Configurando o emulador
Essa é a interface do emulador PCSX-Reloaded 1.9.93. Para configurar os gráficos, clique no ícone do monitor. A imagem a seguir, mostra como ficou a configuração em uma placa Intel HD Graphics 4000:
- O escalonamento foi configurado para 2xSuperTai e a colorização Game dependant por apresentarem melhoras na imagem do jogo.
- O limite de FPS, foi configurado para 60, pois assim, o jogo ficará com velocidade padrão dos consoles, ou seja, nem rápido demais nem lento demais.
Para configurar o áudio, clique no ícone das caixas de som.
A maioria das opções são autoexplicativas. A opção
Ajustar velocidade da XA, vai garantir a sincronia do som em relação ao vídeo, independentemente de você usar ALSA ou OSS.
Se for usar o teclado para jogar, basta clicar no ícone do controle, configurar as teclas de sua preferência e jogar.
O Joystick
Se você for usar o Joystick Dualshock 3, provavelmente, será impossível configurar os botões pela a interface do emulador. Se acontecer, abra o
jstest-gtk e ative o seu Joystick (basta clicar duas vezes nele, apertar o botão
home e clicar em
Salvar perfil - o ícone do disco rígido com uma seta para baixo).
- Acesse a pasta de configuração dos plugins do emulador. Ver no Read Me, mas provavelmente, será: /home/{user}/.pcsxr/plugins/
- Abra o arquivo dfinput.cfg com o seu editor de textos.
Você vai observar uma estrutura similar a essa:
botão = Teclado, Tipo, Botão
Onde:
- botão - o comando em si, por exemplo, "Up".
- Teclado - o código ASCII da tecla do teclado para aquele comando.
- Tipo - para joystick, onde 1 representa os eixos e 3 os botões.
- Botão - para Joystick, onde o valor representa o botão do controle.
Por exemplo:
Up = x,1,3
Isso quer dizer que o comando
Up vai ser ativado pelo eixo de
ID 3. Se fosse 3 no lugar do 1, o comando Up seria ativado quando o botão de
ID 3 fosse pressionado.
Para ver cada botão e eixo, vá ao
jstest-gtk e aperte cada botão, e você verá uma caixinha com o valor ficar preta, esse valor representa a ID do botão. No caso dos eixos (analógicos), o valor do
Axis x vai mudar, onde
x representa a ID do eixo.
Basta colocar o valor da ID e o tipo no comando da forma que desejar. No caso dos eixos, fique atento, pois os valores negativos influenciam.
Por exemplo: você mexeu o analógico para cima e o valor do
Axis k foi para
-32567 (hipoteticamente). Na hora de configurar o eixo, no comando Up, você coloca
-k na ID, isso quer dizer que o "-" indica que o comando Up só vai ser ativado quando o eixo k tiver valor negativo. Consequentemente, o comando Down vai ter valor +k, podendo colocar apenas k. k representa a ID do eixo.
Exemplo:
Up = x,1,-k
Onde o comando Up será ativado quando o eixo k tiver valor negativo.
* Atenção: para habilitar os analógicos modifique o atributo
Type para o valor 7. Com isso, o emulador vai "entender" que se trata de um Dualshock. Feito isso, basta modificar os atributos que possuem a palavra
analog.
Arquivo de configuração
O arquivo
dfinput.cfg foi testado com um Joystick Dualshock 3 Multilaser nos jogos Spider Man e Resident Evil 2 Dualshock ver, ficando da seguinte maneira:
[CONFIG]
Threaded=1
HideCursor=0
PreventScrSaver=0
[PAD1]
DevNum=0
Type=7
VisualVibration=0
Select=99,3,0
L3=0,3,1
R3=0,3,2
Analog=98,0,0
Start=118,3,3
Up=65362,3,4
Right=65363,3,5
Down=65364,3,6
Left=65361,3,7
L2=101,3,8
R2=116,3,9
L1=119,3,10
R1=114,3,11
Triangle=100,3,12
Circle=120,3,13
Cross=122,3,14
Square=115,3,15
LeftAnalogXP=0,1,1
LeftAnalogXM=0,1,-1
LeftAnalogYP=0,1,2
LeftAnalogYM=0,1,-2
RightAnalogXP=0,1,3
RightAnalogXM=0,1,-3
RightAnalogYP=0,1,4
RightAnalogYM=0,1,-4
Observações
I ::
- YM = Para cima
- YP = Para baixo
- XP = Direita
- XM = Esquerda
Essas siglas e as IDs dos eixos, podem mudar de acordo com o seu Joystick.
II :: no Joystick em questão, o valor da ID é uma unidade maior que o valor do eixo, ou seja, no atributo
RightAnalogYM, por exemplo, a
ID -4 aponta para o valor negativo do eixo 3. Se, por acaso, ao término da configuração, os analógicos não funcionarem devidamente, tenha em mente que pode ser essa peculiaridade.
Dicas
I :: você pode tentar alterar o valor do comando pelo emulador (mesmo sabendo que vai aparecer aquele problema), apenas com intuito de reconhecimento do botão, principalmente na hora de identificar as siglas dos analógicos.
Por exemplo, no emulador tem a opção
Left Analog Up, ao clicar em
change, era terá o valor
Axis 12- devido ao "bug", porém, ao checar o arquivo e ver qual atributo mudou, você será capaz de identificar qual sigla realmente aponta para o comando
Up do analógico.
II :: continuando a dica I, se no atributo em questão aparecer o valor
-13 e no emulador apontar para
Axis 12-, tenha em mente que a observação II é válida para seu Joystick.