Surgiram, aos poucos, opções pagas e gratuitas, e no caso do
gEDA, livres. Mencione-se também o KiCad, pois este, além de gratuito e livre, tem recursos excelentes, como visualização em 3D das PCI's.
Não cobriremos o KiCad aqui, neste tutorial, à guisa de sucintez; detalhes podem ser obtidos aqui, inclusive com opção de baixar para vários S. O.s | Arquiteturas. Abaixo, imagem do KiCad ilustra bem o poder deste bem aclamado EDA:
Surge o Eagle: EDA ao alcance do pequeno Integrador
Surge o Eagle, software responsável por grande mudança de paradigma, tanto no que se refere ao preço, bastante acessível, se considerar o preço de softwares anteriores, bem como o foco, pois o Eagle passa a ver o pequeno projetista, o pequeno empresário e o hobista como públicos merecedores de toda a atenção, cada qual no seu segmento.
O Eagle tem, além de vasta biblioteca de componentes, com vários encapsulamentos, Packages ou Footprints, a possibilidade de o usuário alterar ou criar novos destes componentes.
Não defendemos a adoção do Eagle pelo fato de este não ser gratuito (ou o ser, com limitações) e, principalmente, por não ser livre, ou seja, não há como fazer melhorias neste. É um pacote proprietário.
Na página de download do Eagle, podemos ver a política de preços e as limitações impostas, de acordo com a opção de aquisição. Veremos que há pacotes (Captura, PCB, Simulação etc) não disponíveis para determinados países. Isso não ocorre com Software Livre; com S. L., um dos maiores cuidados tem sido, historicamente, a Localização | Idioma.
O Eagle pode ser baixado, na sua versão "freeware". Caso se deseje uma opção com mais recursos, acesse (""Pricing"") a página de aquisição do pacote, de acordo com a conveniência preço X ferramentas.
Abaixo, vemos uma simulação de aquisição da versão "Standard" para três usuários. O preço, conforme podemos ver, inclui Captura, Board e Autorouter. As versões "Student" e "light" têm poucas vantagens frente à versão "Freeware", a não ser o tamanho da placa (PCI) e o período de Licença (ilimitado).
Mas, reiterando, estamos falando em Liberdade, mesmo que o custo seja importante. Saber que um software permite que eu faça alterações nele e as possa compartilhar, "não tem preço". Por isso, desde que conheci o gEDA, eu o adotei e sempre que posso contribuo como posso (encontrando bugs, sugerindo recursos, desenhando novos footprints etc).