ = coloca as lib executaveis em baixo de /usr/libexec
Com issos vc tem certeza onde cada pacote coloca seus arquivos e como um pacote depende do outro eles vão se encontrar =)
Sem os parametos quando eu rodava o configure ele reclamava dizendo pra instalar tal pacote quando esse ja estava instalado
[11] Comentário enviado por devil_jaguar em 07/07/2007 - 13:35h
muito bom, hein?
só vou sugerir que os fontes seja instalados em /usr/local/src, assim você tem mais segurança entre os fontes que seu sistema instalou e os que você mesmo baixou.
[12] Comentário enviado por andconc em 17/10/2007 - 10:29h
Só um rapido registro ...
Além dos 5 arquivos usados para instalação do Thunar, tive ainda que usa um 6° arquivo, antes do libxfce4mcs, o libxfce4util.
Abraço a Todos !