Observação: O conteúdo desta página é referente somente ao meu exemplo, pois eu usei Sabayon.
Se você também for usar Sabayon, fica como sugestão do que fazer e como fazer para configurar.
Se você usar outro
Linux, ignore o conteúdo desta página, ou a encare apenas como um exemplo de confirmação da instalação e da persistência.
Dei Boot com o pendrive, dei Boot no kernel (via GRUB) normalmente. Loguei na sessão padrão XFCE.
5) Arquivos de Configuração:
Como costumo fazer no Sabayon instalado no disco rígido, primeiramente, copiei alguns dos arquivos de configuração originais, para não perdê-los (é boa prática em Linux, salvar os arquivos de configuração originais):
cd /
$ cd etc
$ cd X11
# cp xorg.conf xorg.conf.original
$ cd ..
# cp make.conf make.conf.original
$ cd entropy
# cp repositories.conf repositories.conf.original
Editei o "xorg.conf". Como nem todos os micros onde vou usar o pendrive tem placa NVIDIA, editei a linha do driver "nv" ou "nvidia", "nouveau", substituindo-a por "vesa", de uso mais geral.
Editei o "/etc/entropy/client.conf". Para trabalhar com ambos os instaladores de pacotes do Sabayon, Entropy junto com Portage:
Substituí o "/etc/repositories.conf" default, pelo que uso, com os todos os Espelhos Brasileiros e repositórios "unstable" Limbo e Sabayon-Mania ativados:
Troquei o "/etc/make.conf", arquivo diretor da compilação pelo Portage, por uma modificação de 32 Bits, do que eu uso normalmente: pt-BR, Espelhos Gentoo Brasileiros, Rsync Sul-Americano, etc.
Veja, na figura abaixo, essas modificações e sua persistência no pendrive:
6) Atualizando:
Eu parti da ISO mais recente, semanal "DailyBuild" e o Sabayon estava portanto, atualizado "Rolling Release" no pendrive.
Efetuadas as modificações acima, nos arquivos de configuração, isso permite ao Sabayon ser ainda mais atualizado e elevado ao nível "Bleeding Edge", instável. Veja que há 66 atualizações propostas:
Não é recomendado aos iniciantes em Sabayon, pois pode quebrar sua instalação e precisa prática com ele para consertar. Mas eu preciso porquê sou testador Beta do Entropy, além de eu gostar de usar pacotes novíssimos.
Então atualizei o Entropy e o Sabayon:
# equo update
# equo upgrade
Adicionei os Overlays (tipo Gentoo) do Sabayon:
# layman -a sabayon
# layman -a sabayon-distro
Atualizei o Portage:
# emerge --sync
# emerge -av --newuse portage
Usando Entropy (comandos e/ou Sulfur) instalei vários pacotes que gosto e uso, tais como os navegadores Epiphany, Firefox e Opera, o acelerador de carregamento (preload), o controlador automático de processos em "Background"
Verynice, os aceleradores de download (curl, aria2, axel), os controles de versão (GIT, Subversion, CVS), cujo uso é clássico (por causa dos Overlays do Gentoo), o ambiente gráfico
WindowMaker e seus 'dockapps', terminais e
muitos outros pacotes.
# equo install opera epiphany firefox cvs eterm mrxvt tilda git subversion verynice curl aria2 axel etc.. etc...
Também, usando Portage, compilei e instalei vários pacotes utilitários de Gentoo:
# emerge -av autounmask esearch eix mirrorselect portato etc-proposals gentoolkit portage-utils eselect etc... etc...
Como o Sabayon está em um pendrive, sendo Rolling Release, é conveniente de tempos em tempos, apagar arquivos temporários ou desnecessários. Para isso, um pacote conveniente e útil é o BleachBithttp:
Regulei a língua para Português do Brasil e ('setei' os 'locales' :
Otimizando os locais (países) para português e Brasil no Sabayon Linux ), removi pacotes de outras línguas não utilizadas (do LibreOffice), etc.
Resumindo, fiz várias modificações e tudo ficou persistente, manteve todas as minhas configurações. Agora tenho um Sabayon com a "Minha Cara" no pendrive, e atualizável Rolling Release.
Os exemplos acima foram fornecidos de modo a demonstrar que o Linux no pendrive pode ser configurado e essas configurações e personalizações podem ser convenientemente mantidas.
Deste modo, tem-se uma outra maneira fácil de manter o seu Linux em um pendrive.
7) Finalização:
O Artigo está finalizado. Já é possível usar o pendrive!
Quando estiver totalmente configurado, postarei um Screenshot da versão final do pendrive com Sabayon, na sessão
Screenshots como um complemento a este Artigo.