Neste artigo mostrarei de maneira simples e clara como instalar o Linux e o Windows em um mesmo computador e utilizá-los em Dual-Boot. Artigo voltado para usuários iniciantes que estão começando agora no Linux, mas que ainda necessitam de algumas ferramentes específicas do Windows.
Caso você tenha o Windows instalado, recomendo fazer um backup dos dados, pois formataremos todas as partições do HD, para ser mais claro o processo.
Primeiramente você precisará obter o Big Linux 4.1, pois é com ele que faremos o particionamento (o Gparted vem incluído no CD). Para baixar, acesse sua página de downloads. Ele cabe em uma mídia de CD, e por ser Live-CD, você pode utilizá-lo antes de instalar, caso queira testá-lo.
Depois de ter o cd em mãos, coloque o cd do Big Linux 4.1 no computador e "boote" com ele. Mas como assim? Você precisa configurar na BIOS para "bootar" pelo CD. É quase impossível eu dar um passo-a-passo de como modificar a sequência de boot na BIOS, pois as configurações de cada BIOS são diferentes, mas como no último artigo pediram, vai uma breve explicação.
Ao ligar o computador (com o CD já dentro) e ele não iniciar pelo CD, tecle "DEL", "F2" ou "F12" antes de iniciar o sistema. Isso depende de cada computador (normalmente ele diz qual é a tecla naquela tela inicial que aparece como um "flash"). A interface de configuração da BIOS assemelha-se a essa:
No caso da BIOS da minha VMware, a configuração da sequência de boot é bem simples e fica em "BOOT".
Depois de configurado para bootar com o CD em primeiro lugar, salve e saia das configurações da BIOS. Ele bootará com o cd do Big Linux e aparecerá a tela de boas vindas. Escolha a "Opção Padrão" e tecle enter.
Ele carregará o sistema a partir do CD. Caso você tenha uma placa de vídeo off-board, ele pedirá para escolher o driver para a sua placa. O Big Linux suporta tanto placas da Nvidia quanto da ATI.
Após carregar, ele lhe dará a opção de escolher um tema e iniciar o Big Linux pelo CD (caso você queira testar e ver como é a distro) ou instalar o Big Linux. Escolheremos a opção "Instalar o Big Linux no HD" para poder particionar o disco.
[2] Comentário enviado por eduardo em 10/10/2008 - 15:27h
Se não me engano o Big é baseado no Ubuntu, já utiliza os repositórios dele. A grande sacada do Big é que ele já vem com bastantes programas em um Live-CD. Claro, para alguns usuários isso pode ser inútil, pois pode considerar que vem "cheio de lixo". Mas o Big é bom para usuários novos, que ainda não conhecem os programas para Linux por exemplo.
Um usuário que instala o Linux pela primeira vez, "pelado", pode sair procurando por ai como baixar e instalar o Windows Media Player ou o Winamp. Ele não sabe que temo o Amarok, Kaffeine, entre outros programs muito bons de áudio.
[8] Comentário enviado por gilmargmppta em 16/10/2008 - 14:14h
olha estou usando o big desde junho e agora atualizei pro 4.1, que está ainda melhor, digo ao colega que apesar de parecer simples instalar S.O em dual boot, na verdade naum é, principalmente para iniciantes, pois qualquer detalhe pode arruinar uma ou outra instalação, por isso é muito importante que existam pessoas que tenham paciência de criar artigos como esse que o amigo criou, e muito mais ainda por ser uma distro brasileira excelente como essa, ótimo o seu apoio, continue assim e aos outros usuarios vamos valorizar mais as distros brasileiras, pois vale a pena afinal o big bruno fez tudo na raça sem apoio de grandes instituiçoes como novel e outras, somente com o apoio de amigos que o ajudaram então vamos ajudalo difundindo o seu otimo trabalho e o ajudando no que puder.
[11] Comentário enviado por giorgio em 17/10/2008 - 14:45h
Parabéns, um bom artigo, estava fazendo falta um tutorial de dual boot XP x Big Linux.
Seria interessante também considerar a situação de dual boot, já tendo o XP instalado...
Aos usuários que quiserem experimentar o Big Linux e precisarem reconfigurar o GRUB, podem usar o tutorial que existe no próprio fórum do Big Linux;
[12] Comentário enviado por cesarbogado em 09/01/2009 - 16:37h
Não sei por que mais de alguma forma não consigo fazer esse processo, por que quando inicia com GParted ele demora muito mesmo para mostrar o HD, e quando peço a ele que divida ele acaba demorando horas, isso é comum? e quando já estou dentro do programa instalado, eu também não consigo particionar, pois fico com os cadeados fechados!
Alguém que já entende do assunto pode me ajudar, sou novo em linux e estou fazendo testes de qual é a melhor versão para mim, muito obrigado pela atenção!
[13] Comentário enviado por eduardo em 20/01/2009 - 10:18h
Talvez tente usar alguma outra versão do GParted. Eu sempre usei o GParted que tem no live cd do Big Linux, para qualquer coisa que eu faça, por isso nunca baixei ele ou fiz qualquer outra coisa.
Talvez quem sabe pode ser também algum problema no HD ou seu computador pode ser lento (não sei qual pc você tem).
[14] Comentário enviado por cesarbogado em 21/01/2009 - 23:50h
Bom, meu micro é um dual core, 2 gigas de ram, 160 de hd.
Mas fora isso por que ainda fica com os cadeados? faz alguma idéia?
Pois assim não consigo particionar!
[16] Comentário enviado por joaoleite em 16/07/2009 - 13:11h
boa tarde amigo,é o seguinte,eu tenho 2 hd, 1 HD 160GB e outro de 80GB,todos os dois sao sata II, no HD 80GB eu instalei o Windows 7 e no de 160GB eu instalei o biglinux 4.2,segui corretamente a instalação,só que quando a instalação do biglinux termina e pede pra reiniciar,eu reinicio e antes de da o boot retiro o cd do biglinux e o sistema executa o boot normalmente,so que quando se dá o dual boot,nao aparece nenhuma das opçoes para iniciar o boot,nem do biglinux e nem do windows 7, e só aparece um erro 17 e não entra em nenhuma das partições.então eu baixei num site do marcelo,um programa de gerenciador de boot,e queimei uma midia e coloquei na leitora e reiniciei de novo o pc e dei boot por esse gerenciador supergrub, e optei pelo idioma espanhol, e atraves deste gerenciador eu consegui entrar no sistema linux normalmente,so que quando reinicio o pc de novo,dá o mesmo erro 17.não sei que erro é esse no grub.poderia me ajudar, e se possivel me adicionar no seu msn joaodacruz.leite@hotmail.com ou longwournm@hotmail.com,grato.to precisando urgente de ajuda.
[17] Comentário enviado por eduardo em 16/07/2009 - 13:55h
Ele só diz erro 17 ou diz algo mais. Eu nunca fiz dual-boot com Windows 7, mas acredito que seja como qualquer outro sistema. Se você conseguir, verifique as configurações do Gurb se estão todas ok. Qualquer coisa crie um tópico com o erro pedindo ajuda, pois infelizmente, não sei o que é este erro 17.
[18] Comentário enviado por gilmargmppta em 16/07/2009 - 14:44h
olha, veja bem, a maioria das vezes em que eu instalei o linux em dual boot , se não todas foi com o xp, porem eu não vejo muita diferença do xp pro vista, desde que o gerenciador de boot seja compativel com o sistema de arquivos, porem ao que parece no windows 7 o sistema de arquivos que era usado no vista ( ntfs -alguma coisa rsrsrs) foi atualizado, ou melhor migrado para um novo sistema chamado winfs, que alguem me corrija por favor se eu estiver enganado, e pode estar havendo um conflito pois pode ser que o supergrub não o esteja reconhecendo na hora de salvar as configurações durante a instalação, o que voce poderia fazer é reiniciar pelo cd que vc fez, entrar no linux e atravez dos programas de atualização do proprio big voce ver se tem a opção de atualizar para o programa de boot supergrub direto no sistema operacional e ver se funciona com as mesmas configurações que vc adicionou no cd, caso não consiga, talves tenha que instalar o big novamente e observar durante as configurações do grub se ele está reconhecendo o windows 7. eu sei que é muito trabalhoso, mas talves seja a maneira mais facil de vc tentar resolver o seu problema, mas a minha opnião é o sistema de arquivos do win7 que pode tar te dando dor de cabeça, afinal de contas vindo da microsoft, nada é de se duvidar e não é impossivel que tenha desenvolvido alguma ferramenta que atrapalhe o dual boot com linux não é mesmo....
[19] Comentário enviado por joaoleite em 16/07/2009 - 14:45h
eu acabei de formatar os dois HDs e instalei o xp primeiro no hd 160gb e agora instalei o biglinux no hd 80gb,e deu boot normal,so que nao reconheceu o boot do xp.
[20] Comentário enviado por joaoleite em 16/07/2009 - 14:56h
eu sou leigo em se tratando de linux, sou iniciante, pois tenho trabalhado mais com a plataforma windows, e estou querendo migrar todos meus programas para o linux, e vi no biglinux 4.2 uma opção muito boa,pois nao precisarei ta baixando os programas compativeis com meus arquivos de midia,web e outros, mais so tenho um problema que acho q pode ser resolvido mais tarde,que é a minha placa de captura encore ENLTV FM (philips semicondutores) que ainda nao consegui configurar no meu pc,pois no xp ta redondinho os programas q assisto na tv a cabo.
[21] Comentário enviado por joaoleite em 16/07/2009 - 14:59h
rapaz,tem 3 dias seguidos que fico ate as 02:00 hs da manha tentando entrar no biglinux,so agora mesmo que consegui entrar no sistema e por onde estou mandando essa msg.rsss
[23] Comentário enviado por gilmargmppta em 16/07/2009 - 15:05h
o grub provavelmente não tá reconhecendo o xp no outro hd, talves seja preciso fazer isso manualmente, só que seria bom voce procurar se tem algum artigo especifico a respeito que eu nunca tentei sinceramente, pelomenos não no grub.
[24] Comentário enviado por gilmargmppta em 16/07/2009 - 15:08h
acabo de ler um artigo que confirma que o windows 7 tem o sistema winfs, que provavelmente não é suportado ainda pelos gerenciadores de boot atuais, porem vale a dica de não tentar instalar dual boot linux win7 por enquanto.
[25] Comentário enviado por joaoleite em 16/07/2009 - 15:40h
esta aqui a configuraçao do grub no meu pc, nao entendo como se mexe nisso,se alguem puder me orientar,agradeço.
gfxmenu (hd1,0)/boot/grub/message
# menu.lst - See: grub(8), info grub, update-grub(8)
# grub-install(8), grub-floppy(8),
# grub-md5-crypt, /usr/share/doc/grub
# and /usr/share/doc/grub-legacy-doc/.
## default num
# Set the default entry to the entry number NUM. Numbering starts from 0, and
# the entry number 0 is the default if the command is not used.
#
# You can specify 'saved' instead of a number. In this case, the default entry
# is the entry saved with the command 'savedefault'.
# WARNING: If you are using dmraid do not change this entry to 'saved' or your
# array will desync and will not let you boot your system.
default 0
## timeout sec
# Set a timeout, in SEC seconds, before automatically booting the default entry
# (normally the first entry defined).
timeout 5
# Pretty colours
color cyan/blue white/blue
## password ['--md5'] passwd
# If used in the first section of a menu file, disable all interactive editing
# control (menu entry editor and command-line) and entries protected by the
# command 'lock'
# e.g. password topsecret
# password --md5 $1$gLhU0/$aW78kHK1QfV3P2b2znUoe/
# password topsecret
#
# examples
#
# title Windows 95/98/NT/2000
# root (hd0,0)
# makeactive
# chainloader +1
#
# title Linux
# root (hd0,1)
# kernel /vmlinuz root=/dev/hda2 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash
#
#
# Put static boot stanzas before and/or after AUTOMAGIC KERNEL LIST
### BEGIN AUTOMAGIC KERNELS LIST
## lines between the AUTOMAGIC KERNELS LIST markers will be modified
## by the debian update-grub script except for the default options below
## DO NOT UNCOMMENT THEM, Just edit them to your needs
## ## Start Default Options ##
## default kernel options
## default kernel options for automagic boot options
## If you want special options for specific kernels use kopt_x_y_z
## where x.y.z is kernel version. Minor versions can be omitted.
## e.g. kopt=root=/dev/hda1 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash
## kopt_2_6_8=root=/dev/hdc1 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash
## kopt_2_6_8_2_686=root=/dev/hdc2 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash
# kopt=root=/dev/sdb1 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash
## default grub root device
## e.g. groot=(hd0,0)
# groot=(hd1,0)
## should update-grub create alternative automagic boot options
## e.g. alternative=true
## alternative=false
# alternative=false
## should update-grub lock alternative automagic boot options
## e.g. lockalternative=true
## lockalternative=false
# lockalternative=false
## additional options to use with the default boot option, but not with the
## alternatives
## e.g. defoptions=vga=791 resume=/dev/hda5
# defoptions=
## should update-grub lock old automagic boot options
## e.g. lockold=false
## lockold=true
# lockold=false
## Xen hypervisor options to use with the default Xen boot option
# xenhopt=
## Xen Linux kernel options to use with the default Xen boot option
# xenkopt=console=tty0
## altoption boot targets option
## multiple altoptions lines are allowed
## e.g. altoptions=(extra menu suffix) extra boot options
## altoptions=(single-user) single
# altoptions=(single-user mode) single
## controls how many kernels should be put into the menu.lst
## only counts the first occurence of a kernel, not the
## alternative kernel options
## e.g. howmany=all
## howmany=7
# howmany=all
## should update-grub create memtest86 boot option
## e.g. memtest86=true
## memtest86=false
# memtest86=true
## should update-grub adjust the value of the default booted system
## can be true or false
# updatedefaultentry=false
## should update-grub add savedefault to the default options
## can be true or false
# savedefault=false
[26] Comentário enviado por natalJr em 12/08/2009 - 08:00h
Muito obrigado, estava procurando isso, eu tinha baixado o ubuntu mas não sabia que ele não rodava em HD SATA, então fui baixar o big linux e queria saber como instalava =D vlw
[27] Comentário enviado por aschappo em 24/09/2010 - 14:32h
tentei fazer os passos acima e apos instalar a opção padrão, não me pediu escolher o driver da placa de video. Mostrou mensagem de montando o root e apos isso apareceu um tela do DOS com monte de erros indefinidamente. O que pode ter acontecido? Obrigado