Neste artigo mostro como instalar o VMware no Conectiva 10. A instalação desse maravilhoso programa tem sido problema em distribuições como a da Conectiva, principalmente por não possuir alguns arquivos que o VMware usa para compilar os módulos de rede, som, vídeo e etc.
Depois de criada a máquina virtual será listada na janela principal do VMware e então você pode clicar na opção "Power on this virtual machine".
Você verá então o boot da máquina, com a sua própria BIOS e tudo! Nessa hora se o CD do sistema que você for instalar estiver no drive a instalação irá começar.
Depois de finalizada a instalação você vai precisar instalar o VMware tools, que é um conjunto de drivers que será instalado no sistema guest para poder alterar a resolução do vídeo, configuração de rede e etc.
Para instalar no Windows é muito simples, com sistema guest rodando basta acessar o menu "VM" e "Install VMware Tools". O Windows vai dar auto-run como se o CD com drivers tivesse sido inserido no drive de CD e após finalizar a instalação será necessário reiniciar a máquina virtual.
No Linux funciona da mesma forma, se você tem o supermount habilitado, ao acessar o menu "VM" e "Install VMware Tools" ele vai montar e você então deve copiar os dois arquivos de dentro do CD para alguns pasta do file system. Se não tiver é necessário montar manualmente o CD ROM depois de clicar no menu.
No Conectiva instalado dentro da máquina virtual você pode ter o mesmo problema com os includes que faltam ao tentar instalar o VMware Tools, se isso acontecer é só seguir os mesmo passos:
Depois é só seguir com a instalação do VMware tools como descrito acima.
Outra coisa que você pode ter que fazer é configurar o IP do sistema guest dependendo da sua configuração de rede. Se você escolheu o modo Bridge e na sua rede tiver um servidor DHCP este é automaticamente usado pelo sistema guest sem maiores problemas, se você não possuir um DHCP é só configurar manualmente para acessar pelo seu gateway.
No modo NAT e no Host-only o VMware funciona como um DHCP (inclusive você pode editar esse servidor dentro das opções do VMware) e vai ficar ficar responsável por distribuir e gerenciar os IP's para as máquinas guest.
Bem pessoal, é isso, críticas sugestões e reclamações podem postar!
[5] Comentário enviado por mundoguero em 08/09/2006 - 17:05h
O Mandriva segue a estrutura do Mandrake, portanto, não possuí mesmo este script. Agora no Conectiva faltou um nível no diretório que é o /usr/src/linux/linuxprepare-tree.sh.