Mais desempenho no GNU Emacs com o YASnippet

O GNU Emacs é um ambiente de trabalho que dentre várias funcionalidades serve (principalmente) para criação de textos/scripts. Dentre seus muitos recursos, um dos mais úteis para essa tarefa, é o YASnippet, fácil de usar e expansível. Quero mostrar como instalar, usar e expandir o YASnippet, para seu uso.

[ Hits: 14.002 ]

Por: Jeremias Alves Queiroz em 23/03/2011


Descrição do uso



Usando o YASnippet

O uso do YASnippet é bastante simples. Digamos que você esteja programando um script em Python. Para poder escrever uma classe você precisará editar isso sempre:

class NOME (OBJETO):
    """DESCRIÇÃO
    """

    def __init__(self, VARIÁVEL):

De tudo isso o que realmente interessa ao programador sera apenas o texto que está em caixa alta (NOME, OBJETO, DESCRIÇÃO e VARIÁVEL). Parece besteira, mas para longas horas de trabalho o tempo perdido escrevendo tanta coisa repetida (sem contar a preocupação com a sintaxe e endentação) é um desperdício. Mas usando o YASnippet isso pode ser evitado. Pois com esse recurso ativado o usuário deve apenas digitar a palavra class e apertar a tecla TAB e pronto o formulário de classe aparecerá na tela e o cursor será movido automaticamente para o primeiro campo a ser digitado (no caso o campo NOME) depois de digitar o campo nome aperte novamente a tecla TAB para mover o cursor para o próximo campo e assim por diante.

Se você clicar no menu YASnippet notará que ele é dividido em categorias conforme o tipo de texto que está sendo digitado. E o que é mais legal ele te dará acesso apenas aos snippets correspondentes ao Modo Maior ativo no GNU Emacs. Levando em conta que o GNU Emacs ativa seus modos maiores automaticamente conforme o texto carregado no buffer o usuário não precisa se preocupar de que o YASnippet complete de forma errônea seu texto.

Por exemplo se você carregar o texto "script.py" ele automaticamente carregará o Modo Python e com ele os snippets dessa linguagem. Do mesmo modo se você carregar o texto "artigo.ltx" automaticamente será carregado o Modo LaTeX e os snippets correspondentes estarão ativos.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Descrição do uso
   3. Compondo seus snippets
Outros artigos deste autor

Pilha de Diretórios (comandos pushd, popd e dirs)

Leitura recomendada

Instalando e deixando o Torsmo mais bonito

Evite desgaste diário de seus CDs

Descartando Séries no Slackware não tão Necessárias

Instalando OpenBSD no vmware

Instalando o GNU/Linux numa máquina virtual (e aprendendo sem correr riscos)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por YuriAoto em 23/03/2011 - 19:15h

Muito interessante mesmo, não conhecia. Fazia este tipo de coisa usando eLisp, mas é sempre bom conhecer outras ferramentas

[2] Comentário enviado por asdf2 em 15/08/2012 - 18:07h

muito bom, valeu, foi pro favoritos


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts