Existe uma revolução acontecendo. Os sistemas operacionais embarcados em aparelhos móveis estão cada vez mais comuns e, como era de se esperar, os usuários Linux estão entrando nessa onda. Este pequeno artigo mostra como é possível instalar o Linux em um Palm TX, de uma maneira simples, carregar o sistema e entrar num mundo de possibilidades.
Os sistemas embarcados são cada vez mais comuns, e há um tempo que eu vinha procurando uma forma simples de instalar uma distribuição Linux no meu Palm TX.
Antes de tudo, é preciso comentar que existem já diversas distribuições Linux embarcadas, nativas e não nativas. Nesse caso, estaremos instalando um sistema operacional não nativo, em um hardware preparado para outro S.O., no caso o PalmOS. Assim, fica evidente que algumas coisas ainda não estão bem implementadas, pois o projeto está em fase de desenvolvimento. Mesmo assim, é possível já termos utilitários funcionais como de agenda, contatos, alguns jogos, um terminal, ouvir músicas, rotação da tela para o modo wide-screen, suspensão do brilho da tela, bluetooth, infra-vermelho e, na minha opinião o mais interessante: overclock do processador, que no PalmOS roda em 312 MHz e no Linux pode chegar até sua velocidade máxima de 520 MHz. É claro que assim a bateria vai para o espaço...
Porém, ainda não é possível utilizar o wi-fi (mas isso é uma questão de tempo) e também o desempenho em termos de velocidade, tanto no boot quanto após o carregamento ainda perde para o sistema nativo da Palm.
A distribuição a ser utilizada é baseada em:
Ambiente gráfico: Opie
Root filesystem: Marex's Technology Preview
Kernel: Hacking & Development
Como eu consegui, vai a minha contribuição para a galera...
OBS: Faça por sua conta e risco! Não me responsabilizo por nenhum possível dano ao seu hardware. Só posso afirmar que segui o procedimento que descreverei a seguir e que consegui dar boot e usar o sistema sem maiores problemas.
[1] Comentário enviado por karioka_pr em 07/01/2008 - 11:03h
Muito bom o artigo Felipe. Estou tomando coragem pora fazer isso tem algum tempo já.
Utilizo meu Palm pra funções básicas como agenda de contatos e mp3 tb.
Gostaria de saber de você como foi a experiência em termos de duração da bateria (sem overclock). O infravermelho funciona ? Tenho um teclado que utilizo nas aulas da faculdade. E quanto à aplicações ?
Abraços. E mais uma vez parabéns pelo artigo, e pela coragem.
[2] Comentário enviado por blackthigrez em 07/01/2008 - 17:15h
Caríssimo Felipe,
Sua iniciativa só vem agregar valor. Faço minhas as palavras do nosso amigo Karioka_pr, fica registrado meu parabéns em volume 10!
Sou muito fã de pda´s, e já um tempo vinha ensaiando migrar meu sistema operacional. Sua iniciativa só me encoraja a participar de tão seleto e nobre fórum, e da filosofia Linux.
[5] Comentário enviado por Ele7R!X em 11/01/2008 - 12:48h
Como eu já te mandei no seu email, o overclock consome mais bateria mesmo, porém a agilidade aumenta. em torno dos 600MHz, o meu palm trava. Portanto, sugiro que façam até na casa dos 500.
Também é possível o downclock. Assim ele gasta menos, mas fica meio lerdo.
O bluetooth funcionou comigo numa boa, e o irfravermelho eu nao me lembro ao certo, porque nao testo faz tempo.
O teclado eu nao usei no linux, somente no palm.
No mais, qualquer dúvida estou a disposicao!
e galera, valeu pela força que vcs tem dado!
[8] Comentário enviado por masterbookstarfo em 09/09/2008 - 20:42h
olá amigos, olá felipe muito interessante a sua materia gostei muito das possibilidades dessa plataforma tão atraente que é o Linux, e muito mais ainda a respeito dos palm´s que infelismente com seu PalmOS que nunca evolui, deu esse espaço de sistema otimo, bonito e além de tudo gratuito. parebens por essa grande descoberta, bom tenho uma pergunta com uma grande duvida tambem possuo um palm não tão recente como o TX, e sou um pouco novato a respeito de linux e queria saber se tem alguma possibilidade de fazer rodar tambem no palm Zire 71 já baixei o arquivo descompaquitei coloquei no cartão e na hora do Boot ele trava tipo dando um erro unknow root failed kernel algo assim dai tenho que resetar pra sair da tela, será que o Sr, com essa grande experiencia não poseria ajudar os amigos que tem o palm Zire 71 com um artigo sobre o assunto tambem fico muito grato pela atenção!
[11] Comentário enviado por Ele7R!X em 04/03/2009 - 16:28h
Olá amigos!
Respondendo a pergunta do danielpc: Sim, é possível instalar no T3. Deve ser um procedimento parecido, então dê uma pesquisada lá!
Respondendo as pergunras do eder.aga.e: ele não apaga o PalmOS. Na realidade, vc usa um bootloader pra descarregar temporariamente da memória o PalmOS e iniciar com o Linux. Depois, pra voltar é só reiniciar o palm.
[12] Comentário enviado por clferraz em 21/04/2009 - 23:10h
Olá...
Tenho um Lifedrive cujo HD mórrééeéeéeéuu....
Vi um artigo que fala em substituir o HD por um Compact Flash, mas o preço desses cartões tem me segurado, visto que se der errado, não terei o que fazer com ele.
Seria possível, ao invés disso, fazer com que o Lifedrive funcione somente com o cartão SD com o Linux, sem o HD?...