Este procedimento prevê alteração do kernel. Outros procedimentos para instalação do wireless (não testados no MSI-Wind) serão apresentados ao final.
Ponderações preliminares
As instruções foram testadas para WEP (64 bit). Para WPA Personal (particularmente com WPA Enterprise), foram reportados alguns problemas por usuários como perda de sinal e congelamento. Não é fato certo, mas pode acontecer.
Atualizações do kernel vão requerer que se repita este procedimento. Para evitar isto, desabilite atualização do kernel.
Passos
1) Abra o terminal (Consola) e execute os comandos descritos nos passos a seguir:
Aplicações -> Acessórios -> Consola
2) Instale as bibliotecas para recompilar o kernel:
[1] Comentário enviado por lgmarcondes em 17/09/2008 - 16:30h
Opa,
Na época que instalei o 8.04 no Advent 4211(mesmo hardware, porém comercializado no Reino Unido com esse nome) tive problemas com o kernel padrão, tive que colocar um mais novo pois o X não subia. Agora está funcionando perfeitamente, inclusive com o Ubuntu Netbook Remix.
Lembrando que talvez no alpha6 do 8.10 já tenhamos suporte a rede wireless utilizando a placa realtek rtl8187se. https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux-meta/+bug/246141
Agora uma dúvida: Quanto tempo está demorando o boot no note? Aqui está demorando demais...
[2] Comentário enviado por dbahiaz em 17/09/2008 - 20:34h
Legal, mais quero falar sobre o Opensuse e SLED, pois, quando você disse que eles deixam a desejar em relação à programas e repositórios, talvez pq você não teve o interesse em pesquisar e como é fã do ubuntu, preferiu deixar de lado, outra coisa, o sled é pago sim, mais somente para quem quiser atualizações e suporte, para instalar programas você não precisa pagar nada, além disso o opensuse possui um repositório muito mais amplo que o sled, já que existe repositórios da comunidade, mais mesmo assim vc consegue fazer tudo com ele, mesmo sendo voltado ao "desktop de produção", digo pq já usei por 6 meses, sendo que por 60 dias tive acesso as atualizações como por exemplo o sp2, e mesmo depois disso conseguir instalar programas diversos, basta adicionar repositórios extras. São ótimas distros e não deixam nada a desejar ao ubuntu. Digo isso alertando para outros usuários que queiram adquirir o MSI WIND, e que vendo o artigo pode se sentir limitado por ter o Suse como distro padrão.
[4] Comentário enviado por andreuebe em 17/09/2008 - 23:50h
Caro dbahiaz
Gostei muito de seu comentário. Achei bastante pertinente.
Eu realmente tive muita dificuldade em atualziar os arquivos e relatei esta experiência. Como estou acostumado com o apt-get (e a facilidade d eatualização dos repositórios em sources.list, achei bem complicado ficar inserindo um-a-um a lista de repostórios no Yast2, sem falar que nenhuma funcionava, sempre dava erro...! Sinceramente chegou uma hora que dei graças por conseguir instalar o Ubuntu.
Mas se não fosse os problemas relatados deixava o Suse que já vem todo configurado par ao MSI Wind.
Não quis desmerecer o Suse mas mostrar as dificuldades que um usuario de Ubuntu (/Debian) teve. De repente fica como dica para a comunidade.
[7] Comentário enviado por lgmarcondes em 18/09/2008 - 00:55h
Hmm...
Bom, na próxima instalaçao (alpha6 =p) verifico isso. Aqui está mais lento, mesmo estando com 2Gb e o desktop sendo pior.
Em relaçao ao OpenSuse, nao sei quanto ao que vem no Wind, mas utilizo no serviço e uma das poucas coisas que nao gosto é a instalaçao de pacotes via YaST. Ele sempre carrega os repositórios e baixa a lista dos pacotes, atrasando bastante. E a presença do KDE 4 no OpenSuse 11.0 incomodou um pouco também. Tentei ficar um tempo mas ficou meio instável e voltei para a 3.5.9.
[8] Comentário enviado por andreuebe em 18/09/2008 - 09:08h
O problema é que no Suse 10 você entra no "dilema do Tostines" pois a melhor experieencia que tive com rpm's foi o intalador urpmi que simplesmente não está disponível no repositório do suse e, todas as urls de atualização do repositorio, que tentei, deram erro.
[9] Comentário enviado por dbahiaz em 18/09/2008 - 12:38h
Amigos, o suse não se resume ao yast, ele é muito bom sim, e a cada dia está melhor, o fato de carregar os repositorios é simples, segurança em primeiro lugar. pois ele procura atualizações e correções, evita que vc instale um pacote obsoleto, instalando assim a versão mais adequada. e se não gostarem de instalar via yast, use o zypper. ou instale o apt-get, sim no suse isoo é possivel.
[14] Comentário enviado por andreuebe em 13/11/2008 - 14:59h
UBUNTU 8.10 e MSI WIND
--------------------------------------
O Ubuntu 8.10 não dá mais o problema de "travamento" no boot do MSI Wind. Em compensação, não consegui recompilar o módulo do wireless e não estou muito confortável com o funcionamento da solução com o NDISGTK de modo que, por enquanto, sugiro o Ubuntu 8.04.1 para o MSI Wind: